Turma AP699 - Atividades Artísticas - Culturais - Ensino VI - Turma A

Código / Turma

AP699 A

Nome

Atividades Artísticas - Culturais - Ensino VI

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Disciplina remota.

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jurema Luzia de Freitas Sampaio

Ementa (Catálogo da DAC)

Ampliação e enriquecimento da cultura em geral, bem como de experiências pontuais no circuito artístico vigente. Participação como organizador, assistente ou expositor em atividades artísticas, culturais, ensino e científicas, workshops orientados (produção cultural, cenografia, mostra individual e coletiva em instituições especializadas e afins; visitas monitoradas a ateliês, exposições e acervos; atividades de extensão como congressos e seminários em áreas de Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino e afins). Critérios a serem definidos pela Comissão de Graduação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

 Definições para Arte e Cultura na atualidade;
- Questionamentos, negociações e formatações da produção artística frente ao circuito cultural
vigente;
- Entre o campo da Arte e seus protagonistas. Reconhecimento dos Agentes Artísticos;
- Troca de experiências a partir da participação em projetos, eventos, exposições ou demais formas
da produção artística na atualidade;
- Elementos de monitoria, assessoramento e produção em projetos artísticos;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço Reis, Gláucia Renate
Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas.
São Paulo: Ed. Perspectiva, 2009.
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. Tradução de Sandra Castello Branco. São Paulo: Editora
UNESP, 2005, 205 p.
SALLES, Cecília Almeida. Arquivos de criação: arte e curadoria. São Paulo: Editora Horizonte,
2010.
NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011. São
Paulo: SESC, 2010.
CUNHA, Maria Helena. Produção Cultural. O profissional em formação. São Paulo, Duo Editorial,
2007.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Contribuir para a formação de artistas e arte-educadores para que estejam preparados e aptos ao desenvolvimento de práticas voltadas à interculturalidade e à inclusão cultural;

Possibilitar a abertura de espaços para a atuação dos estudantes em: escolas, instituições culturais, museus, ONG diversas e outros;

Fomentar o uso consciente e produtivo de suportes tecnológicos como lugares e espaços de atuação cultural, artística e docente.

Desenvolver ações globais com ênfase em cultura local.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A primeira diz respeito a uma atividade de extensão relacionada à intervenções artísticas/culturais e educacionais em variados suportes, contando com recursos materiais e imateriais, em espaços físicos e virtuais. 

 

A segunda requer uma apresentação ilustrada por imagens e vídeos da ação desenvolvida, assim como, suas respectivas análises e reflexões.

 

Obs.:

A disciplina se insere no contexto do Programa de Curricularização da Extensão do curso de Graduação em Artes Visuais.

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

As orientações sobre os projetos a serem desenvolvidos pelos estudantes serão oferecidas de forma presencial e remota para trocas das experiências inter-atividades e relatos dessas vivências.

As apresentações das ações realizadas serão compartilhadas através das falas de seus autores e dos registros de imagens fotográficas e vídeos realizados a partir da realização dos experimentos.

 

Observação (Plano de Aula)

Os encontros da disciplina serão totalmente virtuais, embora os eventos frequentados possam ser presenciais (devidamente autorizados pelos poderes responsáveis), com preferência para eventos virtuais, para análise desse tipo de formação.