Turma MP170 - Tópicos Especiais em Música I - Turma RM
MP170 RM
Tópicos Especiais em Música I
WhatsApp, Google Meet
Luana Clara de Souza Cordeiro
DM04
20/06/2023 08:59
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O programa será disponibilizado na ocasião do oferecimento da disciplina.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
em brancoVetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- fomentar as discussões entorno das demandas para a atuação profissional;
- possibilitar discussões entorno do papel educativo do artista e da arte;
- possibilitar o contato com artistas da cena independente que possam compartilhar suas experiências profissionais;
- possibilitar o contato com produtores, jornalistas e críticos musicais;
- possiblitar o conhecimento sobre as etapas de produção e o que envolvem;
- fomentar a realiização coletiva;
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Frequência e participação em aula
Apresentação do Projeto: preparar e descrever as etapas de produção de um objeto artístico (show, disco, vídeoclipe, single). A apresentação será no formato seminário contando com o trabalho escrito a ser entregue na mesma data.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1 - Como organizar uma produção (show; aula show)
AULA 2 - Como organizar uma produção (single, álbum)
AULA 3 - Como obter recursos (Editais, patrocínios, Leis de Incentivo)
AULA 4 - Encontro com profissional da área
AULA 5 - Encontro com profissional da área
AULA 6 - Como organizar um roteiro (show)
AULA 7 - Como organizar um repertório (disco)
AULA 8 - Encontro com profissional da área
AULA 9 - Encontro com profissional da área
AULA 10 – Encontro com profissional da área
AULA 11 – O direito autoral e os direitos conexos (Entidades e afiliação)
AULA 12 – Apresentação de Projetos
AULA 13 – Apresentação de Projetos
AULA 14 – Apresentação de Projetos
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas objetivas com perspectivas definidas de realizações; panorama sobre as leis de incentivo; editais e captação de recursos
Conversas com profissionais da área;
Observação (Plano de Aula)
Atendendo a uma demanda dos proprios alunos, organizei esta disciplina que possui uma perspectiva bastante prática, mas cujo ponto de partida envolve processos reflexivos que geram perguntas e demandam respostas: Como viabilizar um trabalho artístico no momento atual? Por que criar? Para quem? De que maneira viabilizar esses processos? Quais etapas estão envolvidas nesses fazeres? Arte e educação podem andar separadamente? Arte e entretenimento são a mesma coisa?
Enfim, são muitas as questões que levam a toda essa movimentação. Esta disciplina não tem a pretensão de responder a todas as perguntas, mas sim de fomentar o espírito investigativo e apontar alguns caminhos possíveis.