Turma MU446 - Harmonia do Século XX - Turma A
MU446 A
Harmonia do Século XX
Google Classroom
Newton da Silva
Aulas presenciais com materiais didáticos e trabalhos dos alunos depositados no Google Classroom
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo progressivo da harmonia por estilos. A música de século XX.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Impressionismo - modos, escalas pentatonicas, de tons inteiros
Expressionismo - a dissonância como valor primeiro
polimodalismo
Harmonia atonal
Dodecafonismo
Exemplo de escrita harmônica da segunda metade do seculo XX: Messiaen
Serão analisadas obras de Debussy, Stravisnky, Bela Bartok, Schoenberg, Messiaen e Almeida Prado
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALAN, Olivier. L'Harmonie. Paris: Presses Universitaires de France, 1969.
COSTÈRE, Edmond. Mort ou Transfiguration de L'Harmonie. Paris: Presses Universitaires de France, 1962
DACH-SÖHNER. Hamonielehre - Zweiter Teil. Munchen: Kosel Verlag, 1951
LEIBOWITZ, René. Introduction à la Musique de douze Sons. Paris: L'Arche, 1949.
MOTTE, Dieter de la. Armonia. Barcelona: Editorial Labor, 1976.
NEIDHÖFER, Christ. A theory of harmony and Voice Leading for the Music of Olivier Messiaen. Music Theory Spectrum, nº27, 2005.
SCHOENBERG Arnold. Harmonia. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.
SCHOENBERG, Arnold. Structural Functions of Harmony. New York: W.W. Norton &Company INC., 1969.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth Century Harmony. New York: W.W. Norton & Company, 1961.
Noronha, Lina Maria R. Politonalidade: discurso de reação e transfformação. São Paulo: Annablume, 1998.
Zampronha, Edson. Do grau à nota - o caminho do tonal ao atonal através da falsa-relação e da anti-neutralização. Arte e Cultura, vol IV,2006, São Paulo: Annablume.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Dar ao aluno ferramentas para compreensão da linguagem harmônica da música do século XX
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Realização de tarefas e trabalhos de escrita harmônica e prova final de análise.
Cronograma (Plano de Aula)
01 - 03/08 apresentação da disciplina e apresentação indicações para realização dos trabalhos
02 - 10/08 Debussy: Estampes – Pagodes - modos sucessivos
03 - 17/08 - Debussy: Prelúdio n.2 (caderno 1) Tons inteiros
04 - 24/08 Stravinski: algumas páginas da Sagração (versão 2 pianos) - poliescalaridade
05 - 31/08 - Bartok: Suite para piano op.14 - peça n.1 – sistema axial
06 - 14/09 - Bartok – cromatismo polimodal – microcosmo – artigo Ivan Walbauer
07 - 21/09 - Schoenberg: Peça para piano op.11 - peça nº 1 –música atonal - introdução à pitch set theory
08 - 28/09 - Aula introdutória sobre dodecafonismo – Schoenberg op.25
09 - 05/10 - Schoenberg -- Suite op.25 de Schoenberg- Intermezzo - aspectos harmônicos no dodecafonismo
10 - 19/10 - Schoenberg op.33 - exercício de análise em classe Duas primeiras páginas da partitura
11 - 26/10 Webern – Variações para piano op.27 – análise dodecafônica
12 - 09/11 - Messiaen: apresentação modos não retrogradáveis
13 - 16/11 - Messiaen: fechamento escrita harmônica – modulação
14 - 23/11 - Almeida Prado: ilhas - escrita atonal livre
15 - 30/11 - Prova
Metodologia (Plano de Aula)
Apresentação do conteúdo programático com análises harmônicas de repertório como ilustração dos conteúdos e exercícios de escrita harmônica
Observação (Plano de Aula)
Sala de aula deve ter piano, equipamento de áudio e datashow