Turma AP112 - Teoria e Projeto II: Processo Criativo - Turma B
AP112 B
Teoria e Projeto II: Processo Criativo
Google Meet, Google Classroom
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
20/06/2023 16:22
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia. Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Teoria da Arquitetura. O processo criativo: métodos heurísticos de estímulos à criação no projeto. Lógica arquitetônica: elementos, formas, volumes e composição. Metodologia de projeto e partido: modulação, analogias, linguagens formais, tipologias, relações antropológicas, modelos teóricos da arquitetura no pensamento moderno: idealismo, ativismo, espontâneo, autoconsciente, intuitivo e lógico. Racionalidade construtiva. Flexibilidade. Processo de produção e industrialização. Exercícios de projeto.
Composição Modular em Artes Plásticas e Arquitetura - Estruturas compositivas.
Escala e Proporções Humanas: proporções e modulações – iniciação à antropometria e ergonometria aplicada ao pré-dimensionamento de espaços arquitetônicos. Proporção Áurea; Relações harmônicas: Leonardo Da Vinci e Le Corbusier (modulor).
Linguagem arquitetônica: Experimentos plásticos e sinestésicos aplicados na construção do espaço.
O desenho do Arquiteto. Representação e simulação do espaço. Pensar o projeto através do desenho.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica
ARNHEIM, Rudolf. A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Presença, 1988.
BIANCHI, Giovana. Métodos para estímulo à criatividade e sua aplicação em arquitetura. Dissertação Mestrado. Campinas: FEC UNICAMP, 2008.
CROSS, Nigel. Desenhante. Pensador do desenho. Santa Maria: sCHDs, 2004.
DERDYK, Edith (org.) Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.
DOCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites. Harmonias e proporções na Natureza, Arte & Arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.
GOUVEIA, Anna Paula Silva. O croqui do arquiteto e o ensino do desenho. Tese (Doutorado). São Paulo: FAU, 1998.
RINALDI, Ricardo Mendonça. A contribuição da comunicação visual para o design de superfície. Dissertação de Mestrado. Bauru: UNESP, 2009.
RUBIM, R. Desenhando a Superfície. São Paulo: Rosari, 2005.
TILLEY, Alvein R. As medidas do homem e da mulher – fatores humanos em design. Porto Alegre: Bookman, 2005.
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Dar continuidade à aproximação introdutória à realização do projeto de arquitetura (efetuado pela disciplina AP111 Teoria e Projeto I: Introdução) enfatizado, no desenvolvimento do projeto, o processo de criação, portanto, abordando todo o processo metodológico de projeto do artefato arquitetônico. Operar por intermédio dos meios de representação e simulação espaciais, especialmente aqueles vinculados à tradição manual do ofício de arquiteto.
Operar a partir de exercícios de criação de artefatos arquitetônicos do abrigo humano, referenciados em programas habitacionais individuais do artefato arquitetônico construído, em escalas e complexidades variadas. Destacar a compreensão do conceito, programa e partido do projeto. Processar a análise das tipologias e elementos constitutivos de artefatos residenciais, enfatizando a produção moderna e contemporânea, visando o enriquecimento de repertorio referencial. Partir do pressuposto do projeto como atividade de “composição” e da arquitetura como produto cultural condicionado por um meio e um tempo determinado.
Assim sendo, incluir como conteúdo os seguintes componentes: Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade. Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia.
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- GERAIS:
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- disciplina, como continuidade da introdução ao projeto de arquitetura como específico operar do ofício de arquiteto, propicia um primeiro aprofundamento do projeto enquanto processo e à arquitetura enquanto fenômeno, objetivando o pensar e fazer arquitetônico, pressuposto como processo compositivo.
- disciplina permitirá a compreensão e aplicação dos procedimentos metodológicos do projeto de arquitetura enquanto processo de criação. Destacar a compreensão do conceito, programa e partido do projeto. Pressupõe o projeto como atividade de “composição” e a arquitetura como produto cultural condicionado por um meio e um tempo determinado.
- reflexão crítica e conceitual será desenvolvida interativamente e correlacionada com a prática do projetar em um constante ir e vir das formas abstratas do pensamento à materialidade do espaço existencial humano construído, mediado por seus meios de representação.
- curso assume a hipótese do projeto enquanto composição e da arquitetura enquanto construção organizada do Habitat humano, portador de significados culturais.
- curso promoverá experiências, aproximação, análise e conhecimento de exemplares referenciais da produção arquitetônica, visando a constituição de repertório e sua incorporação ao artefato arquitetônico criado.
- curso irá estimular a “sensibilidade e a criatividade” do aluno direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual aplicada ao projeto arquitetônico, sempre referenciada em referenciais consagrados do repertório arquitetônico.
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- apresentar e debater a criação da forma através dos vários métodos de pensar o espaço arquitetônico, sempre por intermédio dos meios de representação e simulação do espaço.
- ainda fornecer subsídios para a percepção e avaliação sensório-analítica da forma em arquitetura no âmbito do: simbólico, funcional, técnico e estético.
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- também a hipótese de uma especificidade do conhecimento arquitetônico através da caracterização de invariantes tipológicas a serem dedutivamente desenvolvidas em confronto com as áreas de conhecimento com as quais a arquitetura faz interfaces, incentivando sempre uma abordagem interdisciplinar do conhecimento.
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- disciplina promoverá aproximações de conhecimento, leitura e análise de exemplares referenciais da produção arquitetônica, aplicando-os ao artefato arquitetônico criado, enfatizando os meios de representação da arquitetura como apropriação de conhecimento específico e formação de repertório de projeto. Incentivará, ainda, a aplicação desse conhecimento adquirido no processo de criação dos artefatos arquitetônicos.
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Na esfera da reflexão crítica, portanto, na teoria da arquitetura, terá como proposta básica operacional desenvolver a teoria do espaço existencial humano, correlacionando a natureza fisiológica da percepção e da representação do espaço com a natureza do biótipo humano;
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases e instrumentos do projeto de arquitetura levará em conta, além dos critérios específicos explicitados para cada proposta na proposição dos exercícios, as apresentações orais, a presença e a participação em aulas e desempenho em seminários de estudos de casos.
A Média Final será assim composta:
Exercício 1: 5.0 pontos;
Exercício 2: 5.0 pontos;
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
As aulas serão teórico práticas, expositivas e de proposição, enfatizando a produção no ambiente do atelier. Os alunos serão assistidos pelos professores durante a elaboração dos exercícios. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados e criticamente discutidos com o conjunto da turma.
Os trabalhos, por sua dimensão e complexidade, serão desenvolvidos em equipes, com identificação de partes integrantes de cada proposta que a serão desenvolvidas individualmente.
Serão desenvolvidos dois exercícios aplicativos:
- Projeto da Casa Musa;
- Projeto do Abrigo de emergência;