Turma MU243 - Iniciação à Composição II - Turma A
MU243 A
Iniciação à Composição II
Google Classroom
Newton da Silva
aulas presenciais com material e exercícios postados no ambiente Google Class
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução às principais técnicas de composição musical. Prática e exercícios supervisionados.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Como primeiro tópico do semestre tratamos do motivo temático e seu eixo variacional: vemos a variação na concepção barroca (Bach), na concepção
clássico/romântica (Beethoven) e moderna (Schoenberg)
- Depois do trabalho de variação motívica, iniciamos a noção de tema musical - em base ao tema clássico (sentenciforme e periodiforme), analisando temas clássicos e modernos
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Schoenberg, Arnold. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1993.
Partituras e seleção musical:
Bach: Oferenda Musical
Beethoven: Variações sobre tema de Diabelli
Schoenberg: 1a peça do op.11
Mozart: Sonatas diversas
Beethoven: Sonatas Diversas
Chopin: Prelúdios e Noturnos
Debussy: Prelúdios
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Introduzir os elementos basicos da composiçcão musical, variação motívica e noção de tema melódico
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação se baseia na entrega de todos os exercícios desenvolvidos durante o semestre levando em consideração a sua apresentação em sala de aula, assim como do trabalho final.
Cronograma (Plano de Aula)
- Como primeiro tópico do semestre tratamos do motivo temático e seu eixo variacional: vemos a variação na concepção barroca (Bach), na concepção
clássico/romântica (Beethoven) e moderna (Schoenberg)
- Depois do trabalho de variação motívica, iniciamos a noção de tema musical - em base ao tema clássico (sentenciforme e periodiforme), analisando temas clássicos e modernos
-
Os alunos irão escrever então a primeira obra de maior fôlego, Tema e Variações
Metodologia (Plano de Aula)
Å disciplina é eminentemente prática, com apresentação de repertório específico e apontamentos sobre o conteúdo específico e proposições de exercícios semanais de escrita, que são interpretados em classe pelos próprios alunos. Na introdução dos tópicos são ilustrados com exemplos do repertório tanto da música barroca, clássica, romântica quanto moderna e contemporânea.
Observação (Plano de Aula)
Sala de aula deve possuir um piano, equipamento de áudio e data show