Turma AP863 - Pedagogia e Didática de Artes Visuais II - Turma A

Código / Turma

AP863 A

Nome

Pedagogia e Didática de Artes Visuais II

Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento
Atualizado em
21/06/2023 15:14
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Selma Machado Simão

Ementa (Catálogo da DAC)

 Proposta de Edgar Morin para a Educação do séc. XXI.  A formação da identidade na pós-modernidade. A educação do sensível e as artes.  Estratégias para a realização de projetos transdisciplinares e atividades específicas em Artes Visuais.  Intervenções artísticas referentes aos assuntos anteriormente estudados.Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade no cotidiano educacional.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Proposta de Edgar Morin para a Educação do séc. XXI;

  • A formação da identidade na pós-modernidade;
  • A educação do sensível e as artes;
  • Pedagogia do Oprimido e da Autonomia;
  • Intervenções artísticas referentes aos assuntos anteriormente estudados;
  • Elementos de avaliação em Arte: consensos e dissensos;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos. Curitiba: Criar Edições, 2004.
DUARTE JÚNIOR, João Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas: Papirus, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&M Pocket, 2009.
HALL, Stuar. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Paraná: Pólo Editorial Paraná, 1997.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos, recriando a prática. 2.ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
SÃO PAULO. Secretaria Estadual de Educação. Orientações Curriculares e Didáticas de Artes para o Ensino Fundamental- Anos Iniciais. Org. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. São Paulo: SEE, 2014 (Versão Preliminar).
ZAGONEL, Bernadete (Org.).Avaliação da aprendizagem em arte. Curitiba: Ibpex, 2009.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Essa disciplina tem o objetivo de oferecer aos alunos subsídios para que possam compreender as propostas educacionais para o século XXI, a formação da identidade na pós-modernidade, a educação do sensível, a importância da arte como promotora da valorização cultural, o valor das atividades artísticas desenvolvidas em instituições não formais e em segmentos menos favorecidos da sociedade.
A disciplina tem o objetivo que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:

  • Formar opinião crítica acerca do ensino da arte;
  • Estabelecer um panorama de sociedade brasileira e aplicabilidade de atividades artísticas
  • como promotoras de valorização pessoal, consciência política e educação do sensível;
  • Ter ciência da importância da proposta educacional para o século XXI sugerida por Edgar
  • Morin.
  • Elaborar atividades relacionadas ao âmbito das artes que contemplem o sujeito global;
  • Discutir com propriedade assuntos relacionados à realidade brasileira e de mundo e a
  • importância das artes nessa realidade;
  • Relacionar a teoria da formação da identidade com a realidade vivida.
  • Compreender a importância da educação do sensível no processo humanizador da
  • sociedade;
  • Realizar propostas para integração e avaliação por meio da arte, aplicada aos diversos
  • segmentos da sociedade.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Apresentações orais, escritas e poéticas sobre temas estudados em textos especializados.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, discussões em grupo, seminários.

Observação (Plano de Aula)

em branco