Turma AP862 - Estágio Pedagógico II - Turma A
AP862 A
Estágio Pedagógico II
Google Classroom, WhatsApp
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento de atividades de estágio que aprimorem o conhecimento da prática docente em espaços escolares e não-escolares; realização de atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação praticar elementos da arte-educação no ambiente profissional. Análise crítica de projetos praticados na realidade brasileira. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
1- Apresentação do curso, professor e alunos - Estágio como ritual de passagem
2- Educação e Complexidade
3- Cultura Visual e Cultura do Espetáculo - Relatos sobre experiências educativas pessoais e/ou imaginativas relacionadas ao tema
4- Experiência relacional Pedagógica - Projeto Pedagógico - Pesquisa sobre experiências interdisciplinares - interterritorialização -
5- Espaços educacionais formais e não formais e suas relações de produção
6- Intergeracionalidade, identidade, autoria e produção em artes
7- Educação museal
8- O mediador cultural: algumas reflexões sobre o campo
9- Possibilidades educativas inseridas no âmbito comunitário - comunidades de práticas
10- Práticas educativas e reflexões baseadas na cultura indígena
11- Materiais didáticos voltados para a diversidade - Pensamento Decolonial - Discussão sobre as reflexões apresentadas
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALBANO, Ana Angélica. Apenas Brincando? In Arte e Educação no Ensino Fundamental. GONÇALVES, Tatiana Fecchio da Cunha DIAS, Adriana Rodrigues (Orgs.). No prelo
ANDRADE, Carlos Drumond. A Educação do Se Poético. Transcrito do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro – RJ, 20.07.74. Disponível em http://www.ccsa.ufrn.br/5sel/v2/pdf/minicurso06_aeducacaodoserpoetico.pdf (acesso 08/2009)
BORTORE, Cristiano. Filme Vermelho como o Céu. Produção de Cristiano Bortone e Daniele Mazzocca, 95min. Abril de 2007 California Filmes.
FAVERO, Sandra Maria Correia. As Inquietações do Artista-Professor In Da Pesquisa: Revista de Investigação em Artes, Florianópolis/SC. Volume 2 Número 2. Disponível em http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/plasticas/sandra_favero.pdf (acesso 08/2009)
GAROIAN, Charles et all. O Espetáculo da Cultura Visual. In: Revista DATJournal v.5 n.2 2020. p. 222-238.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes, 1986 (p.09-30)
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005.
PAULNACK, Karl. Resumo do Encontro de Boas Vindas. Tradução Tatiana Fecchio Gonçalves (não publicado). 2004
SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: Construção da Obra de Arte. 2a. Edição. Prefácio: Jean-Claude Bernardet. São Paulo: ed.Horizonte,2006.172 p.
SIMÃO, Selma Machado. O ensino de Artes Visuais e a formação no contexto contemporâneo. Revista Educação, Artes e Inclusão. Vol. 16, n. 1, Jan/Mar. 2020.
REILY, Lúcia. Armazém de imagens: ensaio sobre a produção artística de pessoas com deficiência. Campinas, Papirus, 2001.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Completando as horas de estágio exigidas, essa disciplina segue a mesma dinâmica e apresenta os mesmos objetivos da disciplina AP762, tendo também o objetivo de acompanhar as atividades de estágio junto às Instituições de educação formal e não formal, promover a familiarização com a bibliografia da área e o debate sobre a prática de ensino visando instrumentalizar para práxis pedagógica, na docência em Artes Visuais. Assim, o estudante obterá a oportunidade de realizar: o desenvolvimento de atividades de estágio que aprimorem o conhecimento da prática docente em espaços escolares e não-escolares; a realização de atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação praticar elementos da arte-educação no ambiente profissional e exercitar a análise crítica de projetos praticados na realidade brasileira. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.
A disciplina tem o objetivo de permitir que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:
-
Elaborar projeto e relatório de estágio;
-
Relacionar os conceitos teóricos estudados com elementos observados na prática de estágio;
-
Compartilhar as experiências vivenciadas na atividade lecionar em Arte;
-
Criticar e aceitar críticas
-
Discutir conceitos relativos às linguagens artísticas
-
Compreender a função da educação e sua inserção em ambientes educacionais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação em todas as atividades presenciais da disciplina; apresentações de temas referentes aos conteúdos estudados; realização de postagens no mural e devolutivas das atividades postadas na Plataforma Classroom; avaliação do Relatório de Estágio.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas presenciais expositivas dialógicas; Apresentações de temas dos conteúdos das disciplinas; Atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas; Atividades postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; Acompanhamento da elaboração dos relatórios de Estágio.