Turma AC003 - Laboratório de Prática Teatral: Dramaturgia - Turma A
AC003 A
Laboratório de Prática Teatral: Dramaturgia
Google Classroom
Newton da Silva
15 Aulas Presenciais, com duração de 4 horas semanais.
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Elaboração de dramaturgias teatrais. Integração do texto à experimentação cênica. Instrumentalização do aluno para a construção ficcional.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Trabalho da escrita cênica tanto por meio de uma prática laboratorial de exercícios e experimentações da escrita dramatúrgica, abordando questões referentes à composição e decomposição dramática e em torno dos seguintes tópicos:
- Atos de fala – diálogos, solilóquios, monólogos, relatos, silêncios, e coralidade.
- Atos de situação – espacialidade e urgência.
- Performatividade no drama – personae/personagens.
- Ficção/”Realidade”
- Experimentações dramatúrgicas e composições de escritas cênicas.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARISTÓTELES. “Arte Poética” in A Poética Clássica. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética (a Teoria do Romance). São Paulo: HUCITEC/Editora da UNESP, 1998.
BAUMGÄRTEL, Stephen. “Estratégias de escrita teatral não dramáticas e a oficina de dramaturgia no contexto contemporâneo: algumas reflexões preliminares” in O Teatro Transcende, v. 16, n.1 (2011) http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2011v16n1p02-11
MENDES, Cleise Furtado. ”Aspectos performativos do diálogo cênico” in VI Congresso da ABRACE, 2010, São Paulo: ABRACE, 2010
disponível em: www.portalabrace.org
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SARRAZAC, Jean Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
A oficina de escrita dramática” in Educação e Realidade, v. 30, n. 2 (2005).
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/921
SINISTIERRA, José Sanchis. Da Literatura ao Palco – Dramaturgia de textos narrativos. São Paulo: É Realizações, 2016.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Proporcionar o exercício da escrita dramatúrgica a partir dos elementos básicos da dramaturgia teatral.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Pela participação e elaboração dos trabalhos realizados em classe e extra classe.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1 -– Introdução à disciplina
- Apresentação da disciplina.
AULA 2 - Atos de Fala
- Exercícios de escrita referentes ao tema da aula. -
- Bibliografia de apoio:
SARRAZAC, Jean Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
- Verbetes: “Diálogo ”, “Monólogo”, “Relato de vida”, “Silêncio”
AULA 3 - Atos de Fala
- Exercícios de escrita referentes ao tema da aula.
- Bibliografia de apoio:
SARRAZAC, Jean Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
- Verbetes: “Narrativa”, “Coro/ Coralidade”, "Ação", “Enredo”
Aula 4 Atos de Situação
- Exercícios de escrita referentes ao tema da aula.
- Dramaturgia de apoio:
- Grace Passo – “amores surdos”;
- Grace Passo - “por elise”;
- Exercícios de escrita referentes ao tema da aula.
- Personagens e vozes enunciadoras
- Dramaturgia de apoio:
- Grace Passo – “Amores Surdos”
- Grace Passo - “Por Elise”
AULA 5 - Imagens/Sonhos
- Exercícios de escrita referentes ao tema da aula.
- Bibliografia de apoio:
SARRAZAC, Jean Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Verbetes: “Jogo do sonho”, “Metadrama”,
Dramaturgia de Apoio:
Luigi Pirandello Seis personagens em busca de um autor
AULA 6 - Metaficção
Exercícios de escrita referentes ao tema da aula.
Bibliografia de apoio:
SARRAZAC, Jean Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
Verbetes: “Pontos de vista/ focalização/ perspectiva”, “Voz”, “Devir cênico”.
Dramaturgia de apoio"
Luigi Pirandello Seis personagens em busca de um autor
AULA 7 Performatividade no drama
- Exercícios de escrita referentes ao tema da aula:
- Bibliografia de apoio:
MENDES, Cleise Furtado. “Aspectos performativos do diálogo cênico” in VI Congresso da ABRACE, 2010, São Paulo: ABRACE, 2010. disponível em: www.portalabrace.org
AULA 8 - - Elaboração de escrita.
AULA 9 -– Leituras e comentários dos textos
AULA 10 - - Elaboração de escrita.
AULA 11 -– Leituras e comentários dos textos
AULA 12 - - Elaboração de escrita
AULA 13 -– Leituras e comentários dos textos
AULA 14 - 6 de dezembro – Possivel Mostra
AULA 15 - 13 de dezembro – Possivel Mostra
Metodologia (Plano de Aula)
Os procedimentos metodológicos se organizam em duas fases:
1ª fase (10 aulas): a) exercícios relativos aos tópicos a serem abordado; b) as leituras em classe: reelaboração em classe.
2ª fase (8 aulas): elaboração de dramaturgias curtas (trabalho em classe e extraclasse).
Percurso organizado em 2 Módulos:
Módulo 1 - 7 aulas
Módulo 2 - 8 aulas