Turma MU489 - Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos IV - Turma A

Código / Turma

MU489 A

Nome

Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos IV

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Danilo Rossetti e Tadeu Taffarello

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo teórico e prático de recursos recentes para a criação musical com auxílio de computador e tecnologias eletrônicas. Estudo de estruturas generativas algorítmicas, síntese, análise e processos interativos que sirvam de suporte para a realização de projetos criativos com suporte computacional como instalações, sonoficação de ambientes, performance de música mista, sistemas interativos para improvisação em tempo real, entre outros.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

 Desenvolvimento de algoritmos e processamento utilizando-se da linguagem Pure Data.

- Introdução ao uso de descritores de áudio e técnicas de recuperação de informação musical aplicadas à composição em tempo diferido e improvisação on-line.

- Estudo de repertório musical realizado com suporte tecnológico

- Composição com auxílio de computador (CAC): composição algorítmica, processos estocásticos, evolutivos e adaptativos

- Síntese de sinal sonoro e análise de estruturas musicais com auxílio de computador

- Novas Interfaces para Expressão Musical, DMIs (digital music instruments), interfaces para interação multimodal e tecnologia de sensores

- Projeto de criação com suporte de novas tecnologias.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Livro texto da disciplina:

. Digital Musical Instruments: Control and Interaction beyond the Keyboard. Eduardo Reck Miranda and Marcelo M. Wanderley. A-R Publications, 2006.

Referências adicionais:

. Trends in Gestural Control of Music. Marcelo M. Wanderley and Marc Battier (editors). Paris: IRCAM – Centre Pompidou. 2000.

• Zicarelli, D. (1997). MSP. Santa Cruz, CA: Cycling'74.

• Roads, Curts - ed. (1999). The music machine (Cambridge: MIT press)

• Roads, Curts (1996). Computer Music Tutorial (Massachussets: MIT press).

• Rowe, Robert (1992). Interative music system: machine listening and composing  (Massachussets: MIT press)

• Chion, Michel - Guide des objets sonores - pierre schaeffer et la recherche musicale. Paris: Buchet Chastel, 1983.

• Hiller, Lejaren Arthur. Experimental music : composition with an electronic computer Westport, Conn.: Greenwood Press .1979.

• MAX/MSP users page - (http://cnmat.CNMAT.Berkeley.EDU/Max/nightschool99/)

• Pressing, Jeff. (1992) Synthesizer performance and real-time techniques 
Madison, Wis: A-R Editions.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Apresentar e ampliar as noções de criação musical com novos suportes tecnológicos tais como áudio-digital, aplicativos recentes de tratamento, síntese e interação em tempo real e tempo diferido de modo a permitir que o aluno desenvolva projeto criativo individual ou coletivo no qual se utilizam essas novas tecnologias. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será vinculada a: 1) atividades on-line individuais e 2) apresentação de projeto criativo desenvolvido durante o curso. Realização dos exercícios de fixação dos módulos (40%) e realização e apresentação do projeto de criação final (60%).

Cronograma (Plano de Aula)

 A disciplina será apresentada em 3 módulos:

Aulas [1-5]: Desenvolvimento de algoritmos e processamento a partir da análise do repertório realizado com novos suportes tecnológicos e utilizando a linguagem Pure Data. 

Aulas [6-12]: Design de interfaces para performance multimodal com o computador e dispositivos móveis (i.e. telefones celulares).

Aulas [13-15]: Projeto de criação musical individual ou coletivo com suporte de novas tecnologias e realização do concerto digital.

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas serão apresentadas na forma de oficinas com audições e análises comentadas junto com o desenvolvimento de programas com os alunos. O ambiente de programação do curso será Pure Data e serão dados exercícios práticos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina contará com plantão de dúvidas e monitoria para auxiliar os alunos.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco