Turma MU414 - Análise IV - Turma A
MU414 A
Análise IV
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Análise sistemática de obras do repertório musical de acordo com conceitos da teoria musical e princípios de organização do material sonoro.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
1. Wagner, Prelúdio do Tristão
2. Debussy, Canções:
Le Balcon
Il pleure dans mon coeur
La chevelure
Éventail
3. Debussy, La mer
4. Stravinsky, Petrouchka
5. Stravinsky, História do Soldado
6. Schoenberg, Peça p/ piano Op.11 nº1
7. Schoenberg, Peça p/ piano Op.33a
8. Berg, Wozzeck
9. Webern, Cinco peças p/ Quarteto de Cordas Op.5
10. Webern, Op.21
11. Bartók, Duetos p/ violino
12. Bartók, Quarteto de Cordas nº5
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Bailey, Robert. Editor. Wagner Prelude and Transfiguration from Tristan and Isolde. Norton Critical Scores. W.W.Norton, 1985.
Antokoletz, Elliott. Twentieth-Century Music. Prentice Hall, N.J., 1992.
Perle, George. Serial Composition and Atonality, 6th edition. University of California Press, L.A., 1991.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo geral:
Desenvolver nos alunos uma inteligência analítica, uma capacidade de encontrar nas próprias obras respostas a seus interesses e desafios enquanto futuros professores, compositores ou intérpretes.
Objetivos específicos:
Estender o olhar analítico para além dos aspectos construtivos, rumo, também, aos aspectos sonoros, idiomáticos e expressivos;
Desenvolver familiaridade com ao menos algumas dentre as múltiplas abordagens à composição decorrentes do abandono da tonalidade funcional e; correspondentemente, com as abordagens analíticas desenvolvidas em função dessa multiplicidade poético-estética;
Sensibilizar o olhar analítico às singularidades das obras;
Desenvolver nos alunos a capacidade de expressar (textualmente, musicalmente ou didaticamente, conforme o caso) suas compreensões sobre as obras em questão.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação em aulas (30%)
Desempenho em dois trabalhos (35%+35%)
Cronograma (Plano de Aula)
02/08 a 29/11
1. Introdução ao curso;
2. Introdução a algumas ferramentas de análise e chaves conceituais desenvolvidas para repertório do séc. XX: teoria dos conjuntos; rastramento paramétrico; solfejo dos objetos sonoros; análise das condutas musicais; comentário composicional;
Trabalho 1: entrega até 27/09
3. Abordagens a obras que sejam objeto de estudo dos alunos em outras disciplinas da graduação
Trabalho 2: entrega até 29/11
Exame: 13/12
Metodologia (Plano de Aula)
Análises (auditivas e com partituras)
Discussões coletivas
Aulas expositivas
Leitura de textos
Orientação de trabalhos