Turma MU289 - Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos II - Turma A

Código / Turma

MU289 A

Nome

Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos II

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Danilo Rosseti 

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo teórico e prático de recursos recentes para a criação musical com auxílio de computador e tecnologias eletrônicas. Estudo de estruturas generativas algorítmicas, síntese, análise e processos interativos que sirvam de suporte para a realização de projetos criativos com suporte computacional como instalações, sonoficação de ambientes, performance de musica mista, sistemas interativos para improvisação em tempo real, entre outros.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Desenvolvimento de algoritmos e processamento utilizando-se da linguagem Pure Data.

- Introdução ao audio-digital, conversores analógico-digitais, teoria da amostragem

- Estudo de repertório musical realizado com suporte tecnológico

- Estudo de repertório de aplicativos mais empregados como suporte de criação musical

- Design de interfaces para performance musical com auxílio de computador e tecnologia de sensores

- Projeto de criação musical com suporte de novas tecnologias

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 Livro texto da disciplina:

• Farnell, Andy. (2010) Designing Sound The MIT Press, Cambridge, Massachusetts, London, UK, ISBN 978-0-262-01441-0.

Referências adicionais:

• Zicarelli, D. (1997). MSP. Santa Cruz, CA: Cycling'74.

• Roads, Curts - ed. (1999). The music machine (Cambridge: MIT press)

• Roads, Curts (1996). Computer Music Tutorial (Massachussets: MIT press).

• Rowe, Robert (1992). Interative music system: machine listening and composing  (Massachussets: MIT press)

• Chion, Michel - Guide des objets sonores - pierre schaeffer et la recherche musicale. Paris: Buchet Chastel, 1983.

• Hiller, Lejaren Arthur. Experimental music : composition with an electronic computer Westport, Conn.: Greenwood Press .1979.

• MAX/MSP users page - (http://cnmat.CNMAT.Berkeley.EDU/Max/nightschool99/)

• Pressing, Jeff. (1992) Synthesizer performance and real-time techniques 
Madison, Wis: A-R Editions.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Apresentar e ampliar as noções de criação musical com novos suportes tecnológicos tais como áudio-digital, aplicativos recentes de tratamento, síntese e interação em tempo real e tempo diferido de modo a permitir que o aluno desenvolva projeto criativo individual ou coletivo no qual se utilizam essas novas tecnologias. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será vinculada a 1) atividades individuais e 2) apresentação de projeto criativo desenvolvido durante o curso. Realização dos exercícios de fixação dos módulos (40%) e realização e apresentação do projeto de criação final (60%).

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas serão apresentadas na forma de oficinas com audições e análises comentadas junto com o desenvolvimento de programas com os alunos. O ambiente de programação do curso será Pure Data e serão dados exercícios práticos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina contará com plantão de dúvidas e monitoria para auxiliar os alunos.

Observação (Plano de Aula)

em branco