Turma MU255 - Contraponto e Fuga II - Turma A
MU255 A
Contraponto e Fuga II
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo da técnica polifônica da música ocidental. Prática de escrita contrapontística.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Contraponto a tres vozes, 1a espécie (nota contra nota). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
- Contraponto a tres vozes, 2a espécie (1 nota contra 2 notas). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
- Contraponto a tres vozes, 3a espécie (1 nota contra 4 notas). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
- Contraponto a tres vozes, 4a espécie (nota contra síncope). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
- Contraponto a tres vozes, 5a espécie (florido). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
- Contraponto a tres vozes, Mistura de espécies. Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria
Bibliografia (Catálogo da DAC)
•FUX, Johann Joseph.The study of counterpoint from Johann Joseph Fux's Gradus ad Parnassum. EUA: J.M. Dent, 1965. 156p.
Referências musicais
Josquin des Prés (1440 – 1521)
Thomas Tallis (1505 – 1585)
Giovanni Pierluigi Palestrina (1525 – 1594)
Roland de Lassus (1532 – 1594)
William Byrd (1543 – 1623)
Tomás Luis de Victoria (1548 – 1611)
John Dowland (1563 – 1626)
[Carlo] Gesualdo (da Venosa) (1566 –1613)
Claudio Monteverdi (1567 – 1643)
Henry Purcell (1659 – 1695)
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver nos alunos técnica de contraponto modal a três vozes, em ambos seus aspectos melódico e harmônico;
Dar sequência a um progresso (iniciado em MU155 e que se estende aos demais semestres de Contraponto) de um raciocinio lógico orientado por regras rumo: (1) a uma intuição musical e a um pensamento polifônico in musica; (2) a uma compreensão do sentido das regras convencionadas e, assim, (2.1) a uma exibilização criteriosa destas e (2.2) a uma sensibilização para os efeitos das fórmulas convencionadas, bem como de suas subversões;
Articular o pensamento polifônico à vocalidade e à expressão.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Entregas de exercícios: 30%
Avaliação: 30%
Trabalho final: 40%
Cronograma (Plano de Aula)
04/08 a 02/12
1. Recapitulação do semestre anterior e introdução ao curso;
2. Contraponto a três vozes em 1a espécie;
3. Contraponto a três vozes em 5a espécie;
4. Imitação a três vozes;
Avaliação 1: 29/09
5. Contraponto livre (ritmicamente) a três vozes;
6. Colocação de texto.
Entrega de trabalho final: 02/12
Metodologia (Plano de Aula)
Exposição de elementos teóricos e princípios musicais.
Exercícios realizados em aula coletivamente, sob orientação do professor
Exercícios realizados individualmente pelos alunos
Correção de exercícios: em aula e na avaliação
Orientação do trabalho final