Turma MU460 - História da Música II - Turma A
MU460 A
História da Música II
Newton da Silva
PB05
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo sistematizado dos principais elementos teóricos, estéticos e filosóficos da história da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O curso é composto por três módulos: o primeiro se inicia em 1600, com a criação da ópera em Florença; o segundo é um período importante no qual ocorrem modificações fundamentais na prática musical, como o temperamento e a introdução do conceito de harmonia tonal; no terceiro módulo, além dos temas referentes à produção musical, serão abordadas questões estético-filosóficas, retórica musical e Doutrina dos Afetos, que foram fundamentais para a música do período; o curso se encerra com a transição barroco-classicismo.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARNOLD, D. (ed.). The Oxford Companion of Music. Oxford: Oxford University Press, 1984
BUKOFZER, M. Music in the Baroque era. New York: W. W. Norton, 1947.
BURKHOLDER, P., GROUT, J. & PALISCA, C. A history of Western Music. New York: W.W.Norton, 2005. 7ª. ed.
CANDÉ, R. de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (2 vol.)
_______. Abertura para uma discoteca. São Paulo: Escuta, 2001.
COSTA, Ligiana. Cartas de Claudio Monteverdi. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
CROCKER, R. A History of Music. New York: McGraw-Hill, c. 1966.
FUBINI, Enrico. Estética da Música. Lisboa: Edições 70, 2008.
GROUT, D. & PALISCA, C. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001.
Harnoncourt, Nikolaus. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
_______. O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
KENDALL, Alan. The chronicle of classical music: An intimate Diary of the Lives and Music of the Great Composers. London: Thames & Hudson, 2006.
Kiefer, Bruno. História e Significado das Formas Musicais. Porto Alegre. Ed. Movimento
KOBBÉ. O livro completo da ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
LANG, P. H. Music in Western Civilization. New York-London: W. W. Norton,1997.
LEUCHTER, Erwin. La história de la música como reflejo de la evolución cultural. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946.
MASSIN, J. & B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.
MENUHIN, Y. & DAVIS, C. W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Lisboa: Gradiva, 2007. 2 vol.
NEWMAN, William. The sonata in the baroque era. New York-London: W. W. Norton, 1972. 4a. ed.
ORREY, Leslie. Opera: a concise history. London: Thames and Hudson, 1987.
PAHLEN, K. História Universal da Música. São Paulo: Melhoramentos, 1963.
PALISCA, C. Baroque Music. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. 3a. ed.
RAYNOR, Henry. História Social da Música da Idade Média à Beethoven. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.
ROSEN, c. The Classical Style. New York: W. W. Norton, 1972.
Sachs, Curt. The History of Musical Instruments. New York, W. W, Norton.
SADIE, Stanley (org). The New Grove Dictionary of music and musicians. Londres: Mac Millan Press.
SCHONBERG, Harold C. A vida dos grandes compositores. São Paulo: Novo século, 2010.
SEATON, Douglas. Ideas and Styles in the Western Music Tradition. New York: Oxford University Press, 2010. 3a. ed.
STEHMAN, J. História da Música Europeia: das origens até nossos dias. Lisboa: Bertrand, 1979.
STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York/London: W. W. Norton, 1938.
TRANCHEFORT, F.-R. Guia da Música Sinfônica. Nova Fronteira, 1991
ULRICH, H. & PISK, P. A history of Music and Musical Style. New York: Harcourt Brace Jovanovinch, c. 1963.
WEISS, Piero & Taruskin, Richard. Music in the Western World: a history in documents. New York: Schirmer Books, 1984.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A disciplina aborda a música do período barroco, entre os anos de 1600 a 1750, no qual a música foi aos poucos agregando elementos importantes como tonalidade, harmonia e temperamento, entre outros. Neste contexto, ao final do semestre a turma deverá ter conhecimento sobre as transformações que ocorreram nesse período e que foram fundamentais para a música dos séculos seguintes. Em todas as aulas será dada prioridade a audições críticas, de modo que a turma possa perceber como os conceitos estético-filosóficos da época se expressaram na música, além de incentivar o desenvolvimento de uma audição musical mais apurada.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Testes, avaliações diversas e seminários. Será avaliada a capacidade e empenho do aluno na realização das tarefas designadas. Haverá uma avaliação durante o semestre e uma final, que será realizada no último dia letivo.
Cronograma (Plano de Aula)
No decorrer do semestre haverá aulas expositivas, seguidas de discussões e leituras, bem como seminários e apresentações realizadas pela turma. As datas destas atividades serão definidas no início das aulas, de acordo com as possibilidades da turma.
Metodologia (Plano de Aula)
Observação (Plano de Aula)