Turma MU219 - Pedagogia e Didática Musical II - Turma A

Código / Turma

MU219 A

Nome

Pedagogia e Didática Musical II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

DM22

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicados à música.Uso de recursos das tecnologias de informação e comunicação empregados na música e no ensino de música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Métodos ativos de musicalização dos seguintes educadores: Emile Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály e Carl Orff.

  • Estratégias de ensino musical para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BEINEKE, Viviane. Canções do mundo para tocar. vols. 1 e 2. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

BEINEKE, Viviane; FREITAS, Sérgio. Lenga la lenga: jogos de mãos e copos. São Paulo, Ciranda Cultural, 2006.

BRITO, Teça Alencar de. Música na educação infantil : propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.

BEYER, Esther (org.). Ideias em educação musical. 1.ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.

BONEY, Joan e RHEA, Lois. A guide to student teaching in music. New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 1970.

CADERNOS TOCANDO E CANTANDO. Ano 1- No 1. Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes, 2007.

DRUMMOND, Elvira. Som e movimento: atividades para iniciação musical. [s.l. e. d.].

DRUMMOND, Elvira. Ouvinte ativo: apreciação musical infantil. [s.l. e. d.].

FERES, Josette S. M. Iniciação musical- brincando, criando e aprendendo. São Paulo: Ricordi, 1989.

FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Unesp, 2005.

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Para fazer música. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

FREGA, Ana Lucia. Música para Maestros. 5ª. ed. Barcelona: Editorial Graó, 2003.

GAINZA, Violeta H. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus , 1988.

GUIA, Rosa Lúcia dos Mares; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Jogos pedagógicos para a educação musical. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

KATER, Carlos; LOBÃO, Paulo. Musicalização através da canção popular brasileira: propostas de atividades criativas para uso na escola. v. 1. São Paulo: Atravez, Associação Artístico-Cultural, 2001.

KRIEGER, Edino. Vinte rondas infantis. Editora LK Produções Artísticas, 1983. [s.l.]

KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: idéias para a sala de aula. 2ª. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LOURO, Viviane dos Santos. Educação musical e deficiência- propostas pedagógicas. São Paulo: Estúdio Dois, 2006.

MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (orgs.). Práticas de ensinar música. Porto Alegre: Sulina, 2008.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias em educação musical. 1 ed. Curitiba: IBPEX, 2010.

MATHIAS, Nelson. Coral- um canto apaixonante. Brasília: Musimed, 1986.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008.

Revistas e Anais de Encontros da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivos gerais da disciplina

Proporcionar aos alunos o estudo de aspectos relevantes da teoria e da prática pedagógica musical. Estimular a reflexão sobre as diversas formas de musicalização e sobre métodos ativos de ensino musical. Enfatizar a grande diversidade de recursos a serem utilizados pelo educador musical.

 

Objetivos específicos

a) Estudar métodos de musicalização diversos que instrumentalizem o educador musical para a sua prática nas mais diversas situações de ensino;

b) Explorar formas de transmissão do conhecimento musical nos diversos espaços de atuação do educador musical.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

O aluno deverá:

  • observar e registrar os aspectos relevantes relacionados às ações educativas e ao campo em que desenvolve sua prática de ensino.
  • apresentar seminário sobre um dos métodos ativos de musicalização estudados
  • participar das discussões em sala de aula

A avaliação será contínua e levará em consideração o desempenho global do aluno, considerando:

  • participação (1,0)  
  • estudos extraclasse (leituras e preparação do material a ser desenvolvido no espaço de atuação de prática de ensino; comprometimento no espaço de prática de ensino) (2,5)
  • desempenho nas avaliações 1 e 2 (2,0) e Seminário (3,5)
  • relato de aula (1 por semestre) e autoavaliação (1,0)

Cronograma (Plano de Aula)

  • Métodos ativos de musicalização dos seguintes educadores: Emile Jacques Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály e Carl Orff;

  • Estratégias de ensino musical para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio;

  • Aplicações da bibliografia ao campo de observação da prática de ensino.

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em forma de aulas expositivas e interativas, com propostas de estudos individuais e trabalhos em grupo, debates e apresentação de seminários. Durante todo o semestre, os alunos deverão realizar 4 horas semanais de observação extra-classe em espaços de ensino musical ou de arte-educação.

Observação (Plano de Aula)

As quatro horas semanais de prática de ensino extraclasse deverão ser desenvolvidas preferencialmente em duplas ou trios. O espaço de atuação deverá ser definido impreterivelmente até o final do primeiro mês de aulas, de comum acordo com a docente da disciplina.