Turma MU271 - Composição II - Turma A
MU271 A
Composição II
Google Classroom
Newton da Silva
Aulas presenciais com materiais didáticos e trabalhos dos alunos depositados no Google Classroom
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Noções de rescrita e transcriação a partir de análise de repertório musical e a partir de sonoridades naturais e culturais. Repertório de referência dos compositores Silvio Ferraz, Eli-Eri Moura, Thomas Àdes, Michael Finissy, Messiaen, Berio, Denise Garcia, François Bernard Mâche, Sciarrino
Bibliografia (Catálogo da DAC)
FERRAZ, Silvio.A fórmula da reescritura. Anais do III Seminário Música Ciência e Tecnologia:Sonologia, ECA/USP, 2008. ISSN: 1982-9604, Acessível em: http://www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/view/40
____________. De Tinnitus a Itinerário do Curvelo. Anais do Congresso da ANPPOM 2007. Acessível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/
composicao/comp_SFerraz.pdf
Caesar, Rodolfo. A Confluência em Tinitus. Acessível em: https://www.academia.edu/1489486/A_conflu%C3%AAncia_em_Tinnitus
Sciarrino, Salvatore. Mozart Svelato?Una possibile ricostruzione del suo metodo compositivo. Rivista Italiana di Musicologia, Vol.27 nº1/2, pp.205-224 (1992. Acessível em: https://www.jstor.org/stable/24320808
Eli-Eri Moura. Processo Composicional de Desfragmentação. Anais do XVI Congresso da ANPPOM 2006. Acessível em: http://www.ufpb.br/compomus/contents/menu/quem-somos
PIERMARTIRI, Leonardo. Luciano Berio’s Naturale: a story combining Folk Music and Art Music. University of Maryland: Tese de DMA, 2013.
FERRAZ, Siolvio; TEIXEIRA, William. Heterogenesis in Musicla Rewriting and (Re)Performance. Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2018, ISSN 2525-5541, pp.190-202.
ANGIUS, Marco. Salvatore Sciarrino sulla Coscienza compositova/a cura di Marco Angius
GARCIA, Denise. Modelos Perceptivos na Música Eletroacústica. Pontifícia Universidade Católica: Tese de Doutorado, 1998.
MAHNKOPF, Claus-Steffen. The inclusion of the Non-Own.
Repertório Musical:
Thomas Adès: Darknes Visible
John Dowland: In darkness let me Dwell
Michael Finissy: Gershwin Attangements
Gerswin: They can’t take away from me
Luciano Berio: Naturale
Luciano Berio: Sequenza/Chemins
Silvio Ferraz: Itinerário do Curvelo
Rodolfo Caesar: Tinnitus
Claus-Steffen Mahnkopf: Hommage a Theodor W. Adorno
Alban Berg: Sonata op.1
Salvatore Sciarrino: De la nuit
Ravel: Gaspard de la Nuit
Denise Garcia: Vivaldiana
Vivaldi: as quatro Estações
Denise Garcia: Re-cercar
Bach/Webern: Oferenda Musical
Denise Garcia: Ouro Preto Mariana
Denise Garcia: Dos Salmos
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Trabalhar noções de composição a partir de modelos sonoros, análise/desconstrução, reescrita e transcriação musical, princípios criativos da música recente
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Exercícios composicionais desenvolvolvidos ao longo do semestre e composição de uma peça no final do semestre
Cronograma (Plano de Aula)
mês 1: membranofones
mês 2: metalidiofones
mês 3: madeiras
mês 4: conjunto
Metodologia (Plano de Aula)
Leitura de artigos teóricos e análise de repertório de referência, análise e exercícios de transcrição de sons naturais para proposição de trabalhos composicionais semanais
Observação (Plano de Aula)
Sala de aula deve ter piano, sistema de áudio e data show