Turma AP112 - Teoria e Projeto II: Processo Criativo - Turma A

Código / Turma

AP112 A

Nome

Teoria e Projeto II: Processo Criativo

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Haroldo Gallo

Ementa (Catálogo da DAC)

Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia. Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

em branco

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Dar continuidade à aproximação introdutória à realização do projeto de arquitetura (efetuado pela disciplina AP111 Teoria e Projeto I: Introdução) enfatizado, no desenvolvimento do projeto, o processo de criação, portanto, abordando todo o processo metodológico de projeto do artefato arquitetônico. Operar por intermédio dos meios de representação e simulação espaciais, especialmente aqueles vinculados à tradição manual do ofício de arquiteto.

Operar a partir de exercícios de criação de artefatos arquitetônicos do abrigo humano, referenciados em programas habitacionais individuais do artefato arquitetônico construído, em escalas e complexidades variadas. Destacar a compreensão do conceito, programa e partido do projeto. Processar a análise das tipologias e elementos constitutivos de artefatos residenciais, enfatizando a produção moderna e contemporânea, visando o enriquecimento de repertorio referencial. Partir do pressuposto do projeto como atividade de “composição” e da arquitetura como produto cultural condicionado por um meio e um tempo determinado.

Assim sendo, incluir como conteúdo os seguintes componentes: Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade. Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia

      1. GERAIS:
      1. disciplina, como continuidade da introdução ao projeto de arquitetura como específico operar do ofício de arquiteto, propicia um primeiro aprofundamento do projeto enquanto processo e à arquitetura enquanto fenômeno, objetivando o pensar e fazer arquitetônico, pressuposto como processo compositivo.
      2. disciplina permitirá a compreensão e aplicação dos procedimentos metodológicos do projeto de arquitetura enquanto processo de criação. Destacar a compreensão do conceito, programa e partido do projeto. Pressupõe o projeto como atividade de “composição” e a arquitetura como produto cultural condicionado por um meio e um tempo determinado.
      3. reflexão crítica e conceitual será desenvolvida interativamente e correlacionada com a prática do projetar em um constante ir e vir das formas abstratas do pensamento à materialidade do espaço existencial humano construído, mediado por seus meios de representação.
      4. curso assume a hipótese do projeto enquanto composição e da arquitetura enquanto construção organizada do Habitat humano, portador de significados culturais.
      5. curso promoverá experiências, aproximação, análise e conhecimento de exemplares referenciais da produção arquitetônica, visando a constituição de repertório e sua incorporação ao artefato arquitetônico criado.
      6. curso irá estimular a “sensibilidade e a criatividade” do aluno direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual aplicada ao projeto arquitetônico, sempre referenciada em referenciais consagrados do repertório arquitetônico.
      1. apresentar e debater a criação da forma através dos vários métodos de pensar o espaço arquitetônico, sempre por intermédio dos meios de representação e simulação do espaço.
      2. ainda fornecer subsídios para a percepção e avaliação sensório-analítica da forma em arquitetura no âmbito do: simbólico, funcional, técnico e estético.
      1. também a hipótese de uma especificidade do conhecimento arquitetônico através da caracterização de invariantes tipológicas a serem dedutivamente desenvolvidas em confronto com as áreas de conhecimento com as quais a arquitetura faz interfaces, incentivando sempre uma abordagem interdisciplinar do conhecimento.
      1. disciplina promoverá aproximações de conhecimento, leitura e análise de exemplares referenciais da produção arquitetônica, aplicando-os ao artefato arquitetônico criado, enfatizando os meios de representação da arquitetura como apropriação de conhecimento específico e formação de repertório de projeto. Incentivará, ainda, a aplicação desse conhecimento adquirido no processo de criação dos artefatos arquitetônicos.

Na esfera da reflexão crítica, portanto, na teoria da arquitetura, terá como proposta básica operacional desenvolver a teoria do espaço existencial humano, correlacionando a natureza fisiológica da percepção e da representação do espaço com a natureza do biótipo humano;

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Critério de Avaliação (Plano de Aula)

1.Adequação, coerência e compreensão da proposta projetual em relação aos parâmetros estabelecidos nos exercícios;

2.Cumprimento de todas as etapas definidas durante o desenvolvimento dos exercícios;

3.Criatividade e originalidade da proposta

4.Expressividade e qualidade artística do resultado

5.Domínio da linguagem gráfica e visual, da técnica e legibilidade na representação e nas soluções adotadas na finalização das atividades (exercícios e projetos).

A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases e instrumentos do projeto de arquitetura levará em conta, além dos critérios específicos explicitados para cada proposta na proposição dos exercícios, as apresentações orais, a presença e a participação em aulas e desempenho em seminários de estudos de casos.

A Média Final será assim composta:

Exercício 1: 5.0 pontos;

Exercício 2: 5.0 pontos;

Cronograma (Plano de Aula)

Aula 1 - 13 ago - Apresentação da disciplina -Tema geral do semestre,  plano de ensino (tema, ementa, objetivos, critérios de avaliação e bibliografia). Debate sobre Processo criativo com os arquitetos convidados Rafael Baldam, Luiz Felipe Nascimento, sob a coordenação do arq. Dinamis Lara. Proposta do Ex. 1- Memorial de Processo.

Aula 2 -20 ago - Apresentação Subtema 1 – LETRA -  ESPAÇO DA ESCRITA.  Aula expositiva com Anna Gouveia e com o arqto. convidado Rafael Baldam. Proposta e desenvolvimento do Ex. 2.

Aula  3 - 27 ago - Oficina rapport e modulação com Arq. Ronaldo Anarelli.  Proposta e desenvolvimento do Ex. 3

Aula 4 - 03 set - Aula expositiva – ‘Cor –Percepção e Linguagem’. Debate de fechamento do primeiro ciclo da disciplina -  sub tema 1 com os arq. Dínamis Lara e Camila Caetano. Proposta e desenvolvimento do Ex. 4.

Aula 5 - 10 set - Apresentação Subtema 2 - PALAVRA - ESPAÇO DO CORPO.  Mesa redonda - 'Da arquitetura da palavra à poesia concreta' com os convidados: escritor Marcelino Freire e pesquisadora em história da arte Profa. Dra. Maria de Fatima Morethy Couto.

Aula 6 - 17 set – Aula Proporção e Escala. Oficina com a artista visual Yuly Marty. Proposta e desenvolvimento do Ex. 5a.

Aula 7 - 24 set – Proposta e desenvolviment do Ex. 5b.

Aula 8 - 01 out – Aula expositiva – Sobre o corpo e a arte – convidada  Profa. Dra.Dra. Ana Paula de Campos.  Proposta e desenvolvimento do Ex.6.

Aula 9 – SAU- Semana de Arquitetura e Urbanismo - Mesa redonda – ‘ Processo criativo em arquitetura, design e artes visuais’. Convidados: Profa Dra Daniela Hanns e Prof. Dr. Guilherme Wisnik.

Aula 10 - 15 out - Apresentação Subtema 3 – POEMA - POÉTICA DA CIDADE E DA ARQUITETURA.  Entrega, apresentação e debate dos exercícios 5 e 6. Debate sobre o subtema 2 da disciplina.

Aula 11 - 22 out - Oficina: poesia, arquitetura e cidade com a arquiteta e poetisa Isabela Sancho. Proposta e desenvolvimento Ex. 7a.

Aula 12 -  05 nov – Aula expositiva A POÉTICA DO ESPAÇO - com o convidado Arq. Rafael Baldam.  Proposta e desenvolvimento Ex. 7b.

Aula 13 - 12 nov – Proposta e desenvolvimento Ex. 8.

Aula 14 - 19 nov - Entrega, apresentação e debate dos exercícios 7 e 8.

Aula 15 - 26 nov – Encerramento da disciplina. Apresentação do Ex.1 - Memorial de processo. Debate sobre o processo criativo desenvolvido no semestre.

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas serão teórico práticas, expositivas e de proposição, enfatizando a produção no ambiente do atelier. Os alunos serão assistidos pelos professores durante a elaboração dos exercícios. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados e criticamente discutidos com o conjunto da turma.

Os trabalhos, por sua dimensão e complexidade, serão desenvolvidos em equipes, com identificação de partes integrantes de cada proposta que a serão desenvolvidas individualmente.

Serão desenvolvidos dois exercícios aplicativos:

 

  1. Projeto da Casa Musa;
  2. Projeto do Abrigo de emergência;

 

Observação (Plano de Aula)

em branco