Turma AC161 - Tópicos em Criação Cênica I - Turma A
AC161 A
Tópicos em Criação Cênica I
Edimilson do Carmo
20/06/2023 10:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudos orientados para a investigação de procedimentos específicos de criação cênica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Criação teatral a partir de material não dramatúrgico. Laboratórios experimentais de criação cênica. Laboratório de práticas corporais. Laboratórios de práticas vocais. Elaboração de dramaturgia cênica coletiva. Realizacão da dramaturgia cênica na interseccão entre cena e visualidades (iluminação, cenografia e figurinos). Apresentacão pública.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ABREU, Luis Alberto de. Processo Colaborativo: Relatos e Reflexões sobre uma experiência de criacão. Disponível em: https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/uploadAddress/processo_colaborativo_relato_e_reflexoes_[24544].pdf Acesso 10/11/2022.
NICOLETE, A. (2002). Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico. Sala Preta, 2, 318-325. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p318-325
A bibliografia será acrescida de materiais, a partir do tema selecionado para o processo criativo, sendo que tanto a escolha do tema quando as referências de suporte, são partes integrantes do próprio processo.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Participar e colaborar no proceso de montagem do PICC I a partir de sua area artistica, artes plásticas, musica, midialogia (cenografia, adereço, musicas, videos, etc)
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1) Participação das aulas e das atividades extra sala de aula, anteriormente acordadas com os estudantes;
2) Entrega de trabalho escrito sobre o processo criativo (duas laudas contendo considerações sobre o processo, somadas a críticas e sugestões, bem como à emissão de uma nota para a participação individual;
Cronograma (Plano de Aula)
A disciplina terá a elaboração do cronograma como parte do próprio processo, sendo que este terá cinco macro partes que não são estanques entre si, são elas: 1) Seleção do tema e da forma de gestão do processo criativo; 2) Pesquisa experimental de montagem de cenas e da dramaturgia cênica total; 3) Realização das visulidades; 4) Apresentacão pública; 5) Avaliação final da experiência.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas e laboratórios de criação cênica, associados a pesquisa bibliográfica, iconográfica e de campo (a depender do tema escolhido).
Observação (Plano de Aula)
É possível que estudantes, nessa disciplina, contribuam diretamente com a criacão e realização de visualidades, dramaturgia, musica e outras interacões junto ao Projeto Integrado de Criação Cênica.