Turma AP618 - Cerâmica II - Turma A
AP618 A
Cerâmica II
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Conhecimentos artesanais da cerâmica. Uso do forno. O engobe, os esmaltes vitrificáveis e outras. Suas propriedades. Processo de criação e consideração geral sobre os seus aspectos sociais. Processos de expressão. Aplicações artesanais e industriais. O torno e sua função.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
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Conhecimento artesanais da cerâmica:
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utilizar maquinário extrusora.
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Slab roller
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Suas aplicações
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Tipos de queima, tipos de forno:
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atmosféricas oxidante-redutora
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combustão calor, a gás, lenha, elétrico
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alta-média, baixa temperatura
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Esmaltes:
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composição
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esmaltação, banho, imusão, pincel, pulverizar
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propriedades – temperaturas
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Processo de criação:
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ampliação da peça
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dificuldades causadas pela dimensão
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Aplicação artesanais
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Produção individual
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Aplicação industrial – Múltiplos:
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aumento da produção
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proposta de trabalho em grupo
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Torno:
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centralizar amassa cerâmica
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abrir a peça
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arrematar a peça (ponto, couro)
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Bibliografia (Catálogo da DAC)
LEACH, Bernard. “Manual Del Ceramista”. Ed. Blume, Barcelona, 1981.
“Ceramics”. Sunset Book, 1973. Iane Publisching Co.
GABBAI, Miriam B.B. “Cerâmica Arte da Terra”. São Paulo, Callis, 1987.
RANDAL, Ruth. “Ceramics and Pottry”.
OSBORNE, Harold. “Estética e Teoria da Arte”. São Paulo, Cultrix, 1974.
PRATS, Imma. “La Cerâmica”. Barcelona, Ed. De Vecchi, 1978.
HEAD, Herbert. “O sentido da arte”. 4a ed., São Paulo, Ibrasa, 1978.
CHITI, Jorge Fernandez. “Curso Prático de Cerâmica”. Ediciones Del Taller, Condorshuasi Torno 1, 2 e 3.
CHITI Jorge Fernandez. “Como esmaltar em cerâmica”.
DRAKE, K. “Cerâmica sim torno”. Editorial Kapelusz Coleccion como Hacer.
WOODY, Elsbeths. “Cerâmica a mano”. Ediciones Ceal.
GERALDINE Christy and SARA Pearch. “Cerâmics”. Hanlyn
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
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Estimular a imaginação e a criatividade dos alunos.
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Apresentar recursos técnicos que provoquem o desenvolvimento do aluno, facilitando sua expressão.
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Provocar a pesquisa artística para um resultado gratificante ao aluno.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Acompanhamento semanal das peças realizadas (pelo Google meet);
Apresentação de todos os trabalhos práticos no final da disciplina (pelo Google meet);
Relatório final sobre o processo de criação dos trabalhos por e-mail;
Análise textual do trabalho pessoal desenvolvido ao longo da disciplina, sob o ponto de vista da forma e dos conceitos envolvidos (por e-mail).
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
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Apresentação de filmes e dispositivos
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Visita a uma cerâmica (oficina)
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Estímulo à própria confecção de peças
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Orientação à pesquisa