Turma AP498 - História da Arte IV - Turma A

Código / Turma

AP498 A

Nome

História da Arte IV

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

oferecimento inteiramente presencial

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria De Fatima Morethy Couto

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina acompanha e discute as transformações ocorridas na produção artística europeia, a partir da produção apresentada por Manet até o desenvolvimento das vanguardas históricas no começo do Século XX. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários. 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

aula 1 . Apresentação do curso

 

aula 2. Baudelaire e “O pintor da vida moderna”

texto para discussão: Charles Baudelaire, “O pintor da vida moderna”,

 

aula 3. Manet e a arte acadêmica francesa

texto para discussão: Jorge Coli, “Manet: o enigma do olhar”, in Adauto Novaes, O olhar, São Paulo, Cia. das Letras, 1990.

 

aula 4. Considerações sobre o Impressionismo.

texto para discussão: Charles Harrison, “Impressionismo, Modernismo e Originalidade”, in Modernidade e modernismo: a pintura francesa do século dezenove, São Paulo, Cosac & Naify, 1998 (pp. 141 até 167)

 

aula 5. A pintura de Monet e Renoir

 

aula 6. A vida como espetáculo: Degas e Toulouse-Lautrec

 

aula 7. Para além do Impressionismo: a obra de Paul Cézanne

texto para discussão: Charles Harrison, “Cézanne”, in Francis Frascina et alii, Modernidade e modernismo: a pintura francesa do século dezenove, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

 

aula 8. A arte de Van Gogh e de Gauguin

textos para discussão: M. Schapiro, “Sobre um quadro de Van Gogh”, in Arte moderna: séculos XIX e XX, São Paulo, Edusp, 1996 e “Paul Gauguin: teorias sintetistas”, in Herschel B. Chipp, Teorias da Arte Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1999.

 

aula 9 . Arte e ciência: a obra de Seurat e dos Neo-Impressionistas.

texto para discussão: A.M. Pedrillart, “Seurat: a ciência do pintor”, in Adauto Novaes, Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994.

 

aula 10. O movimento de Artes e Ofícios na Inglaterra. A art nouveau na França e na Bélgica

 

aula 11. O simbolismo na França e os Pré-rafaelitas na Inglaterra

 

aula 12. A arte em Viena. Klimt e Egon Schiele

texto para discussão: C. Schorske, “Gustav Klimt: pintura e crise do ego liberal”, in Viena fin-de-siècle, São Paulo, Cia das Letras e Campinas, Ed. Unicamp.

 

aula 13. A escultura de Rodin

Seminário: R. Krauss, “A questão da porta do Inferno”, in Caminhos da Escultura moderna, São Paulo, Martins Fontes.

 

aula 14. Fauvismo e Expressionismo

Seminário: “O expressivo e o expressionista”, Charles Harrison et alii, 1998, pp. 62-81.

 

aula 15. A invenção do cubismo. A obra de Braque e Picasso.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

DES, Dawn, Arte na América Latina, São Paulo, Cosac & Naify, 1997.

ARGAN, G. C., Arte moderna, São Paulo, Cia das Letras, 1992.

BARILLI, Renato, Art Nouveau, São Paulo, Martins Fontes, 1991.

CÉZANNE, Paul, Correspondência, São Paulo, Martins Fontes, 1992.

CHIPP, Herschel B., Teorias da Arte Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1999.

COLI, Jorge, A noite estrelada, São Paulo, Brasiliense, 1985 (Coleção Encontro radical).

FRANCASTEL, Pierre, O Impressionismo, São Paulo, Martins Fontes, 1988.

_____, Pintura e sociedade, São Paulo, Martins Fontes, 1990.

FRASCINA, Francis et alii, Modernidade e modernismo: a pintura francesa do século dezenove, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

GOMBRICH, Ernst, História da Arte, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1993.

HARRISON, Charles et alii, Primitivismo, cubismo, abstração: começo do século vinte, São Paulo, Cosac & Naify, 1998.

JANSON, H., História da arte, São Paulo, Martins Fontes, 1992.

KRAUSS, Rosalind E., Caminhos da Escultura Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1998.

MERLEAU-PONTY, Maurice, “A dúvida de Cézanne”, Coleção Os Pensadores, vol. XLI, São Paulo, Abril Cultural, 1975.

MICHELI, Mario de, As vanguardas artísticas, São Paulo, Martins Fontes, 1991.

NOVAES, A. (org.), O olhar, São Paulo, Cia. das Letras, 1990.

_____, Ética, São Paulo, Cia. das Letras, 1992.

_____, Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994.

_____, A crise da razão, São Paulo, Cia. das Letras.

PEVSNER, Nikolaus, Os pioneiros do desenho moderno. De William Morris a Walter Gropius, São Paulo, Martins Fontes, 1995.

_____, Origens da Arquitetura Moderna e do Design, São Paulo, Martins Fontes, 1996.

RENOIR, Jean, Pierre-Auguste Renoir, meu pai, São Paulo, Paz e Terra, 1988.

RUSKIN, John, As pedras de Veneza, São Paulo, Martins Fontes, 1992.

SCHAPIRO, Meyer, Arte moderna: séculos XIX e XX, São Paulo, Edusp, 1996.

_____, Impressionismo, São Paulo, Cosac & Naify, 2001.

STANGOS, Nikos (org.), Conceitos da arte moderna, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 1991.

WOLLHEIM, Ricard, A arte e seus objetos, São Paulo, Martins Fontes, 1994.

WOODFORD, Susan, A arte de ver a arte, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1983.

ZOLA, Émile, A batalha do Impressionismo, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introduzir o aluno no universo da arte europeia do século XIX, a partir da análise de obras e da discussão de textos de artistas e historiadores. Busca-se compreender e situar o surgimento das vanguardas e os movimentos de contestação ou assimilação do sistema de ensino acadêmico. Além disso, pretende-se discutir a relação entre arte e arquitetura, arte e elementos da vida quotidiana.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

2 avaliações dissertativas com um total de 3 questões, cada qual valendo 2,0 pontos) e um trabalho a ser entregue no final do curso (valendo 4,0 pontos).

Cronograma (Plano de Aula)

aula 1. Arpresentação do curso. Sobre o Orientalismo e a representação do nu feminino

aula 2. Delacroix e o romantismo francês

aula 3.  Dois realismos: Géricault e Courbet

aula 4.  Manet: pintor da vida moderna?

aula 5. Considerações sobre o Impressionismo. A pintura de Monet e Renoir

aula 6. Degas e a fotografia. Sobre o Japonismo  

aula 7. Para além do Impressionismo: a obra de Paul Cézanne

aula 8. Van Gogh e Toulouse-Lautrec

aula 9. Mulheres artistas no século XIX: Mary Cassat e Berthe Morrisot

Aula 10. Gauguin, a representação do “outro” e o simbolismo

aula 11. Movimento de Artes e Ofícios na Inglaterra. Os pré-rafaelitas. As primeiras Exposições Universais. Whistler

aula 12. Art Nouveau

aula 13. A arte em Viena. Klimt e Egon Schiele

aula 14. Arte e ciência: a obra de Seurat e dos Neo-Impressionistas

aula 15.  A escultura de Rodin

Metodologia (Plano de Aula)

Discussão de textos previamente selecionados; análise e discussão de obras de arte.

Observação (Plano de Aula)

em branco