Turma AP112 - Teoria e Projeto II: Processo Criativo - Turma A
AP112 A
Teoria e Projeto II: Processo Criativo
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia. Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
em brancoVetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Dar continuidade à aproximação introdutória à realização do projeto de arquitetura (efetuado pela disciplina AP111 Teoria e Projeto I: Introdução) enfatizado, no desenvolvimento do projeto, o processo de criação, portanto, abordando todo o processo metodológico de projeto do artefato arquitetônico. Operar por intermédio dos meios de representação e simulação espaciais, especialmente aqueles vinculados à tradição manual do ofício de arquiteto.
Operar a partir de exercícios de criação de artefatos arquitetônicos do abrigo humano, referenciados em programas habitacionais individuais do artefato arquitetônico construído, em escalas e complexidades variadas. Destacar a compreensão do conceito, programa e partido do projeto. Processar a análise das tipologias e elementos constitutivos de artefatos residenciais, enfatizando a produção moderna e contemporânea, visando o enriquecimento de repertorio referencial. Partir do pressuposto do projeto como atividade de “composição” e da arquitetura como produto cultural condicionado por um meio e um tempo determinado.
Assim sendo, incluir como conteúdo os seguintes componentes: Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade. Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia
-
-
- GERAIS:
-
-
-
- disciplina, como continuidade da introdução ao projeto de arquitetura como específico operar do ofício de arquiteto, propicia um primeiro aprofundamento do projeto enquanto processo e à arquitetura enquanto fenômeno, objetivando o pensar e fazer arquitetônico, pressuposto como processo compositivo.
- disciplina permitirá a compreensão e aplicação dos procedimentos metodológicos do projeto de arquitetura enquanto processo de criação. Destacar a compreensão do conceito, programa e partido do projeto. Pressupõe o projeto como atividade de “composição” e a arquitetura como produto cultural condicionado por um meio e um tempo determinado.
- reflexão crítica e conceitual será desenvolvida interativamente e correlacionada com a prática do projetar em um constante ir e vir das formas abstratas do pensamento à materialidade do espaço existencial humano construído, mediado por seus meios de representação.
- curso assume a hipótese do projeto enquanto composição e da arquitetura enquanto construção organizada do Habitat humano, portador de significados culturais.
- curso promoverá experiências, aproximação, análise e conhecimento de exemplares referenciais da produção arquitetônica, visando a constituição de repertório e sua incorporação ao artefato arquitetônico criado.
- curso irá estimular a “sensibilidade e a criatividade” do aluno direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual aplicada ao projeto arquitetônico, sempre referenciada em referenciais consagrados do repertório arquitetônico.
-
-
-
- apresentar e debater a criação da forma através dos vários métodos de pensar o espaço arquitetônico, sempre por intermédio dos meios de representação e simulação do espaço.
- ainda fornecer subsídios para a percepção e avaliação sensório-analítica da forma em arquitetura no âmbito do: simbólico, funcional, técnico e estético.
-
-
-
- também a hipótese de uma especificidade do conhecimento arquitetônico através da caracterização de invariantes tipológicas a serem dedutivamente desenvolvidas em confronto com as áreas de conhecimento com as quais a arquitetura faz interfaces, incentivando sempre uma abordagem interdisciplinar do conhecimento.
-
-
-
- disciplina promoverá aproximações de conhecimento, leitura e análise de exemplares referenciais da produção arquitetônica, aplicando-os ao artefato arquitetônico criado, enfatizando os meios de representação da arquitetura como apropriação de conhecimento específico e formação de repertório de projeto. Incentivará, ainda, a aplicação desse conhecimento adquirido no processo de criação dos artefatos arquitetônicos.
-
Na esfera da reflexão crítica, portanto, na teoria da arquitetura, terá como proposta básica operacional desenvolver a teoria do espaço existencial humano, correlacionando a natureza fisiológica da percepção e da representação do espaço com a natureza do biótipo humano;
.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1.Adequação, coerência e compreensão da proposta projetual em relação aos parâmetros estabelecidos nos exercícios;
2.Cumprimento de todas as etapas definidas durante o desenvolvimento dos exercícios;
3.Criatividade e originalidade da proposta
4.Expressividade e qualidade artística do resultado
5.Domínio da linguagem gráfica e visual, da técnica e legibilidade na representação e nas soluções adotadas na finalização das atividades (exercícios e projetos).
A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases e instrumentos do projeto de arquitetura levará em conta, além dos critérios específicos explicitados para cada proposta na proposição dos exercícios, as apresentações orais, a presença e a participação em aulas e desempenho em seminários de estudos de casos.
A Média Final será assim composta:
Exercício 1: 5.0 pontos;
Exercício 2: 5.0 pontos;
Cronograma (Plano de Aula)
Aula 1 - 13 ago - Apresentação da disciplina -Tema geral do semestre, plano de ensino (tema, ementa, objetivos, critérios de avaliação e bibliografia). Debate sobre Processo criativo com os arquitetos convidados Rafael Baldam, Luiz Felipe Nascimento, sob a coordenação do arq. Dinamis Lara. Proposta do Ex. 1- Memorial de Processo.
Aula 2 -20 ago - Apresentação Subtema 1 – LETRA - ESPAÇO DA ESCRITA. Aula expositiva com Anna Gouveia e com o arqto. convidado Rafael Baldam. Proposta e desenvolvimento do Ex. 2.
Aula 3 - 27 ago - Oficina rapport e modulação com Arq. Ronaldo Anarelli. Proposta e desenvolvimento do Ex. 3
Aula 4 - 03 set - Aula expositiva – ‘Cor –Percepção e Linguagem’. Debate de fechamento do primeiro ciclo da disciplina - sub tema 1 com os arq. Dínamis Lara e Camila Caetano. Proposta e desenvolvimento do Ex. 4.
Aula 5 - 10 set - Apresentação Subtema 2 - PALAVRA - ESPAÇO DO CORPO. Mesa redonda - 'Da arquitetura da palavra à poesia concreta' com os convidados: escritor Marcelino Freire e pesquisadora em história da arte Profa. Dra. Maria de Fatima Morethy Couto.
Aula 6 - 17 set – Aula Proporção e Escala. Oficina com a artista visual Yuly Marty. Proposta e desenvolvimento do Ex. 5a.
Aula 7 - 24 set – Proposta e desenvolviment do Ex. 5b.
Aula 8 - 01 out – Aula expositiva – Sobre o corpo e a arte – convidada Profa. Dra.Dra. Ana Paula de Campos. Proposta e desenvolvimento do Ex.6.
Aula 9 – SAU- Semana de Arquitetura e Urbanismo - Mesa redonda – ‘ Processo criativo em arquitetura, design e artes visuais’. Convidados: Profa Dra Daniela Hanns e Prof. Dr. Guilherme Wisnik.
Aula 10 - 15 out - Apresentação Subtema 3 – POEMA - POÉTICA DA CIDADE E DA ARQUITETURA. Entrega, apresentação e debate dos exercícios 5 e 6. Debate sobre o subtema 2 da disciplina.
Aula 11 - 22 out - Oficina: poesia, arquitetura e cidade com a arquiteta e poetisa Isabela Sancho. Proposta e desenvolvimento Ex. 7a.
Aula 12 - 05 nov – Aula expositiva A POÉTICA DO ESPAÇO - com o convidado Arq. Rafael Baldam. Proposta e desenvolvimento Ex. 7b.
Aula 13 - 12 nov – Proposta e desenvolvimento Ex. 8.
Aula 14 - 19 nov - Entrega, apresentação e debate dos exercícios 7 e 8.
Aula 15 - 26 nov – Encerramento da disciplina. Apresentação do Ex.1 - Memorial de processo. Debate sobre o processo criativo desenvolvido no semestre.
Metodologia (Plano de Aula)
As aulas serão teórico práticas, expositivas e de proposição, enfatizando a produção no ambiente do atelier. Os alunos serão assistidos pelos professores durante a elaboração dos exercícios. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados e criticamente discutidos com o conjunto da turma.
Os trabalhos, por sua dimensão e complexidade, serão desenvolvidos em equipes, com identificação de partes integrantes de cada proposta que a serão desenvolvidas individualmente.
Serão desenvolvidos dois exercícios aplicativos:
- Projeto da Casa Musa;
- Projeto do Abrigo de emergência;