Turma AP415 - Escultura I - Turma A
AP415 A
Escultura I
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A escultura moderna inserida nas principais vertentes artísticas da primeira metade do Século XX; investigações decorrentes da ruptura com valores e procedimentos tradicionais;compreensão do espaço, escala, construção do objeto artístico em relação ao ambiente e materiais. das escalas, lugares e materiais para a escultura. O objeto artístico.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-Elementos caracterizadores da Escultura no Sec XX: procedimentos tradicionais e procedimentos híbridos.
-Reconfigurações do dado Espacial na criação tridimensional – limites e abordagens entre o Moderno e o Contemporâneo;
-Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: relações entre materiais, formas e processo na produção;
-Escultura no século XX: desenvolvimento histórico e relação com a poética dos principais representantes desse período; aspectos da mitologia pessoal aplicada à essa produção.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARGAN, G. C. Arte Moderna. Trad. Denise Bottman e Federico Carotti. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna; trad. Waltensir Dutra - São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1988.|
FREIRE, Cristina. Além dos mapas, os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: SESC: Annablume, 1997.
_____________. Poéticas do processo. Arte conceitual no Museu. São Paulo: MAC USP: Iluminuras, 1999.
FOCILLON, Henri. A vida das formas. São Paulo: Edições 70, 1988.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998;
MONTANER, Josep Maria. La modernidad superada, arquitetura, arte y pensamento del siglo XX; Barcelona: Editorial Gustavo Gilli; 1997.
READ, Herbert. Modern Sculpture – a concise history; Nova York: World of Art,1998.
SUBIRATS, Eduardo. Vanguardas, Mídia e Metrópoles; trad. Nilson Moulin São Paulo: Studio Nobel, 1993.
TASSINARI. Alberto. O espaço moderno. São Paulo: ed. Cosac & Naif, 2001.
ZANINI, Walter. Tendências da escultura moderna; São Paulo, Ed. Cultrix, s.d.
WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac&Naif, 1999.
ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo: Cultrix, 1982.
FABRIS, Annateresa (et alli). Tridimensionalidade na arte brasileira. São Paulo: Cosac&Naif, 1997FABRIS, Annateresa (et alli). Tridimensionalidade na arte brasileira. São Paulo: Cosac&Naif, 1997.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
1. Analisar as modificações históricas da categoria de Escultura.
2. Conceber a escultura, para além de um conjunto de técnicas utilizadas no campo das artes, como potência plástica ou capacidade de transformação dos corpos, objetos e ações, ligadas aos mais diferentes projetos humanos.
3. Produzir obras tridimensionais de caráter experimental e desenvolver um discurso poético que conjugue interesses de pesquisa, aprendizagem de técnicas construtivas e ampliação do repertório em História da Arte.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Adotaremos uma Avaliação Formativa, realizada de maneira progressiva e paralela às diferentes situações propostas durante o curso. A avaliação levará em conta a participação em aula e os exercícios práticos.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, baseada na solução de problemas e na proposição de exercícios. As discussões serão pautadas pelas leituras da bibliografia, pelas aulas expositivas e pela reflexão sobre as práticas artísticas desenvolvidas em sala, estimulando assim processos de criação individuais e/ou coletivos.