Turma AP204 - Desenho Artístico II - Turma A

Código / Turma

AP204 A

Nome

Desenho Artístico II

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Rachel Zuanon Dias

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos da linguagem visual. Instrumentalização técnica: materiais e suportes através da história do desenho. Aprofundamento das questões desenvolvidas na disciplina Desenho Artístico I.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1° etapa – agosto e setembro

- instrumentalização: investigar materiais e técnicas molhadas e a relação com materiais e técnicas secas- nanquim, aquarela, lápis de cor e aquarela, grafites, crayon, ponta de pau, canetas esferográficas, colagem, guache, papeis especiais e comuns. Técnicas próprias e híbridas;

- o desenho e a paisagem na obra de artistas brasileiros e internacionais;

- produção de desenhos: conversas individuais e coletivas em aula;

desenho/paisagem/processo da criação:

- participação em palestras de artistas;

- leitura e discussão coletiva de texto (s) sobre processo da criação;

- discussão sobre projeto de artista: desenho e paisagem;

- introdução à conceitos sobre paisagem;

- avaliação 1

2° etapa—outubro e novembro

PROJETO: DESENHO E PAISAGEM

- desenvolvimento de projeto próprio ou coletivo: desenho e paisagem;

- criação e definição do caderno de artista próprio: de projeto, anotações de idéias e de sonhos, rascunhos, experiências com a linguagem, a literatura, o cinema e coisas de interesse e do mundo e/ou caderno de artista: objeto poético;

- escolha do artista a ser investigado para criação do projeto individual e apresentação no coletivo;

- local indicado no campus para desenho de campo e investigação: rotunda saída HC/avenida Guilherme Campos:

idas ao campo/investigação e mapeamento dos desenhos lá existentes e criação e produção gráfica a partir das questões:

* até onde o olho alcança: pontos de vistas possíveis, desenhos existentes;

* linha do horizonte é o limite do ver/pensar à paisagem?

* elementos de linguagem: espaço/cor/forma/matéria

*outras questões.

- definir artista (s) sugerido (s) a ser investigado no projeto e apresentado no coletivo;

- ler bibliografia sugerida e buscar outras específicas;

- montar arquitetura do projeto pessoal ou coletivo: desenho e paisagem/questão a ser investigada, tipo de desenho ( anotação, representação, projeto, outro);estimativa de quantos desenhos serão produzidos, caderno de desenho: anotação do processo da criação; materiais e técnicas escolhidos; criação do dossiê, apresentação da produção e cronograma de desenvolvimento.

- discussões com o professor e colegas;

- cronograma de trabalho: outubro e novembro (geral e pessoal definido com o professor).

 

Lista de artistas a serem investigados: Carmela Gross, Marcelo Moscheta, Ermelindo Nardin, Mira Schendal, Mariannita Luzzati, Luis Zerbini, Sandra Cinto, Evandro Carlos Jardin, Antoni Tàpies, Anselm Kiefer, Gehard Richter e outros.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

ARGAN, Giulio Carlos. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1995

BACHELARD, G. Poética do Espaço. São Paulo: Livraria Martins fontes Editora, 1989.

CATTANI, Icleia (org). DOSSIÊ: Questões do Desenho: Abordagens Contemporâneas. PORTO ARTE, Porto Alegre, UFRGS, v.13, n.23, Nov. 2005. P.07-71.

CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002.

CLARK, Kenneth. Paisagem na Arte. Lisboa: Editora Ulisseia, 1961.

DERDYK, Edith (org.). Disegno. Desenho.Desígnio. São Paulo: Edit. SESC São Paulo, 2007.

________. Linha de costura. São Paulo: Iluminuras, 1997.

DEXTER, Emma (org.) Vitamin D: new perspectives em drawing. New York: Phaidon, 2010.

FABRINNI, Ricardo N.. A Arte depois das Vanguardas. Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.

FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia (org.). Escritos de Artistas: anos 60/70.Rio de Janeiro: Jorge zahar Editor, 2006.

FRANGE, Lucimar Bello Pereira. Por que se esconde a violeta? Isto não é uma concepção de desenho, nem pós-moderna, nem tautológica. São Paulo/Uberlândia: Annablume/Universidade Federal de Uberlândia, 1995.

GUINSBURG, Jacob. O Romantismo. São Paulo: Ed. Perspectiva, 195?.

HOPTMAN, Laura. Drawing now: eight propositions. New York: The Museum of Modern Art, 2009.

NAVES, Rodrigo. O vento e o moinho: ensaios sobre arte moderna e contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

_______. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP/Annablume, 1998.

 

ROSEMBLUM, Robert. La pintura moderna y La tradición Del Romanticismo Nódico: de Friedrich a Rothko. Madrid: Rd. Alianza, 1993.

SCHAMA, Simon. Paisagem e Memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Investigar o desenho e a paisagem na produção moderna e contemporânea: discutir conceitos/obras/processos de criação;

Propiciar ao aluno, por meio do estudo das possibilidades contemporâneas do Desenho, um campo de investigação de materiais, técnicas, elaboração de projeto artístico pessoal e reflexões que estimulem a construção de seu pensamento visual.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas dinâmicas sensoriais propostas em sala de aula.

Cronograma (Plano de Aula)

09/08 – Apresentação dos objetivos e do conteúdo programático da disciplina. Desenho Sensorial e os elementos da natureza: água (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e da dinâmica sensorial, relacionadas ao tema água).

16/08 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 1), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema água. Liberação de conteúdo assíncrono: Desenho Sensorial e os elementos da natureza: ar/vento (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e da dinâmica sensorial, relacionadas ao tema ar/vento).

23/08 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 2), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema água.

30/08 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 3), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema água.

06/09 – Emenda de feriado.

13/09 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 2), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema ar/vento. Liberação de conteúdo assíncrono: Desenho Sensorial e os elementos da natureza: fogo (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e da dinâmica sensorial, relacionadas ao tema fogo).

20/09 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 3), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema ar/vento.

27/09 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 1), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema ar/vento.

04/10 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 3), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema fogo. Liberação de conteúdo assíncrono: Desenho Sensorial e os elementos da natureza: terra (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e da dinâmica sensorial, relacionadas ao tema terra).

11/10 – Emenda de feriado.

18/10 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 1), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema fogo.

25/10 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 2), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema fogo.

01/11 – Emenda de feriado.

08/11 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 1), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema terra.

15/11 – Feriado.

22/11 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 2), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema terra.

29/11 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 3), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema terra.

Metodologia (Plano de Aula)

Divisão do trabalho em duas etapas:

1°- etapa:

Estudo da produção artística de artistas modernos e contemporâneos, principalmente, gráfica (desenho e paisagem)

Leitura e discussões de textos teóricos e críticos e de artistas;

desenvolvimento de desenhos a partir da investigação de conceitos e de questões de linguagem e de materiais e técnicas;

Participação em palestras sobre arte ministradas por artistas e seminários afins.

Viagens para visitação à exposições desenho;

Avaliação 1: produção

2°-etapa:

Apresentação de artistas e obras a serem investigados;

Leitura e discussão de textos;

Apresentação e definição da proposta de práxis do desenho e paisagem: local/rotunda BC e Av.GC saída UNICAMP:

Orientação na criação e no desenvolvimento de projeto pessoal ou coletivo de pesquisa artística: desenho e paisagem; produção no local/ rotunda BC e Av. GC.

Viagens para visitação à exposições desenho;

Produção de dossiê final e apresentação coletiva;

Criação de cronograma dessa etapa e do projeto pessoal de cada aluno;

Avaliação 2: final

 

Observação (Plano de Aula)

em branco