Turma AP709 - Arte e Novos Meios I - Turma A
AP709 A
Arte e Novos Meios I
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina propõe apresentar e discutir as linguagens tecnológicas enfocando a criação digital para construção da pesquisa artística: a imagem eletrônica videobjetos, videoinstalações e outros, ambientes interativos e imersivos. Ferramentas de tecnologia e Comunicação.Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Discussão e vivência de produção com arte tecnológica no âmbito da dinâmica ininterrupta das interfaces emergentes em nossa contemporaneidade.
- Contextualização e estudo de casos;
-
Mídias emergentes: a extinção da estabilidade “tecno-lógica”;
-
Sentidos, corporalidade e mediação expressiva: imersão X expansão transformadora da realidade material e cognitiva;
-
Obra e trabalho artístico: da performance à instalação - processos, personagens e audiência sob enfoque sistêmico.
- Desenvolvimento e produção de ensaios, projetos e/ou produtos artísticos que discutam e expressem criativamente os contextos abordados.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BÁSICA
JONES, Caroline (Ed.). (2006) Sensoruium – embodied experience, technology and contemporary art. London / Massassuchets, MIT Press
LEÃO, Lúcia (2005). O chip e o caleidoscópio - reflexões sobre novas mídias. São Paulo: SENAC,
NOSANGO, Nicola. (2008) A extinção dos tecnossauros: histórias de tecnologias que não emplacaram. Campinas, Ed. Unicamp,
PAUL, Christiane.(2003) Digital art. New York: Times & Hudson.
TÜRKLE, (2010) Christofer. Sociedade excitada. Filosofia da sensação. Campinas, Ed. Unicamp.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Capacitar o aluno a articular criticamente abordagens em torno das implicações estéticas e dinâmicas das tecnologias emergentes de comunicação e expressão contemporâneas, em suas relações com o humano, no que tange ao corpo, à sensibilização e à cognição.
- Incrementar o repertório conceitual e poético do aluno através da viabilização de conceitos estéticos emergentes e pouco comuns.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Capilaridade dos seminários apresentados com o tema e o âmbito da discilpina;
Autoavaliação dos trabalhos práticos individuais.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Explanações em ambientes virtuais ao vivo e gravadas, apresentação de seminários, fomento ao exercício criativo em confinamento, orientações individuais, acompanhamento nas etapas de criação, produção e pós-produção. Fomento à realização interdisciplinar.
- Provocação, diálogo, leituras críticas, contatos audiovisuais, pesquisas de campo (quando for o caso), realização de trabalhos monográficos (individuais e em grupos) e/ou audiovisuais.