Turma AP415 - Escultura I - Turma A

Código / Turma

AP415 A

Nome

Escultura I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Antonio Gabriel Gonçalves Ewbank

Ementa (Catálogo da DAC)

A escultura moderna inserida nas principais vertentes artísticas da primeira metade do Século XX; investigações decorrentes da ruptura com valores e procedimentos tradicionais;compreensão do espaço, escala, construção do objeto artístico em relação ao ambiente e materiais. das escalas, lugares e materiais para a escultura. O objeto artístico.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

-Elementos caracterizadores da Escultura no Sec XX: procedimentos tradicionais e procedimentos híbridos.

-Reconfigurações do dado Espacial na criação tridimensional – limites e abordagens entre o Moderno e o Contemporâneo;

-Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: relações entre materiais, formas e processo na produção;

-Escultura no século XX: desenvolvimento histórico e relação com a poética dos principais representantes desse período; aspectos da mitologia pessoal aplicada à essa produção.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARGAN, G. C. Arte Moderna. Trad. Denise Bottman e Federico Carotti. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna; trad. Waltensir Dutra - São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1988.|

FREIRE, Cristina. Além dos mapas, os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: SESC: Annablume, 1997.

_____________. Poéticas do processo. Arte conceitual no Museu. São Paulo: MAC USP: Iluminuras, 1999.

FOCILLON, Henri. A vida das formas. São Paulo: Edições 70, 1988.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998;

MONTANER, Josep Maria. La modernidad superada, arquitetura, arte y pensamento del siglo XX; Barcelona: Editorial Gustavo Gilli; 1997.

READ, Herbert. Modern Sculpture – a concise history; Nova York: World of Art,1998.

SUBIRATS, Eduardo. Vanguardas, Mídia e Metrópoles; trad. Nilson Moulin São Paulo: Studio Nobel, 1993.

TASSINARI. Alberto. O espaço moderno. São Paulo: ed. Cosac & Naif, 2001.

ZANINI, Walter. Tendências da escultura moderna; São Paulo, Ed. Cultrix, s.d.

WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 

TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac&Naif, 1999. 

ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo: Cultrix, 1982. 

FABRIS, Annateresa (et alli). Tridimensionalidade na arte brasileira. São Paulo: Cosac&Naif, 1997FABRIS, Annateresa (et alli). Tridimensionalidade na arte brasileira. São Paulo: Cosac&Naif, 1997.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

1. Analisar as modificações históricas da categoria de Escultura.

2. Conceber a escultura, para além de um conjunto de técnicas utilizadas no campo das artes, como potência plástica ou capacidade de transformação dos corpos, objetos e ações, ligadas aos mais diferentes projetos humanos.

3. Produzir obras tridimensionais de caráter experimental e desenvolver um discurso poético que conjugue interesses de pesquisa, aprendizagem de técnicas construtivas e ampliação do repertório em História da Arte.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Adotaremos uma Avaliação Formativa, realizada de maneira progressiva e paralela às diferentes situações propostas durante o curso. A avaliação levará em conta a participação em aula e os exercícios práticos.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, baseada na solução de problemas e na proposição de exercícios. As discussões serão pautadas pelas leituras da bibliografia, pelas aulas expositivas e pela reflexão sobre as práticas artísticas desenvolvidas em sala, estimulando assim processos de criação individuais e/ou coletivos.

Observação (Plano de Aula)

em branco