Turma MU271 - Composição II - Turma A

Código / Turma

MU271 A

Nome

Composição II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Aulas presenciais com materiais didáticos e trabalhos dos alunos depositados no Google Classroom

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Denise Hortencia Lopes Garcia

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Noções de rescrita e transcriação a partir de análise de repertório musical e a partir de sonoridades naturais e culturais. Repertório de referência dos compositores Silvio Ferraz, Eli-Eri Moura, Thomas Àdes, Michael Finissy, Messiaen, Berio, Denise Garcia, François Bernard Mâche, Sciarrino

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FERRAZ, Silvio.A fórmula da reescritura. Anais do III Seminário Música Ciência e Tecnologia:Sonologia, ECA/USP, 2008. ISSN: 1982-9604, Acessível em: http://www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/view/40

____________. De Tinnitus a Itinerário do Curvelo. Anais do Congresso da ANPPOM 2007. Acessível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/

composicao/comp_SFerraz.pdf

Caesar, Rodolfo. A Confluência em Tinitus. Acessível em: https://www.academia.edu/1489486/A_conflu%C3%AAncia_em_Tinnitus

Sciarrino, Salvatore. Mozart Svelato?Una possibile ricostruzione del suo metodo compositivo. Rivista Italiana di Musicologia, Vol.27 nº1/2, pp.205-224 (1992. Acessível em: https://www.jstor.org/stable/24320808

Eli-Eri Moura. Processo Composicional de Desfragmentação. Anais do XVI Congresso da ANPPOM 2006. Acessível em: http://www.ufpb.br/compomus/contents/menu/quem-somos

PIERMARTIRI, Leonardo. Luciano Berio’s Naturale: a story combining Folk Music and Art Music. University of Maryland: Tese de DMA, 2013.

FERRAZ, Siolvio; TEIXEIRA, William. Heterogenesis in Musicla Rewriting and (Re)Performance. Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2018, ISSN 2525-5541, pp.190-202.

ANGIUS, Marco. Salvatore Sciarrino sulla Coscienza compositova/a cura di Marco Angius

GARCIA, Denise. Modelos Perceptivos na Música Eletroacústica. Pontifícia Universidade Católica: Tese de Doutorado, 1998.

MAHNKOPF, Claus-Steffen. The inclusion of the Non-Own.

 

Repertório  Musical:

Thomas Adès: Darknes Visible

John Dowland: In darkness let me Dwell

Michael Finissy: Gershwin Attangements

Gerswin: They can’t take away from me

Luciano Berio: Naturale

Luciano Berio: Sequenza/Chemins

Silvio Ferraz: Itinerário do Curvelo

Rodolfo Caesar: Tinnitus

Claus-Steffen Mahnkopf: Hommage a Theodor W. Adorno

Alban Berg: Sonata op.1

Salvatore Sciarrino: De la nuit

Ravel: Gaspard de la Nuit

Denise Garcia: Vivaldiana

Vivaldi: as quatro Estações

Denise Garcia: Re-cercar

Bach/Webern: Oferenda Musical

Denise Garcia: Ouro Preto Mariana

Denise Garcia: Dos Salmos

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Trabalhar noções de composição a partir de modelos sonoros, análise/desconstrução, reescrita e transcriação musical, princípios criativos da música recente

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Exercícios composicionais desenvolvolvidos ao longo do semestre e composição de uma peça no final do semestre

Cronograma (Plano de Aula)

mês 1: membranofones

mês 2: metalidiofones

mês 3: madeiras

mês 4: conjunto

Metodologia (Plano de Aula)

Leitura de artigos teóricos e análise de repertório de referência, análise e exercícios de transcrição de sons naturais para proposição de trabalhos composicionais semanais

Observação (Plano de Aula)

Sala de aula deve ter piano, sistema de áudio e data show