Turma AP801 - Tópicos Especiais em Processos Criativos II - Turma A
AP801 A
Tópicos Especiais em Processos Criativos II
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Maria Aparecida Dorigon Domiencio
CURSO: Artes Visuais
DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Processos Criativos I - PESQUISAS TRIDIMENSIONAIS: ARTISTAS E RUPTURAS
CÓDIGO: AP801
CRÉDITOS: 04
CARGA HORÁRIA: 60
OFERECIMENTO: 2o semestre 2023
PRÉ-REQUISITO: Nenhum
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ivanir Cozeniosque Silva
21/06/2023 15:10
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas. Prevê como sua estrutura geral a ampliação dos conhecimentos da práxis artística bem como enriquecimento cultural.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
em brancoVetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- - Dar subsídios teóricos para o entendimento das principais mudanças da forma na escultura do século XX E XXI.
- Avançar o conhecimento sobre o instrumental técnico, os procedimentos e os conceitos da expressão artística tridimensional de modo a contextualizar a produção da escultura no tempo e espaço
- Introduzir nos processos de construção / desconstrução da forma escultórica, apropriação e o objeto artístico
-Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: relações entre materiais, forma, espaço da obra, arquitetura e ambiência.
-Entender a tradição do fazer artístico substituída por uma metodologia projetiva que vai além da tradiçao acadêmica.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- O aluno será avaliado segundo as normas do regimento interno e de acordo com a adequação, participação, qualidade e resolução das propostas do programa.
- Toda avaliação da disciplina está calcada na capacidade do aluno em articular as
propostas apresentadas o programa da disciplina
- Apresentação do seminário e realização das obras escultóricas
Seminário Peso 1 / as obras escultóricas Peso 2
Cronograma (Plano de Aula)
-Elementos investigativos da escultura: procedimentos tradicionais e procedimentos
híbridos
-Reconfigurações espaciais no tridimensional – limites e abordagens entre o Moderno e o Contemporâneo;
-Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: relações entre materiais, formas e processos na produção da obra
- Analisar propriedades intrínsecas dos materiais e possibilidades de experimentações expressivas e espaciais.
- LUMINOTECA
- Forma e expressão: Construção de uma forma visando a estrutura e qualidades expressivas do material em relação com a luminosidade do ambiente, do material e circuitos elétricos. Ex.: opacidade, brilho, transparência e cor da luz.
- Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (chapas de metal, plásticos, papéis, vidro, espelho, acrílico, policarbonato, etc.) Referência pedagógica: Moholly Nagy e Bruno Munari, Abrahan Palatinik
- 2- ESCULTURA/CORPO
- Pensar nas relações do corpo como suporte da obra, suas possibilidades e movimento e lugares de estruturação da obra e a escultura como objeto a ser pensado integrado ao corpo humano como extensão de si ou como lugar de uma outra forma que compõe uma relação de contiguidade, de integração, de unidade.
- Experimentar metais, E.V.A. papéis, tecidos, parafina, folhas de fórmica, lona, plásticos, resinas, policarbonato, acrílico, vidro, madeira, arame, telas, tubos, resíduos industriais, descarte de embalagens, utensílios, móveis ... e ainda podendo agregar materiais tradicionais como argila, gesso e pedras .
Metodologia (Plano de Aula)
- Aulas teórico/práticas
- Discussão com participação dos alunos apoiadas em abordagens teóricas dando subsídios à escolha do seminário proposto sobre os escultores mais representativos do século XX e XXI.
- Orientação, assessoria e organização nas pesquisas práticas e teóricas
Observação (Plano de Aula)
A disicplina é eltiva e será oferecida na oficina de marcenaria e cerâmica.
Podem se matricular alunos de primeiro, segundo e terceiro ano.