Turma AP216 - Desenho Industrial I: Introdução à Programação Visual - Turma A
AP216 A
Desenho Industrial I: Introdução à Programação Visual
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
História, teoria e estética do design gráfico. Terminologia e conceitos fundamentais. Identidades e dessemelhanças entre design e arquitetura. Áreas de atuação em programação visual. Método clássico de desenvolvimento de projetos de design aplicado à programação visual. Ergonomia da informação. Semântica do design gráfico. Ética do design gráfico.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
1.Campo do design
1.1. Conceito de design
1.1.1. Similaridades e diferença com relação a outras áreas de atividade.
1.1.2. Áreas do design
1.2. Áreas de atuação em programação visual (tipos de projeto)
1.2.1.Identidade visual.
1.2.2.Editoração
1.2.3.Informação: Sinalização, advertência e infográfico
2. Técnica
2.1. Técnicas de reprodução gráfica
2.2.Suportes
3.Metodologia
3.1.Busca de soluções visuais
3.2.Criatividade
3.3.Métodos de desenvolvimento de projetos aplicados à programação visual.
4.Elementos da história do design gráfico
4.1.Origem da escrita
4.2. Impressão e tipografia
4.3.Revolução Industrial
4.4.Principais movimentos do design gráfico
5.Linguagem do design gráfico
5.1.Dimensões sintática, semântica e pragmática
5.2.Gestalt como codificação visual aplicada à programação visual
5.3.Linguagem visual
5.4.Forma, composição e cor
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AICHER, Otl.; KRAMPEN, Martin. Sistema de signos en la comunicación visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1981
BAER, Lorenzo. Produção gráfica. São Paulo: SENAC, 1999
BOMFIM Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projeto. Campina Grande: Editora Gráfica Rodier Ltda, 1984.
BONSIEPE, Gui (1977) Design: do material ao digital - FIESC, Santa Catarina, p. 17.
CARDOSO, Rafael . Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2000
CRAIG, James, Produção gráfica ED. MOSAICO 1980
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003
FARIAS, Priscila. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio: 2AB, 2001
FERRARA, Lucrécia D'alécio. A estratégia dos signos: linguagem / espaço / ambiente urbano. São Paulo: Perspectiva, 1981.
FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2001
FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. Rio: 2 AB, 2000
HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000
HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Mosaico, 1980
MEGGS, Philip B. - A history of graphic design. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1983
SATUÉ, Enrico - El deseño grafico. Madri: Alianza Editorial, 1988
STRUNCK, Gilberto. Identidade visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa, 1989.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivos Gerais:
Esse curso tem o objetivo de permitir aos alunos o contato com o universo do design em geral e da programação visual em particular, através:
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da construção do conhecimento dos aspetos históricos, técnicos e comunicativos dessa atividade;
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do desenvolvimento de competências projetuais inerentes à programação visual;
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do estabelecimento de valores éticos que conduzam a atividade profissional.
Objetivos Específicos:
Criar condições para que o aluno possa:
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Reconhecer o campo do design em geral.
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Identificar as especificidades das duas principais áreas em que essa atividade tradicionalmente se divide: programação visual e projeto de produto.
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Identificar os diferentes campos de atuação do profissional de programação visual e design gráfico.
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Apontar as diferentes funções da programação visual, com destaque para a informação.
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Vivenciar a prática projetual de design, enfatizando projetos de identidade visual, editoração e informação;
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Apresentar e justificar seu projeto, tanto em texto como em apresentação oral;
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Ampliar a capacidade de crítica e autocrítica nessa área, utilizando a terminologia profissional.
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Identificar fatores comunicacionais, cognitivos, sociais, culturais, técnicos e econômicos que conduzem esse tipo de projeto.
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Construir uma visão humanista em relação ao exercício da programação visual.
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Identificar tendências nessa área.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação das leituras será feita através da produção de um relatório com descrição e comentários das das ideias principais dos textos indicados.
A competência projetura será avaliada através do desenvolvimento de projetos de design gráfico.
A final do curso cada aluno e aluna deverá apresentar um portfólio, entendido como instrumento de avaliação, que deve conter todo material relacionado com a disciplina: rascunhos, anotação, experiencias, pesquisa efetuadas, assim como um relatório da vivência projetual nessa área, visando o a compreensão de sua própria aprendizagem (metacognição).
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Os conteúdos teóricos serão trabalhados em aulas com dinâmicas de leitura e discussão de texto, assim como trabalhos de análise de imagem.
Serão propostos exercícios de programação visual que buscam oferecer uma vivência projetual articulada com os conceitos discutidos.
Os projetos serão avaliados coletivamente como forma de desenvolver a percepção e a consciência crítica, assim como a terminologia profissional.
A entrega desses projetos deve ser acompanhada de um texto que indique a problemática apresentada e a uma justificativa das escolha projetuais.