Turma MU219 - Pedagogia e Didática Musical II - Turma A
MU219 A
Pedagogia e Didática Musical II
Google Classroom
Newton da Silva
DM22
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicados à música.Uso de recursos das tecnologias de informação e comunicação empregados na música e no ensino de música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
Métodos ativos de musicalização dos seguintes educadores: Emile Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály e Carl Orff.
-
Estratégias de ensino musical para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BEINEKE, Viviane. Canções do mundo para tocar. vols. 1 e 2. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.
BEINEKE, Viviane; FREITAS, Sérgio. Lenga la lenga: jogos de mãos e copos. São Paulo, Ciranda Cultural, 2006.
BRITO, Teça Alencar de. Música na educação infantil : propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
BEYER, Esther (org.). Ideias em educação musical. 1.ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.
BONEY, Joan e RHEA, Lois. A guide to student teaching in music. New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 1970.
CADERNOS TOCANDO E CANTANDO. Ano 1- No 1. Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes, 2007.
DRUMMOND, Elvira. Som e movimento: atividades para iniciação musical. [s.l. e. d.].
DRUMMOND, Elvira. Ouvinte ativo: apreciação musical infantil. [s.l. e. d.].
FERES, Josette S. M. Iniciação musical- brincando, criando e aprendendo. São Paulo: Ricordi, 1989.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Unesp, 2005.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. Para fazer música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
FREGA, Ana Lucia. Música para Maestros. 5ª. ed. Barcelona: Editorial Graó, 2003.
GAINZA, Violeta H. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus , 1988.
GUIA, Rosa Lúcia dos Mares; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos pedagógicos para a educação musical. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
KATER, Carlos; LOBÃO, Paulo. Musicalização através da canção popular brasileira: propostas de atividades criativas para uso na escola. v. 1. São Paulo: Atravez, Associação Artístico-Cultural, 2001.
KRIEGER, Edino. Vinte rondas infantis. Editora LK Produções Artísticas, 1983. [s.l.]
KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: idéias para a sala de aula. 2ª. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LOURO, Viviane dos Santos. Educação musical e deficiência- propostas pedagógicas. São Paulo: Estúdio Dois, 2006.
MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (orgs.). Práticas de ensinar música. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias em educação musical. 1 ed. Curitiba: IBPEX, 2010.
MATHIAS, Nelson. Coral- um canto apaixonante. Brasília: Musimed, 1986.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.
Revistas e Anais de Encontros da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivos gerais da disciplina
Proporcionar aos alunos o estudo de aspectos relevantes da teoria e da prática pedagógica musical. Estimular a reflexão sobre as diversas formas de musicalização e sobre métodos ativos de ensino musical. Enfatizar a grande diversidade de recursos a serem utilizados pelo educador musical.
Objetivos específicos
a) Estudar métodos de musicalização diversos que instrumentalizem o educador musical para a sua prática nas mais diversas situações de ensino;
b) Explorar formas de transmissão do conhecimento musical nos diversos espaços de atuação do educador musical.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno deverá:
- observar e registrar os aspectos relevantes relacionados às ações educativas e ao campo em que desenvolve sua prática de ensino.
- apresentar seminário sobre um dos métodos ativos de musicalização estudados
- participar das discussões em sala de aula
A avaliação será contínua e levará em consideração o desempenho global do aluno, considerando:
- participação (1,0)
- estudos extraclasse (leituras e preparação do material a ser desenvolvido no espaço de atuação de prática de ensino; comprometimento no espaço de prática de ensino) (2,5)
- desempenho nas avaliações 1 e 2 (2,0) e Seminário (3,5)
- relato de aula (1 por semestre) e autoavaliação (1,0)
Cronograma (Plano de Aula)
-
Métodos ativos de musicalização dos seguintes educadores: Emile Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály e Carl Orff;
-
Estratégias de ensino musical para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio;
-
Aplicações da bibliografia ao campo de observação da prática de ensino.
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas e interativas, com propostas de estudos individuais e trabalhos em grupo, debates e apresentação de seminários. Durante todo o semestre, os alunos deverão realizar 4 horas semanais de observação extra-classe em espaços de ensino musical ou de arte-educação.
Observação (Plano de Aula)
As quatro horas semanais de prática de ensino extraclasse deverão ser desenvolvidas preferencialmente em duplas ou trios. O espaço de atuação deverá ser definido impreterivelmente até o final do primeiro mês de aulas, de comum acordo com a docente da disciplina.