Turma MU231 - Música Industrializada II - Turma A
MU231 A
Música Industrializada II
Newton da Silva
DM41
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Conseqüências econômicas, sociais, artísticas e culturais da gravação sonora.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Conceito de música industrializada;
- Panorama geral da veiculação da música industrializada e suas consequências sociais;
- Investigação do conceito de gênero musical e suas implicações sociais;
- Formas de análise do significado da música industrializada;
- Teorias da globalização e seus impactos sobre a música industrializada e seus usos sociais.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
TRAVASSOS, Elizabeth. “Pontos de escuta da música popular no Brasil”. In M Ulhôa e AM Ochoa (orgs.), Música popular na América Latina – pontos de escuta. Porto Alegre: Ed UFGRS, 2005, pp. 94-111.
TAGG, Philip. “Analisando a música popular: teoria, método e prática”. Em Pauta, 14/23, 2003.
RIBEIRO, Hugo. Do fúria à melancholia: a dinâmica das identidades na cena rock underground de Aracaju. Aracaju: Fundação Oviedo Teixeira, 2010. Pp. 27-52.
ARROYO, Margarete. “Jovens, músicas e percursos investigativos”. Artcultura, v. 12(20), 2010. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11304
LOPES, João Teixeira; BÓIA, Pedro dos Santos; FERRO, Lígia Ferro; GUERRA, Paula. “Género e música electronica de dança - Experiências, percursos e “retratos” de mulheres clubbers”. Sociologia, problemas e práticas, n.º 62, 2010, pp. 35-56.
CARVALHO, José Jorge de. “‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América Latina”. Revista Antropológicas, v. 21(1): 39-76, 2010.
NICOLAU FILHO, Michel. Música brasileira e identidade nacional na mundialização. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2009. (Parte II, cap. III)
FREITAS, Sônia Maria. “Vozes do Fado em São Paulo.” H de A D Valente, (org.), Trago o fado nos sentidos: cantares de um Imaginário atlântico. São Paulo: Letra e Voz, 2013.
COSTA, Iná Camargo. "Quatro notas sobre a produção independente de música", in Arte em Revista, n1 8, São Paulo, Kairós, out/1984.
TATIT, Luiz. "Antecedentes dos independentes", in Arte em Revista, n1 8, São Paulo, Kairós, out/1984.
__________"Canção, estúdio e tensividade", in Revista USP, n1 4, São Paulo, USP, dez/jan/fev/1989-90.
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular: Do Gramofone ao Rádio e TV, São Paulo, Editora Ática, 1981.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre a relação entre música e seus processos de produção no contexto histórico-cultural brasileiro e mundial.
Objetivos complementares:
a) Introduzir abordagens analíticas utilizadas no estudo da música industrializada;
b) Identificar processos de produção de significado na música industrializada;
c) Motivar reflexões e debate sobre os temas correntes no estudo da música popular.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Cronograma (Plano de Aula)
- Conceito de música industrializada;
- Panorama geral da veiculação da música industrializada e suas consequências sociais;
- Investigação do conceito de gênero musical e suas implicações sociais;
- Formas de análise do significado da música industrializada;
- Teorias da globalização e seus impactos sobre a música industrializada e seus usos sociais.