Turma AP112 - Teoria e Projeto II: Processo Criativo - Turma B

Código / Turma

AP112 B

Nome

Teoria e Projeto II: Processo Criativo

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2023 16:22
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Haroldo Gallo

Ementa (Catálogo da DAC)

Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia. Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Teoria da Arquitetura. O processo criativo: métodos heurísticos de estímulos à criação no projeto. Lógica arquitetônica: elementos, formas, volumes e composição. Metodologia de projeto e partido: modulação, analogias, linguagens formais, tipologias, relações antropológicas, modelos teóricos da arquitetura no pensamento moderno: idealismo, ativismo, espontâneo, autoconsciente, intuitivo e lógico. Racionalidade construtiva. Flexibilidade. Processo de produção e industrialização. Exercícios de projeto.

 

Composição Modular em Artes Plásticas e Arquitetura - Estruturas compositivas.

Escala e Proporções Humanas: proporções e modulações – iniciação à antropometria e ergonometria aplicada ao pré-dimensionamento de espaços arquitetônicos. Proporção Áurea; Relações harmônicas: Leonardo Da Vinci e Le Corbusier (modulor).

Linguagem arquitetônica: Experimentos plásticos e sinestésicos aplicados na construção do espaço.

O desenho do Arquiteto. Representação e simulação do espaço. Pensar o projeto através do desenho.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica

ARNHEIM, Rudolf. A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Presença, 1988.

BIANCHI, Giovana. Métodos para estímulo à criatividade e sua aplicação em arquitetura. Dissertação Mestrado. Campinas: FEC UNICAMP, 2008.

CROSS, Nigel. Desenhante. Pensador do desenho. Santa Maria: sCHDs, 2004.

DERDYK, Edith (org.) Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.

DOCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites. Harmonias e proporções na Natureza, Arte & Arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.

GOUVEIA, Anna Paula Silva. O croqui do arquiteto e o ensino do desenho. Tese (Doutorado). São Paulo: FAU, 1998.

RINALDI, Ricardo Mendonça. A contribuição da comunicação visual para o design de superfície. Dissertação de Mestrado. Bauru: UNESP, 2009.

RUBIM, R. Desenhando a Superfície. São Paulo: Rosari, 2005.

TILLEY, Alvein R. As medidas do homem e da mulher – fatores humanos em design. Porto Alegre: Bookman, 2005.

WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Dar continuidade à aproximação introdutória à realização do projeto de arquitetura (efetuado pela disciplina AP111 Teoria e Projeto I: Introdução) enfatizado, no desenvolvimento do projeto, o processo de criação, portanto, abordando todo o processo metodológico de projeto do artefato arquitetônico. Operar por intermédio dos meios de representação e simulação espaciais, especialmente aqueles vinculados à tradição manual do ofício de arquiteto.

Operar a partir de exercícios de criação de artefatos arquitetônicos do abrigo humano, referenciados em programas habitacionais individuais do artefato arquitetônico construído, em escalas e complexidades variadas. Destacar a compreensão do conceito, programa e partido do projeto. Processar a análise das tipologias e elementos constitutivos de artefatos residenciais, enfatizando a produção moderna e contemporânea, visando o enriquecimento de repertorio referencial. Partir do pressuposto do projeto como atividade de “composição” e da arquitetura como produto cultural condicionado por um meio e um tempo determinado.

Assim sendo, incluir como conteúdo os seguintes componentes: Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade. Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia.

      1. GERAIS:
      1. disciplina, como continuidade da introdução ao projeto de arquitetura como específico operar do ofício de arquiteto, propicia um primeiro aprofundamento do projeto enquanto processo e à arquitetura enquanto fenômeno, objetivando o pensar e fazer arquitetônico, pressuposto como processo compositivo.
      2. disciplina permitirá a compreensão e aplicação dos procedimentos metodológicos do projeto de arquitetura enquanto processo de criação. Destacar a compreensão do conceito, programa e partido do projeto. Pressupõe o projeto como atividade de “composição” e a arquitetura como produto cultural condicionado por um meio e um tempo determinado.
      3. reflexão crítica e conceitual será desenvolvida interativamente e correlacionada com a prática do projetar em um constante ir e vir das formas abstratas do pensamento à materialidade do espaço existencial humano construído, mediado por seus meios de representação.
      4. curso assume a hipótese do projeto enquanto composição e da arquitetura enquanto construção organizada do Habitat humano, portador de significados culturais.
      5. curso promoverá experiências, aproximação, análise e conhecimento de exemplares referenciais da produção arquitetônica, visando a constituição de repertório e sua incorporação ao artefato arquitetônico criado.
      6. curso irá estimular a “sensibilidade e a criatividade” do aluno direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual aplicada ao projeto arquitetônico, sempre referenciada em referenciais consagrados do repertório arquitetônico.
      1. apresentar e debater a criação da forma através dos vários métodos de pensar o espaço arquitetônico, sempre por intermédio dos meios de representação e simulação do espaço.
      2. ainda fornecer subsídios para a percepção e avaliação sensório-analítica da forma em arquitetura no âmbito do: simbólico, funcional, técnico e estético.
      1. também a hipótese de uma especificidade do conhecimento arquitetônico através da caracterização de invariantes tipológicas a serem dedutivamente desenvolvidas em confronto com as áreas de conhecimento com as quais a arquitetura faz interfaces, incentivando sempre uma abordagem interdisciplinar do conhecimento.
      1. disciplina promoverá aproximações de conhecimento, leitura e análise de exemplares referenciais da produção arquitetônica, aplicando-os ao artefato arquitetônico criado, enfatizando os meios de representação da arquitetura como apropriação de conhecimento específico e formação de repertório de projeto. Incentivará, ainda, a aplicação desse conhecimento adquirido no processo de criação dos artefatos arquitetônicos.

Na esfera da reflexão crítica, portanto, na teoria da arquitetura, terá como proposta básica operacional desenvolver a teoria do espaço existencial humano, correlacionando a natureza fisiológica da percepção e da representação do espaço com a natureza do biótipo humano;

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases e instrumentos do projeto de arquitetura levará em conta, além dos critérios específicos explicitados para cada proposta na proposição dos exercícios, as apresentações orais, a presença e a participação em aulas e desempenho em seminários de estudos de casos.

A Média Final será assim composta:

Exercício 1: 5.0 pontos;

Exercício 2: 5.0 pontos;

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas serão teórico práticas, expositivas e de proposição, enfatizando a produção no ambiente do atelier. Os alunos serão assistidos pelos professores durante a elaboração dos exercícios. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados e criticamente discutidos com o conjunto da turma.

Os trabalhos, por sua dimensão e complexidade, serão desenvolvidos em equipes, com identificação de partes integrantes de cada proposta que a serão desenvolvidas individualmente.

Serão desenvolvidos dois exercícios aplicativos:

  1. Projeto da Casa Musa;
  2. Projeto do Abrigo de emergência;

Observação (Plano de Aula)

em branco