Turma AP982 - Tópicos Especiais em Preservação e Restauro I: Análise de Experiências - Turma A
AP982 A
Tópicos Especiais em Preservação e Restauro I: Análise de Experiências
Google Meet, Google Classroom
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
21/06/2023 15:16
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
em brancoVetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Serão desenvolvidas análises de casos referenciais de experiências realizadas na área da preservação cultural, histórica e contemporaneamente, enfatizando artefatos artísticos visuais isolados, artes integradas, arquitetura e urbanismo. Os casos serão cotejados às principais teorias e referências conceituais e operativas da área da conservação, preservação e restauro, enquanto disciplina.
Atividades integradas de estúdio e campo, com visitas a sítios históricos, centros urbanos, edifícios, monumentos e espaços públicos. A disciplina valorizará o instrumental de representação como forma de aproximação, análise e registro, sistematizando e aprofundando o conhecimento de um repertório de exemplares emblemáticos do patrimônio arquitetônico e artístico de valor cultural.
Objetivo Geral:
Seu objetivo geral é “a formação de repertório de exemplares referenciais do patrimônio, visando estabelecer juízo crítico conceitual, metodológico e tecnológico, por meio de análise de casos cotejados com as referenciais conceituais e operativas da salvaguarda, ao estudo da problemática e atualidade da preservação patrimonial”, operando por meio da linguagem do desenho e do croqui, fomentando a aquisição e desenvolvimento dessa habilidade expressiva.
A disciplina objetiva, operando pelo desenho e croqui, a formação e o enriquecimento de repertório, fortalecendo a “visão de conjunto da atualidade da preservação, salvaguarda, conservação e restauro de bens culturais materiais e imateriais”, especialmente nas artes visuais e na arquitetura e urbanismo, ao mesmo tempo em que valoriza e enriquece o desenho como forma de pensamento e instrumento de conhecimento.
Aborda conceitos e operações, hoje em processo de ampliação, e enfatiza a vocação interdisciplinar dessas áreas de conhecimento e atividades. Referencia-se na historicidade da problemática e na atualidade da questão da preservação, conservação e intervenção em bens patrimoniais de interesse cultural, nos seus aspectos teóricos, cronológicos, tipológicos e geográficos, bem como apresenta o desenho e croqui como meios de expressão e formas de conhecimento para além da criação artística.
Pressuposto conceitual:
Trata-se de uma revisitação e resgate do desenho e croqui, enfatizando-o enquanto instrumento de aproximação e conhecimento cultural, numa época em que os instrumentos tecnológicos dominam a cena.
Hoje, torna-se necessário rediscutir e revalorizar os meios e processos tradicionais de aquisição e produção de conhecimento, quando a imagem e sua produção são preponderantes na cultura humana, mas a novidade e a velocidade de substituição se acentuam de forma exponencial: Revisitar as capacidades e habilidades de concentração, aprofundamento, sistematização, paciência, precisão do olhar, visão de conjunto e não fragmentada, quietude e crítica, síntese, dentre tantas outras, torna-se forma de resistência cultural e de inclusão de meios que intensificam a humanidade dos nossos procedimentos.
O croqui e o desenho são também instrumentos de formação de memória na acepção cultural mais ampla de patrimônio, e sempre como forma de relação afetiva e valoração de algo para recordar, algo que não pretendemos esquecer e com o que queremos nos relacionar. Recordar daquilo que julgamos importante, significa escolher, optar. E assim procedemos quando elaboramos croquis. Esses atributos e habilidades estão presentes no ato de elaboração do croqui e do desenho que vai além do simples registro gráfico e torna-se um processo de escolha e seleção, tal qual o ato de memorizar.
Além do instrumento de registro, que é por si só um meio de salvaguarda, essas habilidades tornam frequente e comum a utilização e a qualidade do croqui e do desenho por aqueles profissionais que se dedicam à área da preservação patrimonial.
O croqui e o desenho, realizado, por exemplo, como registro de viagem, nunca será um substituto ou uma cópia servil da realidade. As simples operações de destaque e exclusão daquilo que se observa e representa passa a caracterizar uma nova realidade, essa criada por quem observa e decide. Nela, as ausências não são, normalmente, notadas pelo observador, ou leitor. Percebemos a imagem do croqui como uma realidade em si mesma, coerente e completa. Isso porque são acrescidos à imagem uma série de significados adicionais que, por assim dizer, preenchem os vazios e reequilibram a imagem desenhada. Por mais concreta que venha a ser uma imagem assim representada, ela carregará um alto grau de subjetividade. Esta subjetividade, que se contrapõe à objetividade racional, está centrada na ação do sujeito que desenha por croqui. Embora não constituam o espaço real representado de maneira fac-similar, os croquis e desenhos funcionam como seu substituto, evocando-o para o leitor.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Critérios Gerais: Serão consideradas a assiduidade, participação em aula e interesse pelo aluno, bem como seu desempenho na compreensão e apreensão dos conteúdos desenvolvidos no curso.
Os exercícios aplicativos serão objeto de avaliação que, cotejados com o quesito acima, comporá a média final.
Todos os exercícios aplicativos de desenho e croquis serão realizados pelos alunos em um caderno próprio para formar um “sketch book”, que ao final do curso será entregue e avaliado, além da presença e participação nas aulas de estúdio e de campo.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Estratégias de aulas: Aulas expositivas com apoio de materiais visuais, bem como de leituras e discussões em sala de textos referenciais das áreas da preservação e do desenho. Será fornecida bibliografia complementar para aprofundar conhecimento.
Exercícios aplicativos: desenvolvidos por trabalhos aplicativos resultado de visitas “in sito” a dos exemplares arquitetônicos e artísticos, com variações de tipologias de uso, construtiva, estilística, etc., onde será feita explanação sobre esses artefatos em estudo e serão realizados pelos alunos as análises e registros gráficos desses exemplares, assistidos pelos professores e formando um “sketch book” temático.