Turma MU068 - Laboratório de Instrumentos Harmônicos - Turma A

Código / Turma

MU068 A

Nome

Laboratório de Instrumentos Harmônicos

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

DM36

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo ordenado e progressivo de instrumentos harmônicos visando o desenvolvimento técnico-pedagógico do aluno.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. postura e conhecimento do instrumento;

  2. leitura de notas e dedilhado básico;

  3. treino com pentacordes nas duas mãos;

  4. montagem de acordes.

  5. prática de conjunto através de repertório de nível iniciante.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BUCHER, Hannelore. Toque piano hoje…e sempre- curso de piano para adultos. Vol. 1. Vitória: O Autor, 2009.

HEREEMA, Elmer. Progressive Class Piano- a practical approach for the older beginner. 2nd Ed. California: Alfred Publishing Co., 1984.

NAKAMURA, Ricardo. Duetos populares-12 peças a quatro mãos para o iniciante de piano. Vol.1. Brasília, 2006.

SANTIAGO, Glauber; MENDES, Adriana. Uma introdução à prática musical por meio do teclado. Vol. 1. Coleção UAB-UFSCar. SEaD UFSCar: São Carlos, 2011.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivos gerais:

  1. Oferecer uma metodologia de estudos e um guia prático para a introdução à técnica, à leitura musical e à harmonia aplicada ao teclado ou piano aliada à prática musical de exploração sonora e criação musical;
  2. Levar o aluno a tocar em conjunto peças do repertório erudito e popular de piano em nível técnico iniciante ou intermediário.
  3. Estudar aspectos pedagógicos do ensino coletivo do piano.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Os alunos deverão:

a) estudar o material proposto semanalmente e realizar a leitura dos textos indicados (2,5);

b) criar e registrar no Musiscore uma composição individualmente (1,0), tocar pelo menos 1 peça em conjunto (1,5) e uma individual (1,5); fazer uma leitura à primeira vista ao final de cada mês letivo (1,0); executar sequências de acompanhamento coral (1,0);

c) gravar-se tocando as peças estudadas e participar da aula aberta em novembro (1,5).

 

Cronograma (Plano de Aula)

Na última aula de cada mês haverá um teste prático sobre o programa estudado naquele mês.

Agosto -  Exercícios com pentacordes nas tonalidades de Dó M, Sol M e Fá M; arpejos; progressão harmônica de I e IV graus; estudo de 1 peça em duetos ou trios; leitura à 1a vista.

Setembro - Exercícios com pentacordes nas tonalidades de Lá M, Mi M e Ré M; arpejos; progressão harmônica de I e V7 graus; estudo de peça individual; leitura à primeira vista; leitura do capítulo 5 do livro 101 ideas for piano group class; aspectos introdutórios de criação musical.

Outubro - Exercícios com pentacordes nas tonalidades de Lá b M, Mi b M e Ré b M; progressão harmônica de I, IV, I, V7 e I graus; improvisação com melodia acompanhada; estudo das peças; leitura de texto.

Novembro - Exercícios com pentacordes nas tonalidades de Si M, Si b M e Sol b M; progressão harmônica de ii, V e I graus; improvisação com melodia acompanhada; apresentação da criação individual e das peças estudadas.

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em grupo presencialmente nos pianos digitais do Laboratório de Educação Musical, sala DM36. Contará com auxílio de monitores que farão o reforço das aulas em horários extraclasse previamente combinados com os alunos. 

A turma será dividida em alunos iniciantes, intermediários e avançados e o programa será adaptado e cobrado em acordo com os diferentes níveis de desenvolvimento pianístico dos alunos.

Observação (Plano de Aula)

em branco