Turma AP213 - Desenho III: Plástica Aplicada - Turma A
AP213 A
Desenho III: Plástica Aplicada
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Plástica aplicada à Arquitetura. Relação: figura, espaço e forma. Espaço bi e tridimensional. Linguagem visual, comunicação gráfica. Meios de expressão. Exercícios de projeto.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
Semana 1
Aula – Apresentação Disciplina, Atividades. Aula expositiva – Introdução à Plástica - Apresentar Atividade 1.
Semana 2
Aula – Aula Expositiva/ Orientação de Projeto- Etapa 1
24/09/20 - leitura texto/ material - para atividade especial 1
Semana 3
Aula – Atividade Especial 1 - Designer Tonny Barbosa
02/10/20 - Prazo para entrega Atividade Especial 1
Semana 4
feedback para a atividade especial 1
Aula – Aula Expositiva/ Orientação de Projeto - Etapa 1
leitura texto/ material - para atividade especial 2
Semana 5
Aula – Atividade Especial 2 - Arquiteta Larissa Lima
Prazo para entrega Atividade Especial 2
Semana 6
feedback para a atividade especial 2
Aula – Aula Expositiva/ Orientação de Projeto- Etapa 1
Semana 7
Aula - Orientação complementar - Arq. Larissa Lima - Projeto - Etapa 1 (combinar horário)
Entrega do Projeto - Etapa 1
Semana 8
Aula – Aula Expositiva/ Orientação de Projeto- Etapa 2
leitura texto/ material - para atividade especial 2
Semana 9
Aula – Atividade Especial 3 - Arquiteta Rosana Vieira
-Prazo para entrega Atividade Especial 3
Semana 10
- feedback para a atividade especial 3
Aula – Aula Expositiva/Orientação de projeto - Etapa 2
- leitura texto/ material - para atividade especial 4
Semana 11
– Semana da Arquitetura
Semana 12
Aula – Atividade Especial 4 - Arquiteta Ana Caprini
-Prazo para entrega Atividade Especial 4
Semana 13
feedback para a atividade especial 4
- 09/12/20 – Orientação de Projeto - Etapa 2
Semana 14
– Orientação de Projeto- Etapa 2
- Orientação Complementar de Projeto- Etapa 2 - Arq. Larissa (combinar horário)
Semana 15
Entrega Projeto - Etapa 2 (classroom)
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARNHEIM, Rudolf. A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Presença, 1988.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003
OSTROWER, F. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
-
Proporcionar conhecimentos teóricos básicos para que o aluno compreenda a atividade plástica enquanto procedimento sensível fundamental na expressão, linguagem e comunicação da arquitetura.
-
Capacitar o aluno a entender os elementos de sintaxe visual na criação artística e arquitetônica.
-
Instigar o desenvolvimento da gestualidade e expressão individual para aplicação em espaços arquitetônicos.
-
Auxiliar o aluno no uso adequado da plástica em arquitetura, desenvolvendo e ampliando os limiares perceptivos e artísticos através de exercícios práticos.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Projeto - Espaço de Inovação Educacional – Estudos plásticos, Partido Arquitetônico e projeto final valor 6 pontos divididos em:
Etapa 1
Projeto - 1,0 pontos – Briefing e prancha conceito
Projeto - 1,0 ponto – Estudo Plástico por desenho – Croquis de evolução e estudo volumétrico
Projeto - 1,0 ponto – Estudos plásticos – modelos e maquetes (físico)
Etapa 2
Projeto - 1,0 ponto - Partido Arquitetônico – Programa de necessidades, organograma, fluxograma, materiais e técnicas construtivas, estudo do entorno.
Projeto - 2,0 Ponto – Planta; 0,5 Ponto Cortes; 0,5 Ponto Elevações; 1 Pontos Plástica e Volumetria – Maquete física ou digital
- Espaço de Inovação Educacional - para alunos FEC
- Local : Estacionamento FEC- Campinas
- Projeto 4 alunos
Atividades Específicas: 4 atividades durante o semestre – valor 1,00 - Atividade em duplas. (Pré-aula, Aula e Feedback)
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
-
O curso se desenvolve por atividades semanais, utilizando de aulas teóricas - síncronas e assíncronas com a discussão de textos escolhidos e de aulas práticas. Os exercícios são propostos e produzidos durante o horário da aula ou extraclasse com a exposição e discussão sistemática da produção dos alunos, tanto individual como coletiva.
- Aulas teóricas expositivas (síncronas e assíncronas) com apoio de material ilustrativo (repertório)
- Pré-aula, Aula e Feedback
- Atividade prática por meio de exercícios plásticos visando a aplicação dos conceitos teóricos apresentados.
- Pesquisa e leituras dirigidas.
- Apresentação dos exercícios e debates.