Turma AP298 - História da Arte II - Turma A
AP298 A
História da Arte II
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas dos Séculos XVII e primeira metade do XVIII na Europa. Compreende o estudo teórico de textos fundamentais para este campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
1. Apresentação do curso.
2. Outras maneiras de representação da figura humana. Discussão e histórico do conceito de Maneirismo. Os diversos “maneirismos” na Itália.
Leitura: O Conceito de Maneirismo. In A. Hauser, Maneirismo, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª ed., pp. 15-48.
3. Outras perspectivas para a configuração do espaço: a pintura em Veneza.
4. Vasari, as Vidas e a história da arte.
Leitura: Seleção das Vidas de Vasari. Blunt, Vasari. In Teoria artística na Itália 1450-1600, São Paulo, Cosac & Naify, 2001, pp. 122-141
5. O estabelecimento de um ideal “clássico”: os Carracci, Domenichino e Poussin.
Leitura: C. Lévi-Strauss, Olhando Poussin. In Olhar-Escutar-Ler, São Paulo, Companhia das Letras, 1997, pp. 7-32
6. O que é o barroco? Arquitetura barroca em Roma.
Leitura: ARGAN, G. C., A arquitetura romana do início do século XVII. In Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004, pp. 264-353; Wölfflin, H., Renascença e Barroco, São Paulo, Perspectiva, 1989, pp. 23-83
7. Caravaggio e seus seguidores.
Leitura: Vidas de Caravaggio de Baglione, Bellori e Mancini; ARGAN, G. C., O “realismo” na poética de Caravaggio. In Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004, pp. 193-209
8. continuação da aula precedente.
9. PROVA
10. Pintura no século XVII: os diversos caminhos.
Leitura: Foucault, M., Las Meninas. In As Palavras e as coisas, S. Paulo, Martins Fontes, 1985, 3ªed.
11. Continuação da aula precedente.
12. Espetacularização e arte: a ópera e a conjunção das artes.
13. Academia francesa e o estabelecimento de gêneros e normas.
Leitura: APOSTOLIDES, J-M., O rei-máquina: espetáculo e política no tempo de Luís XIV, trad.: Claudio C. Santoro, Rio de Janeiro, José Olympio; Brasília, DF, Edunb, 1993; PEVSNER, N., O barroco e o rococó (1600-1750). In Academias de Arte – passado e presente, São Paulo, Cia. Das Letras, 2005, pp. 125-190.
14. Pintura de quadratura e a grande decoração.
15. Encerramento.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999
ARGAN, G. C., História da Arte Italiana, São Paulo, Cosac & Naify, 2003
ARGAN, G. C., Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004
BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.: Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991
BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e Londres, Yale University Press, 1985
BAZIN, G., História da História da Arte de Vasari a nossos Dias, S. Paulo, Martins Fontes, 1989
BRYSON, N., Word and Image. French Painting of the Ancien Régime, Cambridge, 1997
CHASTEL, A, A Arte Italiana, S.Paulo, Martins Fontes, 1991
FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994
GASKELL, I., História das Imagens. In Burke, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad. Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992
GOMBRICH, E. H., A História da Arte, RJ: Guanabara, 1988. (704.7 G585h; IA)
HASKELL, F., Mecenas e Pintores. Arte e Sociedade na Itália Barroca, São Paulo: Edusp, 1997
HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª ed.
HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984
HUMFREY, P. Painting in Renaissance Venice, New Haven,: Yale Univ. Press, 1996
KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven e Londres, Yale University Press, 1990
PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994
PANOFSKY, E., What is baroque?. In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995
ROETTGEN, S., Italian Frescoes: The Early Renaissance, 1400-1470, trad.: R. Stockman, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996
SHEARMAN, J., Mannerism, s/l, Penguin Books, 1990
VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili
VENTURI, L., Historia da critica de arte, Lisboa, Edições 70, 1984
WÖLFFLIN, H., A arte classica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990
WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins Fontes, 1989, 2ª edição
WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália, trad.: M. A. Leite de Barros e A. Steffen, São Paulo, Perspectiva, 1989
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Introduzir o aluno no universo da produção artística européia dos séculos XVII e primeira metade do século XVIII: os estudos serão realizados através de leituras de textos e artigos selecionados, além da análise da obra de artistas do período.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Um trabalho escrito e uma resenha.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, análise de obras de arte selecionadas, discussão dos textos separados.