Turma MU255 - Contraponto e Fuga II - Turma A

Código / Turma

MU255 A

Nome

Contraponto e Fuga II

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo da técnica polifônica da música ocidental. Prática de escrita contrapontística.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Contraponto a tres vozes, 1a espécie (nota contra nota). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
  2. Contraponto a tres vozes, 2a espécie (1 nota contra 2 notas). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
  3. Contraponto a tres vozes, 3a espécie (1 nota contra 4 notas). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
  4. Contraponto a tres vozes, 4a espécie (nota contra síncope). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
  5. Contraponto a tres vozes, 5a espécie (florido). Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria.
  6. Contraponto a tres vozes, Mistura de espécies. Cantus firmus nas vozes superior, inferior e intermediaria

Bibliografia (Catálogo da DAC)

•FUX, Johann Joseph.The study of counterpoint from Johann Joseph Fux's Gradus ad Parnassum. EUA: J.M. Dent, 1965. 156p.

Referências musicais

Josquin des Prés (1440 – 1521)

Thomas Tallis (1505 – 1585)

Giovanni Pierluigi Palestrina (1525 – 1594)

Roland de Lassus (1532 – 1594)

William Byrd (1543 – 1623)

Tomás Luis de Victoria (1548 – 1611)

John Dowland (1563 – 1626)

[Carlo] Gesualdo (da Venosa) (1566 –1613)

Claudio Monteverdi (1567 – 1643)

Henry Purcell (1659 – 1695)

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver nos alunos técnica de contraponto modal a três vozes, em ambos seus aspectos melódico e harmônico;
Dar sequência a um progresso (iniciado em MU155 e que se estende aos demais semestres de Contraponto) de um raciocinio lógico orientado por regras rumo: (1) a uma intuição musical e a um pensamento polifônico in musica; (2) a uma compreensão do sentido das regras convencionadas e, assim, (2.1) a uma exibilização criteriosa destas e (2.2) a uma sensibilização para os efeitos das fórmulas convencionadas, bem como de suas subversões;
Articular o pensamento polifônico à vocalidade e à expressão.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Entregas de exercícios: 30%

Avaliação: 30%

Trabalho final: 40%

Cronograma (Plano de Aula)

04/08 a 02/12

1. Recapitulação do semestre anterior e introdução ao curso;

2. Contraponto a três vozes em 1a espécie;

3. Contraponto a três vozes em 5a espécie;

4. Imitação a três vozes;

Avaliação 1: 29/09

5. Contraponto livre (ritmicamente) a três vozes;

6. Colocação de texto.

Entrega de trabalho final: 02/12

Metodologia (Plano de Aula)

Exposição de elementos teóricos e princípios musicais.

Exercícios realizados em aula coletivamente, sob orientação do professor

Exercícios realizados individualmente pelos alunos

Correção de exercícios: em aula e na avaliação

Orientação do trabalho final

 

Observação (Plano de Aula)

em branco