Turma MU414 - Análise IV - Turma A

Código / Turma

MU414 A

Nome

Análise IV

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira

Ementa (Catálogo da DAC)

Análise sistemática de obras do repertório musical de acordo com conceitos da teoria musical e princípios de organização do material sonoro.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1. Wagner, Prelúdio do Tristão  

2. Debussy, Canções:  

    Le Balcon  

    Il pleure dans mon coeur  

    La chevelure  

    Éventail  

3. Debussy, La mer  

4. Stravinsky, Petrouchka  

5. Stravinsky, História do Soldado  

6. Schoenberg, Peça p/ piano Op.11 nº1  

7. Schoenberg, Peça p/ piano Op.33a  

8. Berg, Wozzeck  

9. Webern, Cinco peças p/ Quarteto de Cordas Op.5  

10. Webern, Op.21 

11. Bartók, Duetos p/ violino  

12. Bartók, Quarteto de Cordas nº5

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bailey, Robert. Editor. Wagner Prelude and Transfiguration from Tristan and Isolde. Norton Critical  Scores. W.W.Norton, 1985.  

Antokoletz, Elliott. Twentieth-Century Music. Prentice Hall, N.J., 1992.  

Perle, George. Serial Composition and Atonality, 6th edition. University of California Press, L.A.,  1991.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo geral:

Desenvolver nos alunos uma inteligência analítica, uma capacidade de encontrar nas próprias obras respostas a seus interesses e desafios enquanto futuros professores, compositores ou intérpretes.

Objetivos específicos:
Estender o olhar analítico para além dos aspectos construtivos, rumo, também, aos aspectos sonoros, idiomáticos e expressivos;

Desenvolver familiaridade com ao menos algumas dentre as múltiplas abordagens à composição decorrentes do abandono da tonalidade funcional e; correspondentemente, com as abordagens analíticas desenvolvidas em função dessa multiplicidade poético-estética;

Sensibilizar o olhar analítico às singularidades das obras;

Desenvolver nos alunos a capacidade de expressar (textualmente, musicalmente ou didaticamente, conforme o caso) suas compreensões sobre as obras em questão.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação em aulas (30%)
Desempenho em dois trabalhos (35%+35%)

Cronograma (Plano de Aula)

02/08 a 29/11

1. Introdução ao curso;

2. Introdução a algumas ferramentas de análise e chaves conceituais desenvolvidas para repertório do séc. XX: teoria dos conjuntos; rastramento paramétrico; solfejo dos objetos sonoros; análise das condutas musicais; comentário composicional;

Trabalho 1: entrega até 27/09

3. Abordagens a obras que sejam objeto de estudo dos alunos em outras disciplinas da graduação

Trabalho 2: entrega até 29/11

Exame: 13/12

Metodologia (Plano de Aula)

Análises (auditivas e com partituras)

Discussões coletivas

Aulas expositivas

Leitura de textos

Orientação de trabalhos

Observação (Plano de Aula)

em branco