Turma AP863 - Pedagogia e Didática de Artes Visuais II - Turma A
AP863 A
Pedagogia e Didática de Artes Visuais II
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
21/06/2023 15:14
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Proposta de Edgar Morin para a Educação do séc. XXI. A formação da identidade na pós-modernidade. A educação do sensível e as artes. Estratégias para a realização de projetos transdisciplinares e atividades específicas em Artes Visuais. Intervenções artísticas referentes aos assuntos anteriormente estudados.Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade no cotidiano educacional.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Proposta de Edgar Morin para a Educação do séc. XXI;
- A formação da identidade na pós-modernidade;
- A educação do sensível e as artes;
- Pedagogia do Oprimido e da Autonomia;
- Intervenções artísticas referentes aos assuntos anteriormente estudados;
- Elementos de avaliação em Arte: consensos e dissensos;
Bibliografia (Catálogo da DAC)
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos. Curitiba: Criar Edições, 2004.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas: Papirus, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&M Pocket, 2009.
HALL, Stuar. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Paraná: Pólo Editorial Paraná, 1997.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos, recriando a prática. 2.ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
SÃO PAULO. Secretaria Estadual de Educação. Orientações Curriculares e Didáticas de Artes para o Ensino Fundamental- Anos Iniciais. Org. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. São Paulo: SEE, 2014 (Versão Preliminar).
ZAGONEL, Bernadete (Org.).Avaliação da aprendizagem em arte. Curitiba: Ibpex, 2009.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Essa disciplina tem o objetivo de oferecer aos alunos subsídios para que possam compreender as propostas educacionais para o século XXI, a formação da identidade na pós-modernidade, a educação do sensível, a importância da arte como promotora da valorização cultural, o valor das atividades artísticas desenvolvidas em instituições não formais e em segmentos menos favorecidos da sociedade.
A disciplina tem o objetivo que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:
- Formar opinião crítica acerca do ensino da arte;
- Estabelecer um panorama de sociedade brasileira e aplicabilidade de atividades artísticas
- como promotoras de valorização pessoal, consciência política e educação do sensível;
- Ter ciência da importância da proposta educacional para o século XXI sugerida por Edgar
- Morin.
- Elaborar atividades relacionadas ao âmbito das artes que contemplem o sujeito global;
- Discutir com propriedade assuntos relacionados à realidade brasileira e de mundo e a
- importância das artes nessa realidade;
- Relacionar a teoria da formação da identidade com a realidade vivida.
- Compreender a importância da educação do sensível no processo humanizador da
- sociedade;
- Realizar propostas para integração e avaliação por meio da arte, aplicada aos diversos
- segmentos da sociedade.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Apresentações orais, escritas e poéticas sobre temas estudados em textos especializados.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, discussões em grupo, seminários.