Turma AP520 - Gravura I - Turma A
AP520 A
Gravura I
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução à gravura em relevo. A xilografia como linguagem expressiva. História da gravura européia: séculos XV à XVIII, e Brasil. A gravura de madeira de fio e de topo, linoleogravura e variantes. Impressões diretas e simples: monotipias, carimbos e pochoir.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Parte I: Atividades práticas: gravação e impressão em relevo
- As matrizes: sua origem (madeira maciça, madeira compensada ou linóleo), seu preparo e o desenvolvimento de um projeto visual;
- Carimbos, monotipias e monoprint: gravação e impressão. Impressões diretas. Impressões em relevo;
- Xilogravura monocromática e policromática;
- Linóleogravura;
- Gravura em topo de madeira;
- Gravação: entalhe (domínio das ferramentas necessárias e sua afiação);
- Impressão: procedimentos básicos (com colher e na prensa);
- Experimentos de impressão em suportes diferentes.
Parte II: Breve histórico da Xilogravura no Ocidente
- A xilogravura medieval;
- A xilogravura e os livros (incunábulos e tipografia);
- A gravura na Europa na época do renascimento e do Barroco;
- Artes Gráficas - a xilogravura de ilustração (William Blake e Gustave Doré);
- A xilogravura Moderna: Edward Munch e Paul Gauguin;
- A gravura de Expressionismo Alemão (Blauer Reiter e Die Brücke);
Parte III: História da Gravura Brasileira
- Primórdios da Gravura Brasileira;
- A gravura de Oswald Goledi, Livio Abramo e Lasar Segall (anos 30 e 40), Marcelo Grassmann;
- A vinda de Axl Leskoschek ao Brasil e suas influências, Renina Katz;
- A gravura abstrata de Fayga Ostrower, Maria Bonomi e outros (anos 50 e 60);
- Os Clubes de Gravura (a arte engajada);
- A xilogravura de Cordel (Nordeste);
- A xilogravura na Arte Contemporânea, suas características e questões;
- A xilogravura no Japão (Ukio-ê): Utamaro, Hiroshige, Hokusai, Sharaku, a xilogravura na China;
Parte IV: Monotipia e Monoprint: Aspectos Históricos e características da técnica, sua origem e presença na contemporaneidade;
- A monotipia e as impressões diretas;
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BENSON, Richard. The Printed Picture. New York: The Museum of Modern Art, 2008
CATAFAL, Jordi; OLIVA, Clara. A Gravura. Ed. Estampa, Lisboa, Portugal, 2003
COSTELLA, Antonio. Introdução à Gravura e História da Xilogravura. Campos de Jordão: Editora Montiqueira, 1984
DAWSON, John. Guia Completo de Grabado e Impression: Técnica e Materiales. H. Blume Edciones, 1982
EICHEBERG, Fritz. The Art of the Print: Masterpieces history, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. São Paulo: Melhoramentos, 1976
GASTON-PETIT, Badio Abadela. Envolving Techniques in Japanese Woodblock Prints. Tokyo: Kadanska international Ltda., 1977
HERKOVITZ, Anica. Xilogravura: Arte e Técnica. Porto Alegre: Tchê, 1986
IVINS JR, W.M. How Prints Look. Photographs with Commentary. Boston: Beacon Press, 1994
LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Editora Civilização Brasileira, 1966
MARTINS, Itajahi. Gravura: Arte e técnica. São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura, 1987
SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009
WALKER, George A. The woodcut Artist’s Handbook. Firefly Books, Canadá, 2005
WALKER, George A. The Woodcut Artist's Handbook. Fire fly books, 2005
WESTHEIM, Paulo. El Grabado en madera. México: Fundo de Cultura Econômica: 1967
WYE, Deborah. Thinking Print: Books to Bilboards, 1980-1995; New York: The Museum of Modern Art
Xilógrafos Nordestinos. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1977
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Introdução às características e pesquisa da Gravura: impressões diretas e indiretas. A Monotipia e Monoprint. História e características;
- Introdução ao universo da gravura, mais especificamente ao da xilogravura, sua história e o desenvolvimento dos procedimentos técnicos necessários para uma poética visual vinculada à xilogravura. Características de gravura em relevo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Avaliações individuais das atividades desenvolvidas em classe;
- Avaliação final (semestre): apresentação do projeto gráfico individual desenvolvido
durante o semestre;
Serão considerados:
- Projeto gráfico envolvendo pesquisas e experimentações gráficas (imagens enviadas
on-line);
- Participação nas aulas;
- Discussão e aprofundamento das leituras de textos sobre o assunto e pesquisas a serem
desenvolvidas (seminário).
- Participação nas palestras de artistas convidados.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
- Aulas expositivas sobre a origem da xilogravura. Seu desenvolvimento histórico e seu vínculo com o livro. Aulas com indicação de leituras de textos e acompanhadas de imagens e livros;
- Aulas práticas envolvendo desde o preparo da matriz (desenho, entalhe e gravação) até a impressão (com colher e na prensa);
- Visitas á exposições e/ou ateliês coletivos ou particulares de artistas gravadores (optativo);
- Orientação individual no desenvolvimento do projeto gráfico individual. Incentivo à pesquisa gráfica individual. A busca de uma poética gráfica.