Turma AP609 - Computação Gráfica II - Turma A
AP609 A
Computação Gráfica II
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
21/06/2023 09:17
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Conceitos básicos de computação gráfica. Sistemas vetoriais de produção de imagem. Os softwares vetoriais e sua relação com as Artes Visuais. Principais Softwares e comandos. Desenvolvimento de projetos em Artes Visuais e em Arte/Educação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Desenho vetorial: definição e caracterização;
- Principais softwares de desenho vetorial;
- Exercícios visando à familiarização dos aspectos principais desse tipo de software:
- Objetos ( quadrado, triângulo, círculo, texto, etc.)
- Atributos dos objetos;
- Transformação e edição de objetos;
- Caminhos e nós;
- Curvas de Bézier;
- Edição de caminhos;
- Cor, textura e Gradiente;
- Vetorização de imagens matriciais;
- Características dos principais tipos de arquivo de imagem vetorial;
- Articulação entre diferentes sistemas de produção de imagem incluindo os sistemas analógicos;
- Produção de imagens voltadas para aplicação em projetos híbridos que envolvem linguagens expressivas tais como a Gravura;
- Desenvolvimento de projetos explorando as potencialidades do software de edição de desenho vetorial;
- Uso de plataformas online de divulgação de trabalhos visuais para a criação de portfólios eletrônicos com projetos pessoais no campo das Artes Visuais e ou Arte/Educação.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AMADEU, S. Software Livre E Inclusão Digital. Edição: 1 ed. Conrad, 2003.
BARBOSA, A. M. T. B.; AMARAL, L. Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. Editora Senac, 2008.
BRETON, P. História da Informática. Editora da Unesp, 1991.
COSTA, R. DA. A Cultura Digital - Coleção Folha Explica. Edição: 1 ed. São Paulo: Publifolha, 2002.
FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos. Desenho, projeto e significado. Ed. Martins Fontes, 2007.
MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: The MIT Press, 2001.
MUNARI, Bruno. Das Coisas Nascem Coisas. Ed. Martins Fontes, 2000.
PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Tradução de Rogério Luz. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. 2. ed. - São Paulo: Paulus, 2004.
SHIRLEY, Peter; ASHIKHMIN, Michael e MARSCHNER, Steve. Fundamentals of Computer Graphics. 2nd Ed. A K Peters/CRC Press; 2 ed, 2005.
VENETIANER, Tomas. Desmistificando a Computação Gráfica. São Paulo: Editora McGraw Hill, 1988.
WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. Ed. Martins Fontes, 2007.
Manuais dos softwares utilizados
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso espera-se que o estudante possa:
- Aprofundar e ampliar seu conhecimento dos princípios conceitos da área de informática e computação gráfica;
- Compreender o funcionamento dos principais recursos dos softwares gráficos voltados para a criação da imagem vetorial;
- Ampliar seu conhecimento e aplicação em projetos e processos que envolvem a criação digital aplicada ao campo das Artes Visuais;
- Utilizar os diversos comandos do software em função de seus projetos artísticos ou artístico-pedagógicos a partir de suas intenções estéticas;
- Articular os sistemas computacionais de produção e edição de imagem vetorial com outros processos aprendidos no decorrer do curso de Artes Visuais;
- Utilizar os sistemas estudados e os conceitos nele envolvidos tanto no campo das Artes Visuais quanto na Arte Educação;
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
em brancoCronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas teóricas e práticas em laboratório e sala de aula com uso de recursos computacionais e audiovisuais.