Turma AP298 - História da Arte II - Turma A

Código / Turma

AP298 A

Nome

História da Arte II

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Mugayar Kühl

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas dos Séculos XVII e primeira metade do XVIII na Europa. Compreende o estudo teórico de textos fundamentais para este campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1. Apresentação do curso.

 

2. Outras maneiras de representação da figura humana. Discussão e histórico do conceito de Maneirismo. Os diversos “maneirismos” na Itália.

Leitura: O Conceito de Maneirismo. In A. Hauser, Maneirismo, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª ed., pp. 15-48.

 

3. Outras perspectivas para a configuração do espaço: a pintura em Veneza.

 

4. Vasari, as Vidas e a história da arte.

Leitura: Seleção das Vidas de Vasari. Blunt, Vasari. In Teoria artística na Itália 1450-1600, São Paulo, Cosac & Naify, 2001, pp. 122-141

 

5. O estabelecimento de um ideal “clássico”: os Carracci, Domenichino e Poussin.

Leitura: C. Lévi-Strauss, Olhando Poussin. In Olhar-Escutar-Ler, São Paulo, Companhia das Letras, 1997, pp. 7-32

 

6. O que é o barroco? Arquitetura barroca em Roma.

Leitura: ARGAN, G. C., A arquitetura romana do início do século XVII. In Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004, pp. 264-353; Wölfflin, H., Renascença e Barroco, São Paulo, Perspectiva, 1989, pp. 23-83

 

7. Caravaggio e seus seguidores.

Leitura: Vidas de Caravaggio de Baglione, Bellori e Mancini; ARGAN, G. C., O “realismo” na poética de Caravaggio. In Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004, pp. 193-209

 

8. continuação da aula precedente.

 

9. PROVA

 

10. Pintura no século XVII: os diversos caminhos.

Leitura: Foucault, M., Las Meninas. In As Palavras e as coisas, S. Paulo, Martins Fontes, 1985, 3ªed.

 

11. Continuação da aula precedente.

 

12. Espetacularização e arte: a ópera e a conjunção das artes.

 

13. Academia francesa e o estabelecimento de gêneros e normas.

Leitura: APOSTOLIDES, J-M., O rei-máquina: espetáculo e política no tempo de Luís XIV, trad.: Claudio C. Santoro, Rio de Janeiro, José Olympio; Brasília, DF, Edunb, 1993; PEVSNER, N., O barroco e o rococó (1600-1750). In Academias de Arte – passado e presente, São Paulo, Cia. Das Letras, 2005, pp. 125-190.

 

14. Pintura de quadratura e a grande decoração.

 

15. Encerramento.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999

ARGAN, G. C., História da Arte Italiana, São Paulo, Cosac & Naify, 2003

ARGAN, G. C., Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004

BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.: Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991

BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e Londres, Yale University Press, 1985

BAZIN, G., História da História da Arte de Vasari a nossos Dias, S. Paulo, Martins Fontes, 1989

BRYSON, N., Word and Image. French Painting of the Ancien Régime, Cambridge, 1997

CHASTEL, A, A Arte Italiana, S.Paulo, Martins Fontes, 1991

FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994

GASKELL, I., História das Imagens. In Burke, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad. Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992

GOMBRICH, E. H., A História da Arte, RJ: Guanabara, 1988. (704.7 G585h; IA)

HASKELL, F., Mecenas e Pintores. Arte e Sociedade na Itália Barroca, São Paulo: Edusp, 1997

HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª ed.

HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984

HUMFREY, P. Painting in Renaissance Venice, New Haven,: Yale Univ. Press, 1996

KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven e Londres, Yale University Press, 1990

PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994

PANOFSKY, E., What is baroque?. In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995

ROETTGEN, S., Italian Frescoes: The Early Renaissance, 1400-1470, trad.: R. Stockman, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996

SHEARMAN, J., Mannerism, s/l, Penguin Books, 1990

VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili

VENTURI, L., Historia da critica de arte, Lisboa, Edições 70, 1984

WÖLFFLIN, H., A arte classica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990

WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins Fontes, 1989, 2ª edição

WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália, trad.: M. A. Leite de Barros e A. Steffen, São Paulo, Perspectiva, 1989

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introduzir o aluno no universo da produção artística européia dos séculos XVII e primeira metade do século XVIII: os estudos serão realizados através de leituras de textos e artigos selecionados, além da análise da obra de artistas do período.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Um trabalho escrito e uma resenha.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, análise de obras de arte selecionadas, discussão dos textos separados.

Observação (Plano de Aula)

em branco