Turma AC220 - Teatro Negro - Turma A
Código / Turma
AC220 A
Nome
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Teatro Negro
Google Classroom
Criado por
Edimilson do Carmo
Edimilson do Carmo
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2023 10:25
20/06/2023 10:25
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
em brancoConteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
em brancoVetores (Catálogo da DAC)
Carga Horária Teórica
2
Carga Horária Atividades Orientadas
0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão
0
Carga Horária Prática
0
Carga Horária Atividades à Distância
0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais
0
Carga Horária Laboratório
0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão
0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula
0
Objetivo (Plano de Aula)
- Refletir sobre questões como racismo estrutural, feminismos negros, pensamento afrodiaspórico, branquitude, entre outras, como uma forma de aproximação e localização do contexto das Artes Negras Contemporâneas.
- Problematizar a herança colonial dos valores artísticos e padrões estéticos estabelecidos pela cultura europeia/ocidental branca e patriarcal.
- Localizar históricamente a presença dos Teatros Negros no Brasil.
- Realizar uma aproximação sensível e crítica às Artes Negras Contemporâneas, com foco nos Teatros Negros Brasileiros, mapeando a diversidade de artistas e coletivos negros.
- Dialogar com pesquisadores/as, artistas e coletivos negros/as, sobre as Artes Negras Contemporâneas com foco nos Teatros Negros Brasileiros.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas discussões, leituras e atividades propostas dentro da sala de aula.
Seminário e/ou leitura dramática realizado pele estudante dentro da aula, anexando um relatório sobre o contexto da obra, autor, época, etc.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Estudo e leitura de obras escritas (textos teóricos e dramatúrgicos), assim como apreciação de espetáculos, performances e outras apresentações realizadas ao vivo ou pré-gravadas, seguidas de discussões entre os/as participantes e as pessoas convidadas. Não é uma disciplina de conteúdos teóricos prontos, mas de problematização e investigação.