Turma MU293 - Percepção Musical II - Turma A
MU293 A
Percepção Musical II
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU193.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aula 1
Apresentação de curso e exercício de revisão intervalos, Campo Harmônico Maior e progressões harmônicas
Aula 2
Intervalos Maiores, menores, Justos, diminutos e aumentados, Escalas Maiores, tríades maiores e inversões, tétrades, acorde sus4, Campo Harmônico Maior,
Progressões I – V – I; I – IV – V – I; I – VI – II – V – I; II – V – I e dominantes individuais
Aula 3
Intervalos Maiores, menores, Justos, diminutos e aumentados, Escalas Maiores, tríades maiores e inversões, tétrades, acorde sus4, Campo Harmônico Maior,
Progressões I – V – I; I – IV – V – I; I – VI – II – V – I; II – V – I e dominantes individuais
Aula 4
Recursos melódicos: bordadura, notas de passagem, retardo, antecipação, apojatura, escapada, notas estranhas. Escala menor harmônica, melodias e progressões de acordes; dominantes estendidas
Aula 5
Avaliação 1 (Solfejo)
Aula 6
Recursos melódicos: bordadura, notas de passagem, retardo, antecipação, apojatura, escapada, notas estranhas.
Escala menor harmônica, melodias e progressões de acordes;
Dominantes estendidas
Aula 7
Progressões estendidas e Escala menor natural - melodias e
progressões de acordes
Aula 8
Progressões estendidas e Escala menor natural - melodias e
progressões de acordes
Aula 9
Escala menor natural - melodias e progressões de acordes
Aula 10
Avaliação 2 (Ditado)
Aula 11
Escala menor melódica - melodias e progressões de acordes
Aula 12
Escala menor melódica - melodias e progressões de acordes
Aula 13
Escala menor melódica - melodias e progressões de acordes
Aula 14
Revisão
Aula 15
Avaliação 3/ Entrega trabalho final
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALCANTARA NETO, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. Dissertação (mestrado emMúsica). 243p. Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.15-41.
BARBOSA, Maria Flávia. Percepção Musical sob novo enfoque: a escola de Vigotski. Revista Hodie, vol 5, no.2, p.91-105, 2005.
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BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção Musical: prática auditiva para músicos. Trad. Adriana Lopes da Cunha Moreira. São Paulo: Editora da USP e UNICAMP, 2009.
BHERING, Maria Cristina Vieira. Repensando a Percepção Musical: uma proposta através da música popular brasileira. 2003. 105p. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de letras e artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
CAMPOLINA, Eduardo; BERNARDES, Virgínia. Ouvir para entender ou compreender para criar? Uma outra concepção de percepção musical. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
CANDUSSO, Flavia; SILVA, Daniel Ferreira O projeto “Percepção Musical Online”: discussão preliminar a partir do levantamento de dados. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XIX, 2010, Goiânia. Anais do XIX Encontro Anual da ABEM. Goiânia: UFG, 2010, p. 1657-1665.
COSTA, Maria Cristina Souza. Reflexão sobre as concepções e ações de um(a) professor (a) de percepção musical: um estudo de caso. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XII, 2003, Florianópolis. Anais do XII Encontro Anual da ABEM. Florianópolis: UDESC, 2003, p.608-614. 1 CD ROM.
COSTA, Rogério Luiz Moraes. Educação e pensamento musical: a improvisação e o desenvolvimento da percepção no processo de configuração do pensamento musical através de uma cognição criativa. In: Encontro Anual da ABEM, X, 2001, Uberlândia. Anais X Encontro Anual da ABEM. Uberlândia: UFU, 2001, 462-468 CD ROM. p.254- 257 do arquivo pdf, dos Anais da ABEM. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2001/ABEM_2001.pdf
GERLING, Cristina Capparelli. Bases para uma metodologia de percepção musical e estruturação no 3o grau. Revista da ABEM, [s.l], ano 2, no 2, p.21-26. junho de 1995.
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GOLDEMBERG, Ricardo. Métodos de leitura cantada: dó fixo versus dó móvel. Revista da ABEM, Porto Alegre/RS, ano V, n. 5, p.7-12, 2000.
GROSSI, Cristina de Souza. Assessing musical listening: musical perspective of tertiary students and contemporary brasilian composer. PhD Thesis. Institute of Education, University of London, 1999.
OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Percepção musical e a escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário / Cristiane Hatsue Vital Otutumi. – Campinas, SP : [s.n.], 2013.
SANTOS, Regina Antunes T. Dos; HENTSCHKE, Liane; GERLING, Cristina Capparelli. A prática de solfejo com base na estrutura pedagógica proposta por Davidson e Scripp. Revista da ABEM, Porto Alegre / RS, v. 9, p. 29-41, setembro de 2003.
VILLA-LOBOS, Heitor. Solfejos – originais e sobre temas de cantigas populares para ensino de canto orfeônico. 1o vol. São Paulo, Rio de Janeiro: 1976.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WILLEMS, Edgar. Solfejo – curso elementar. Tradução Raquel M. Simões. São Paulo: Fermata, 1999.
ZIMMERMAN, B. Theories of Self-Regulated Learning and Academic Achievement: An
Overview and Analysis. In: ZIMMERMAN, B.; SCHUNK, D. (Edt.s). Self-Regulated
Learning and Academic Achievement. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001, p.1-37. Acesso em 03 de agosto de 2011.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver familiaridade, sensibilidade e fluência dos alunos com relação à música escrita, em ambos os sentidos: da escuta à escrita; da leitura à imaginação e emissão.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
3 avaliações de igual peso (Nota final = [Av1+Av2+Av3]/3), envolvendo tanto solfejos como ditados.
Cronograma (Plano de Aula)
01/08 a 28/11
1. O modo menor: aspectos melódicos (especialmente as viragens do VI e VII graus) e harmônicos (t, s, D7)
Avaliação 1: 29/08
2. Interação entre tonalidades relativas (maior e menor)
Avaliação 2: 10/10
3. Interação entre tonalidades homônimas (maior e menor)
Avaliação 3: 14/11
4. Reforço
Exame: 12/12
Metodologia (Plano de Aula)
Solfejos monódicos e polifônicos; ditados melódicos e harmônicos; exposições; exercícios; atividades de criação.