Turma MU493 - Percepção Musical IV - Turma A

Código / Turma

MU493 A

Nome

Percepção Musical IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Sextas-feiras, entre 08 e 10 horas da manhã.

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gilson Uehara Gimenes Antunes

Ementa (Catálogo da DAC)

Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU393.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aulas práticas fundamentadas na resolução de exercícios de nível básico, supervisionadas pelo docente. Conteúdo organizado em ordem gradual de complexidade com aulas de natureza interativa. Tópicos abordados:

1.    Ditados melódicos

2.    Solfejos tonais

3.    Leitura à primeira vista

4.    Exercicios de discriminação

5.    Exercicios de memorização

6.    Estudo dos intervalos

7.    Exercicios harmônicos

8.    “Audiação”

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2011.

BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2009.

CANONS FROM FLANDERS. Disponível em http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf. - Acesso em: 28 jan. 2013.

Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music Budapest, 1971.

EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.

Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.

MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em: http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.

PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.

Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver o pensamento musical e a capacidade auditiva formal através de exercícios de conteúdo harmônico e melódico, solfejos, reconhecimento de timbres e treinamento auditivos em geral.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação se dará através de 3 provas contendo ditado harmônico e melódico. Dentro desse contexto, será avaliada a capacidade dos alunos assimilarem a sonoridade harmônica básica (incluíndo tríades de terceiro e sexto graus, ainda não intensificados nos semestres anteriores) e os saltos melódicos. Serão incluídos, também, dominantes secundárias, inversão de acordes, escalas modais, solfejos em claves menos usuais e informações a respeito de pioneiros do desenvolvimento do som, além da sonoridade de instrumentos através da escuta de músicas de diferentes períodos e gêneros.

A primeira avaliação valerá 3 pontos, assim como a segunda. A terceira valerá 4 pontos. A somatória das três notas dará a média final.

Outro ponto de critério para aprovação é a média de faltas, segundo a própria UNICAMP.

Cronograma (Plano de Aula)

AGOSTO: 04,11,18 e 25

SETEMBRO: 01 (Avaliação I) ,15, 22 e 29 

OUTUBRO: 06 (Avaliação II), 20 e 27 

NOVEMBRO: 10, 17 (Avaliação III) e 24

DEZEMBRO: 01 (Exame Final)

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas de percepção musical têm natureza eminentemente prática. Exercicios diversos são analisados e resolvidos em sala de aula, além de trabalhos extra classe semanais propostos através do Google Classroom.

Observação (Plano de Aula)

em branco