Turma AP404 - Desenho Artístico IV - Turma A
AP404 A
Desenho Artístico IV
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Da observação à construção: a estruturação do desenho como pensamento visual e seus sistemas de representação no período contemporâneo. Desenvolvimento da pesquisa de materiais e suportes. Aprofundamento das questões desenvolvidas na disciplina Desenho Artístico III.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
1. Estudos iniciais da figura humana e suas relações com o espaço:
-
A figura, o espaço:
-
os sistemas de representação, a figura e as ilusões espaciais e as perspectivas;
-
simetria, equilíbrio, ritmo, movimento;
-
composição da figura no espaço.
2. Investigação e experimentação de materiais diversos, suas técnicas e suportes.
3. Estudos sobre o desenho, seus diferentes enfoques e relações, observados na História Geral da Arte e/ou Brasileira: o desenho e seus conceitos, vistos como sistemas de representação nos períodos moderno e contemporâneo.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Andrade, Homero Freitas de. Em nome do corpo. Escritos e pintura de Iacopo Pontormo. São Paulo, Ateliê Editorial, 2005.
Bachelard, Gaston. A intuição do instante. Campinas, São Paulo, Versus Editora, 2007.
Bologne, Jean Claude. A intimidade compartilhada, in Dossiê Toda a nudez. São Paulo História Viva, 2005.
Clark, Kenneth. The Nude. A study in Ideal form. Washington, Princeton University Press, 1984.
Goldberg, RoseLee. Performance. Live Art 1909 to Present. New York, Harry N. Abrams, Inc. Publishers, 1979.
Miranda, Evaristo. Corpo, Território do Sagrado. São Paulo, Edições Loyola, 2002.
Nasio, J.D. Meu corpo e suas imagens. Rio de Janeiro, Zahar. 2008.
Perry, Gill & Paul Woods. Themes in Contemporary Art. London, Yale University Press, 2004.
da Vinci, Leonardo. Leonardo da Vinci on the Human Body. Na anatomical, physiological and embryological drawings of Leonardo da Vinci. New York, Gramercy Books, 1982
Verdon, Jean. O nu natural na Idade Média, in Dossiê Toda a nudez. São Paulo, História Viva.
Vergine, Lea. Body Art and Performance. Milano, Skira, 2000.
Vesalius, Andreas. De humani corporis fabrica. Epitome. Tabulae sex. São Paulo, Editora
Unicamp, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Ateliê Editorial, 2003.
Steiner, Barbara & Jun Yang. Art Works. Autobiography. New York, Thames & Hudson, 2002.
Simblet, Sara. Anatomy for the artist, London, Penguin, 2001.
The nude in contemporary art. The Aldrich Museum of Contemporary Art, 1999.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
1. Apresentar o desenho, para além de seus aspectos artísticos e estéticos, como uma ferramenta, virtual e material, ligada aos mais diferentes projetos humanos.
2. Incorporar o desenho, em sentido amplo, à rotina de pesquisa e trabalho no campo das artes visuais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Adotaremos uma Avaliação Formativa, realizada de maneira progressiva e paralela às diferentes situações propostas durante o curso. A avaliação levará em conta a participação em aula e os exercícios práticos.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, baseada na solução de problemas e na proposição de exercícios. As discussões serão pautadas pelas leituras da bibliografia, pelas aulas expositivas e pela reflexão sobre as práticas artísticas desenvolvidas em sala, estimulando assim processos de criação individuais e/ou coletivos.