Turma MU232 - Trilhas Sonoras II - Turma A
MU232 A
Trilhas Sonoras II
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A música como elemento das linguagens audiovisuais. Aspectos histórico e técnico.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
A música no contexto da dramaturgia musical: a ópera, o teatro musical.
-
A música no contexto do audiovisual: o cinema, a televisão, o vídeo.
-
A música no contexto das novas tecnologias: multimídia.
-
Aspectos históricos da dramaturgia musical.
-
Aspectos históricos da música de cinema
-
As origens
-
A música no período do cinema mudo
-
O adevento do som sincronizado
-
A música no cinema dos anos trinta.
-
O rompimento: anos quarenta
-
A consolidação: anos cinquenta
-
Transformações dos anos sessenta e setenta
-
A música de cinema dos anos 80 ao presente.
-
Aspetos estéticos da música de cinema
-
Aspectos técnicos do som no cinema: gravação, dublagem, montagem sonora. O sistema de pistas. Sistemas analógicos e digitais. Edição linear e não-linear.
-
Aspectos técnicos da composição de música para o audiovisual. Sincronização.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ADORNO, Theodor e EISLER, Hanns
El cine y la musica- Madrid - Editorial Fundamentos - 1976
ALTMAN, Rick
La comédie musicale hollywoodienne, les problemes du genre au cinéma- InSoundTheory, Sound Practice
- New York - The American Film Institute - 1992
BAZELON, Irwin
Knowing the score- New York - Arco Publishing - 1975
BLANCHARD, Gerard
Images de la musique de cinema- Paris Edilig - 1983
CARRASCO, Ney
Sygkhronos – A formação da poética musical do cinema– São Paulo – Via Lettera - 2003
Trilha Musical – Música e articulação fílmica– dissertação de mestrado – São Paulo – ECA/USP - 1993
CHION, Michel
Le son au cinéma- Paris - Cahiers du Cinéma, colletion essais - 1985
____________________
La musique au cinéma- Paris - Fayard - 1995
EVANS, Mark
Soundtrack - The music of themovies- New York - Da Capo - 1975
GORBMAN, Claudia
Unheard melodies- London - BFI Publishing - 1987
KARLIN, Fred e WRIGHT, Rayburn
On the track- New York - Schirmer Books - 1990
MANVEL, Roger e Huntley, John
The technique of film music- London - Focal Press - 1975
MILLER MARKS, Martin
Music and the silent film – contexts & case studies – 1895/1924– New York – Oxford University Press – 1997
PRENDERGAST, Roy
Film music – A neglected art- New York WW Norton - 1977
RAPÉE, Erno
Motion picture moods – for pianists and organists– New York – Schirmer – 1924
SKILES, Marlin
Music scoring for TV and motionpictures- U.S.A. - Tab Books - 1976
USSHER, Bruno
Max Steiner stabilishes another filmrecord- In: Gone With The Wind as book and film- New York –
Paragem House Pub. - 1987
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Trilhas Sonoras é uma disciplina do Departamento de Música da UNICAMP obrigatória para os cursos de Composição e Música Popular e eletiva para os demais.
A disciplina tem por objetivo introduzir o aluno no estudo da música aplicada aos contextos da dramaturgia musical e do audiovisual, em suas diversas manifestações. Seu conteúdo é composto por uma síntese teórica sobre o assunto, à qual se soma o desenvolvimento de projetos práticos por parte dos alunos. No que diz respeito ao desenvolvimento teórico, a disciplina está centrada na produção de música para o cinema, entendida como um foco a partir do qual é possível compreender tanto a produção dramático-musical que o antecede - e da qual é um herdeiro – quanto as manifestações audiovisuais posteriores.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
em brancoCronograma (Plano de Aula)
1. Aspectos estéticos da música de cinema
2. Aspectos técnicos do som no cinema: gravação, dublagem, montagem sonora. O sistema de pistas.
Sistemas analógicos e digitais. Edição linear e não-linear.
3. Aspectos técnicos da composição de música para o audiovisual. Sincronização.
4. A fronteira do som no audiovisual: trilha musical e sound design
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina é composta por aulas teóricas presenciais, com apoio do sistema de Ensino Aberto e projeção de filmes na íntegra.