Turma MU573 - Estágio Pedagógico I - Turma A
MU573 A
Estágio Pedagógico I
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O aluno deverá assumir situações de regência supervisionada de classe, planejando, desenvolvendo e avaliando atividades de música dentro da educação formal - em escolas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) ou escolas especializadas de música - ou ainda em espaços de educação não-formal, como projetos sociais, projetos de extensão universitária, igrejas, programas extracurriculares desenvolvidos em escolas, entre outros. Pelo menos 100 (cem) horas das 400 (quatrocentas) horas totais de estágio têm que ser desenvolvidas na educação básica, preferencialmente em escola pública. O aluno deverá apresentar relatório.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Orientação sobre adequação de atividades para as diversas faixas etárias e diferentes espaços de atuação do educador musical; observação e registro no campo de estágio; planejamento de aulas; avaliação da aprendizagem musical.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil : propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CRUVINEL, Flávia Maria. Educação musical e transformação social- uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Unesp, 2005.
FREGA, Ana Lucia. Música para Maestros. 5ª. ed. Barcelona: Editorial Graó, 2003.
GAINZA, Violeta H. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus , 1988.
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (orgs.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.
ILARI, Beatriz (org.).Em busca da mente musical: ensaios sobre processos cognitivos em música- da percepção à produção.Curitiba: Editora da UFPR, 2006
LOURO, Viviane dos Santos. Educação musical e deficiência- propostas pedagógicas. São Paulo: Estúdio Dois, 2006.
MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (orgs.). Práticas de ensinar música. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
SLOBODA, John A. A mente musical- a psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari.Londrina: UEL, 2008.
SOUZA, Jusamara (Org.). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2000.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
SWANWICK, Keith. Music , mind and education. Routledge: London and New York, 1988.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar aos estudantes contato com o trabalho profissional em diferentes instâncias educativas, onde deverão planejar e desenvolver um projeto educativo-musical. Proporcionar um espaço para estudo, preparação e reflexão sobre a prática pedagógica do educador musical
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno deverá:
- observar e registrar todos os aspectos relevantes relacionados ao campo de estágio e às ações educativas desenvolvidas;
- elaborar e desenvolver um projeto educativo-musical que será acompanhado pelo supervisor no campo de estágio (remotamente) e pelo orientador de estágio em sala de aula;
- apresentar seu projeto para o grupo em sala de aula.
A avaliação será contínua e levará em consideração o desempenho global do aluno, considerando:
- estudos extra-classe (leituras e preparação do material a ser desenvolvido no campo de estágio)
- participação nas orientações individuais e em grupo
- comprometimento no campo de estágio
- confecção do relatório final
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas; debates; planejamento em grupo; orientação individual e em grupo.
Observação (Plano de Aula)
O campo de estágio deverá ser definido impreterivelmente até a terceira semana de aula, de comum acordo com a professora da disciplina.