Turma MU232 - Trilhas Sonoras II - Turma A

Código / Turma

MU232 A

Nome

Trilhas Sonoras II

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Claudiney Rodrigues Carrasco

Ementa (Catálogo da DAC)

A música como elemento das linguagens audiovisuais. Aspectos histórico e técnico.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. A música no contexto da dramaturgia musical: a ópera, o teatro musical.

  2. A música no contexto do audiovisual: o cinema, a televisão, o vídeo.

  3. A música no contexto das novas tecnologias: multimídia.

  4. Aspectos históricos da dramaturgia musical.

  5. Aspectos históricos da música de cinema

  • As origens

  • A música no período do cinema mudo

  • O adevento do som sincronizado

  • A música no cinema dos anos trinta.

  • O rompimento: anos quarenta

  • A consolidação: anos cinquenta

  • Transformações dos anos sessenta e setenta

  • A música de cinema dos anos 80 ao presente.

 

  1. Aspetos estéticos da música de cinema

  2. Aspectos técnicos do som no cinema: gravação, dublagem, montagem sonora. O sistema de pistas. Sistemas analógicos e digitais. Edição linear e não-linear.

  3. Aspectos técnicos da composição de música para o audiovisual. Sincronização.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADORNO, Theodor e EISLER, Hanns

El cine y la musica- Madrid - Editorial Fundamentos - 1976

ALTMAN, Rick

La comédie musicale hollywoodienne, les problemes du genre au cinéma- InSoundTheory, Sound Practice

- New York - The American Film Institute - 1992

BAZELON, Irwin

Knowing the score- New York - Arco Publishing - 1975

BLANCHARD, Gerard

Images de la musique de cinema- Paris Edilig - 1983

CARRASCO, Ney

Sygkhronos – A formação da poética musical do cinema– São Paulo – Via Lettera - 2003

 

Trilha Musical – Música e articulação fílmica– dissertação de mestrado – São Paulo – ECA/USP - 1993

CHION, Michel

Le son au cinéma- Paris - Cahiers du Cinéma, colletion essais - 1985

____________________

La musique au cinéma- Paris - Fayard - 1995

EVANS, Mark

Soundtrack - The music of themovies- New York - Da Capo - 1975

GORBMAN, Claudia

Unheard melodies- London - BFI Publishing - 1987

KARLIN, Fred e WRIGHT, Rayburn

On the track- New York - Schirmer Books - 1990

MANVEL, Roger e Huntley, John

The technique of film music- London - Focal Press - 1975

MILLER MARKS, Martin

Music and the silent film – contexts & case studies – 1895/1924– New York – Oxford University Press – 1997

PRENDERGAST, Roy

Film music – A neglected art- New York WW Norton - 1977

RAPÉE, Erno

Motion picture moods – for pianists and organists– New York – Schirmer – 1924

SKILES, Marlin

Music scoring for TV and motionpictures- U.S.A. - Tab Books - 1976

USSHER, Bruno

Max Steiner stabilishes another filmrecord- In: Gone With The Wind as book and film- New York –

Paragem House Pub. - 1987

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Trilhas Sonoras é uma disciplina do Departamento de Música da UNICAMP obrigatória para os cursos de Composição e Música Popular e eletiva para os demais. 

 

A disciplina tem por objetivo introduzir o aluno no estudo da música aplicada aos contextos da dramaturgia musical e do audiovisual, em suas diversas manifestações. Seu conteúdo é composto por uma síntese teórica sobre o assunto, à qual se soma o desenvolvimento de projetos práticos por parte dos alunos. No que diz respeito ao desenvolvimento teórico, a disciplina está centrada na produção de música para o cinema, entendida como um foco a partir do qual é possível compreender tanto a produção dramático-musical que o antecede - e da qual é um herdeiro – quanto as manifestações audiovisuais posteriores.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

1. Aspectos estéticos da música de cinema
2. Aspectos técnicos do som no cinema: gravação, dublagem, montagem sonora. O sistema de pistas.
Sistemas analógicos e digitais. Edição linear e não-linear.
3. Aspectos técnicos da composição de música para o audiovisual. Sincronização.
4. A fronteira do som no audiovisual: trilha musical e sound design

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina é composta por aulas teóricas presenciais, com apoio do sistema de Ensino Aberto e projeção de filmes na íntegra.

Observação (Plano de Aula)

em branco