Turma MU289 - Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos II - Turma A
MU289 A
Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos II
Newton da Silva
Danilo Rosseti
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo teórico e prático de recursos recentes para a criação musical com auxílio de computador e tecnologias eletrônicas. Estudo de estruturas generativas algorítmicas, síntese, análise e processos interativos que sirvam de suporte para a realização de projetos criativos com suporte computacional como instalações, sonoficação de ambientes, performance de musica mista, sistemas interativos para improvisação em tempo real, entre outros.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Desenvolvimento de algoritmos e processamento utilizando-se da linguagem Pure Data.
- Introdução ao audio-digital, conversores analógico-digitais, teoria da amostragem
- Estudo de repertório musical realizado com suporte tecnológico
- Estudo de repertório de aplicativos mais empregados como suporte de criação musical
- Design de interfaces para performance musical com auxílio de computador e tecnologia de sensores
- Projeto de criação musical com suporte de novas tecnologias
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Livro texto da disciplina:
• Farnell, Andy. (2010) Designing Sound The MIT Press, Cambridge, Massachusetts, London, UK, ISBN 978-0-262-01441-0.
Referências adicionais:
• Zicarelli, D. (1997). MSP. Santa Cruz, CA: Cycling'74.
• Roads, Curts - ed. (1999). The music machine (Cambridge: MIT press)
• Roads, Curts (1996). Computer Music Tutorial (Massachussets: MIT press).
• Rowe, Robert (1992). Interative music system: machine listening and composing (Massachussets: MIT press)
• Chion, Michel - Guide des objets sonores - pierre schaeffer et la recherche musicale. Paris: Buchet Chastel, 1983.
• Hiller, Lejaren Arthur. Experimental music : composition with an electronic computer Westport, Conn.: Greenwood Press .1979.
• MAX/MSP users page - (http://cnmat.CNMAT.Berkeley.EDU/Max/nightschool99/)
• Pressing, Jeff. (1992) Synthesizer performance and real-time techniques Madison, Wis: A-R Editions.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Apresentar e ampliar as noções de criação musical com novos suportes tecnológicos tais como áudio-digital, aplicativos recentes de tratamento, síntese e interação em tempo real e tempo diferido de modo a permitir que o aluno desenvolva projeto criativo individual ou coletivo no qual se utilizam essas novas tecnologias.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação será vinculada a 1) atividades individuais e 2) apresentação de projeto criativo desenvolvido durante o curso. Realização dos exercícios de fixação dos módulos (40%) e realização e apresentação do projeto de criação final (60%).
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
As aulas serão apresentadas na forma de oficinas com audições e análises comentadas junto com o desenvolvimento de programas com os alunos. O ambiente de programação do curso será Pure Data e serão dados exercícios práticos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina contará com plantão de dúvidas e monitoria para auxiliar os alunos.