Turma MU471 - Composição IV - Turma A
MU471 A
Composição IV
Newton da Silva
DM03
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Análise de obras dos repertórios musical, radiofônico e de arte sonora nas quais haja partes de narração de texto;
- Escolha de material literário, seleção, decupagem;
- Integração do material literário à estruturação de uma composição musical;
- Realização e gravação de uma composição musical com narração;
- Escolha de um filme silencioso para ser musicado e apresentado com performance ao vivo; | ou |; Definição de Roteiro de montagem audiovisual aplicada à obra musical com narrativa;
- Análise do filme/Plano de montagem;
- Desenvolvimento de materiais musicais a partir dos elementos da análise do filme/roteiro audiovisual;
- Concepção de apresentação pública virtual da obra completa;
- Produção artística e executiva;
Bibliografia (Catálogo da DAC)
MANNIS, J. A. Ensaio sobre gesto, princípio e ideia musical - Parte 1: 'Pensar' prescindindo do raciocínio lógico. In: Seminário Música Ciência e Tecnologia, 3., 2008. Anais...
___________ . Processo criativo: do material à concretização, compreendendo interpretação-performance. In: Teoria, crítica e música na atualidade. Org. Maria Alice Volpe. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música., 2012.
___________ . Ensaio sobre a expansão de atividades derivadas ou relacionadas à composição musical - In: O ofício do compositor hoje. (Org.) Livio Tragtenberg. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.
CHION, Michel. O roteiro de cinema. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
___________ . L'audio-vision - son et image au cinéma, 2 ed., Paris: Nathan, 1990.
___________ . La musique au cinéma. Nouvelle èdition. Paris : Fayard, 2019.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Fornecer ao estudante condições para que desenvolva processos criativos a partir de obras/materiais extramusicais, através de exercícios de escritura, realização musical e produção artística: (1) a partir de material literário, integrando narração de texto à narrativa musical; (2.a) a partir de um filme silencioso para o qual se compõe uma trilha musical e sonora original; ou (2.b) item (1) aplicado a uma montagem audiovisual assegurando sua realização e apresentação pública.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Qualidade da participação nas atividades em aula, e para a apresentação; Aspectos considerados: Apresentação e Clareza; Coerência e Suficiência; Tecnicidade musical e da produção; Cumprimento dos objetivos estabelecidos na proposta do aluno.
Cronograma (Plano de Aula)
- Análise de obras dos repertórios musical, radiofônico e de arte sonora nas quais haja partes de narração de texto;
- Escolha de material literário, seleção, decupagem;
- Integração do material literário à estruturação de uma composição musical;
- Realização e gravação de uma composição musical com narração;
- Escolha de um filme silencioso para ser musicado e apresentado com performance ao vivo; | ou |; Definição de Roteiro de montagem audiovisual aplicada à obra musical com narrativa;
- Análise do filme/Plano de montagem;
- Desenvolvimento de materiais musicais a partir dos elementos da análise do filme/roteiro audiovisual;
- Concepção de apresentação pública virtual da obra completa;
- Produção artística e executiva;
- Apresentação pública do trabalho concluído.
Metodologia (Plano de Aula)
A base metodológica é a aquisição de conhecimentos através de processos construtivos. Aulas expositivas, laboratórios (criação e improvisação) e sessões de discussão. Acompanhamento e orientação individual de cada estudante.