Turma AP203 - Pintura II - Turma A
AP203 A
Pintura II
Newton da Silva
O docente utilizará a plataforma ZOOM e combinará os encontros com auxílios dos monitores da disciplina
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Fundamentos da linguagem pictórica: composição e relações cromáticas. Estudo das formas de representação da imagem.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Desdobramentos do estudo das Teorias da Cor e da matéria em pintura;
- Estudos da luz natural e artificial sobre as formas estruturadas por meio da linguagem pictórica;
- Questões da sintaxe da linguagem pictórica;
- Os recursos da linguagem da pintura na cor e na composição da ação da luz por meio de filtros, velaturas e esfumato;
- Relação Figura e Fundo;
- Questões compositivas e Relação Cromática;
- Processos da criação artística a partir de temáticas variadas;
- Processos do preparo e aplicação de pigmentos; planejamento cromático da paleta;
- A escolha do material pictórico e as várias possibilidades da técnica mista na pintura, colagens, intervenções físicas no suporte;
- Estudo da produção de artistas pertinentes aos objetivos do semestre e seus processos de criação;
- Introdução ao uso dos Materiais: guache, aquarela, lápis de cor, tempera, pastel seco e oleoso, anilinas e pesquisa com pigmentos naturais (casca de ovo, conchas, pedras, terra, café,chás, flores, etc); tipos e pinceis: chatos, redondos e finos. Suas aplicações e efeitos resultantes.
- Introdução à montagem de telas: chassis, tecidos e bases naturais e sintéticas.
(CONFORME CONSTA DO CATÁLOGO SIGA)
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALAIN-BOIS, Yves. A pintura como modelo. SP: Ed. Martins Fontes, 2009.
ALBERS, Josef. A interação da cor. SP: Martins Fontes, 2009.
_______. Formulation: Articulation. Londres: Thames and Hudson, 2006.
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. SP: DIFEL, 1985.
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. SP: Martins Fontes, 1996.
COLE, Alison. Cor. SP: Ed. Manola, 1984.
FRASER, Tom. O guia completo da cor. SP: Senac, 2007.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. SP: Annablume, 2000.
ITTEN, Johannes. The art of color. The subjective experience and objective racional of color. NY:
Van Nostrand Reinhold company, s/d.
MIRÓ, Joan. A cor dos meus sonhos: entrevistas com Georges Raillard. SP: Estação Liberdade, 1989.
SCHLEMMER, Oskar. Man. Londres: Bauhaus Book, 1971.
SCHAPIRO, Meyer. Mondrian. A dimensão humana da pintura abstrata. SP: Cosac & Naif, 2001.
OSTROWER, Faiga. Universos da arte. RJ: Campos Ed., 1983.
VARICHON, Anne. Colors. What they mean and how to make them. NY, Abrams, 1994.
(CONFORME CONSTA DO CATÁLOGO SIGA)
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar as questões do fazer artístico com a técnica de pintura, dando continuidade a pesquisas de materiais, composição e uso das cores na criação pictórica de forma a ampliar a investigação de poética individual.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação das qualidades expressivas dos trabalhos práticos individuais realizados durante o semestre; Participação do aluno em sala de aula; Envolvimento nas propostas apresentadas; Apresentação de um Relatório Final da disciplina.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas essencialmente práticas, com aspectos teóricos baseadas na leitura de textos específicos e gerais, imagens e conceitos de artistas sobre pintura. Orientação e análise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula. Reflexão crítica sobre a produção pictórica dos principais representantes pertinentes a esse programa.