Turma AP615 - Escultura III - Turma A
AP615 A
Escultura III
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Abordagens sobre a constituição e relações próprias do pensamento artístico tridimensional na atualidade. Novas estratégias critico-criativas e proposições da arte pública e urbana contemporâneas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Teórico: aspectos espaciais e temporais no desenvolvimento da escultura ocidental – aulas expositivas com apresentação de obras, artistas e movimentos com discussão de textos complementares.
Prático: elaboração e discussão de projetos sob a orientação do professor, execução de um trabalho prático e rgistro do percurso em dossiê contendo comentários sobre a bibliografia básica.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo-Vértice e ruptura do Projeto Construtivo Brasileiro. Cosac&Naify, São Paulo, 2000.
FABRIS, Annateresa et alli. Tridimensionalidade na Arte Brasileira. Cosac&Naify, São Paulo, 1997.
FARIAS, Agnaldo Aricê Caldas. Esculpindo o espaço. A Escultura Contemporânea e a busca de novos modos de relação com o espaço. Tese de Doutoramento, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Moraes Belluzo, FAU-USP, 1997.
HOLT, Nancy et alli. The Writings of Robert Smithson. Essays With Illustrations. New York, 1979.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. Martins Fontes, São Paulo, 1998.
OXLEY, Nicola et alli. Instalation Art. Thames and Hudson Ltd., London, 1996.
TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. Cosac&Naify, São Paulo, 2001.
TUCKER, William. A linguagem da escultura. Cosac&Naify, Ed. São Paulo, 1999.
VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico. Ed. 34, São Paulo, 1993.
WITTKOWER, Rudolf. Escultura. Martins Fontes, São Paulo, 1989.
ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. Ed. Cultrix, São Paulo, 1971
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Teóricos: possibilitar ao aluno a compreensão da importância do aspectos espaciais e temporais envolvidos no desenvolvimento da escultura ocidental do Renascimento até os dias atuais.
Práticos: explorar relações espaciais e temporais na criação de formas tridimensionais, aprofundando, ao mesmo tempo, o conhecimento sobre a natureza e a especificidade dos materiais naturais, processados e industrializados, a utilização e a intersecção de vários meios, as possibilidades dos diferentes procedimentos técnicos e por fim, as formas de inserção e comunicação com o espaço físico.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Atividade 1 - PAISAGEM INTERNA – Statement sobre o processo poético pessoal em arte e
espacialidade peso 4 (ind)
Atividade 2 - Maquete / Caderno de processos criativos para o projeto final = peso 2 (ind)
Atividade 3 - PAISAGEM EXTERNA – Projeto ou Ação / intervenção na paisagem = peso 4
(em grupos)
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Exposição de conceitos e debate
Realização de exercícios em sala,
Elaboração de Projetos Práticos;