Turma AP801 - Tópicos Especiais em Processos Criativos II - Turma A

Código / Turma

AP801 A

Nome

Tópicos Especiais em Processos Criativos II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

CURSO: Artes Visuais

DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Processos Criativos I - PESQUISAS TRIDIMENSIONAIS: ARTISTAS E RUPTURAS

CÓDIGO: AP801

CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: 60

OFERECIMENTO: 2o semestre 2023

PRÉ-REQUISITO: Nenhum

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ivanir Cozeniosque Silva

Atualizado em
21/06/2023 15:10
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ivanir Cozeniosque Silva

Ementa (Catálogo da DAC)

O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas. Prevê como sua estrutura geral a ampliação dos conhecimentos da práxis artística bem como enriquecimento cultural.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

em branco

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • - Dar subsídios teóricos para o entendimento das principais mudanças da forma na escultura do século XX E XXI.

- Avançar o conhecimento sobre o instrumental técnico, os procedimentos e os conceitos da expressão artística tridimensional de modo a contextualizar a produção da escultura no tempo e espaço

- Introduzir nos processos de construção / desconstrução da forma escultórica, apropriação e o objeto artístico

-Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: relações entre materiais, forma, espaço da obra, arquitetura e ambiência.

-Entender a tradição do fazer artístico substituída por uma metodologia projetiva que vai além da tradiçao acadêmica.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- O aluno será avaliado segundo as normas do regimento interno e de acordo com a adequação, participação, qualidade e resolução das propostas do programa.

- Toda avaliação da disciplina está calcada na capacidade do aluno em articular as

propostas apresentadas o programa da disciplina

- Apresentação do seminário e realização das obras escultóricas

Seminário Peso 1 / as obras escultóricas Peso 2

Cronograma (Plano de Aula)

-Elementos investigativos da escultura: procedimentos tradicionais e procedimentos

híbridos

-Reconfigurações espaciais no tridimensional – limites e abordagens entre o Moderno e o Contemporâneo;

-Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: relações entre materiais, formas e processos na produção da obra

- Analisar propriedades intrínsecas dos materiais  e possibilidades de experimentações expressivas e espaciais.

  1. LUMINOTECA

- Forma e expressão: Construção de uma forma visando a estrutura e qualidades expressivas do material em relação com a luminosidade do ambiente, do material e circuitos elétricos. Ex.: opacidade, brilho, transparência e cor da luz.

- Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (chapas de metal, plásticos, papéis, vidro, espelho, acrílico, policarbonato, etc.) Referência pedagógica:  Moholly Nagy e Bruno Munari, Abrahan Palatinik

  1. 2- ESCULTURA/CORPO

- Pensar nas relações do corpo como suporte da obra, suas possibilidades e movimento e lugares de estruturação da obra e a escultura como objeto a ser pensado integrado ao corpo humano como extensão de si ou como lugar de uma outra forma que compõe uma relação de contiguidade, de integração, de unidade.

- Experimentar metais, E.V.A.  papéis, tecidos, parafina, folhas de fórmica, lona, plásticos, resinas, policarbonato, acrílico, vidro, madeira, arame, telas, tubos, resíduos industriais, descarte de embalagens, utensílios, móveis ... e ainda podendo agregar materiais tradicionais como argila, gesso e pedras .

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas teórico/práticas

- Discussão com participação dos alunos apoiadas em abordagens teóricas dando subsídios à escolha do seminário proposto sobre os escultores mais representativos do século XX e XXI.

- Orientação, assessoria e organização nas pesquisas práticas e teóricas

Observação (Plano de Aula)

A disicplina é eltiva e será oferecida na oficina de marcenaria e cerâmica.

Podem se matricular alunos de primeiro, segundo e terceiro ano.