Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Composição

Subtítulo

Escuta e Espaço Haptico

Cód. Disciplina - Turma

MS101 - A


Sala sala 04 do Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Silvio Ferraz Mello Filho

Critério de Avaliação

realização de seminário final com apresentação de pequeno "paper" relativo ao assunto do curso e sua relação com projetos de tese/dissertação dos alunos participantes.

Bibliografia

Buydens, Mireille (1990) Sahara, l’esthétique de Gilles Deleuze. Paris: J.Vrin. Criton, Pascal (2000). “A propósito de um curso do dia 20 de março de 1984: O ritornelo e o galope” . Alliez, Eric (org.) Gilles Deleuze uma vida filosófica. Rio: 34. Deleuze, G. (1981). Logique de la sensation. Paris: Ed. de la Différence. Deleuze, G. (1988) Péricles et Verdi . Paris: Minuit (trad. bras. Péricles e Verdi. Rio: Pazulin, 1999) Deleuze, G. e Guattari, F. (1975) Kafka, pour une litérature mineure Paris: Minuit (trad. bras. Kafka, por uma literatura menor. Rio: Imago, 1977) – (Kafka) Deleuze, G. e Guattari, F. (1980) Mille Plateaux. Paris: Minuit (trad. bras. Mil Platôs, 5 vols. Rio: 34, 1997-9) Deleuze, G. e Guattari, F. (1991) Qu’est-ce que la Philosophie? . Paris: Minuit (trad. bras. O que é a filosofia? Rio: 34. 1992) – (OQF?) Charles, Daniel (1998). Musique Nomade. Paris: Kimé. dos Santos, Fátima Carneiro (2002). Escutando Paisagens Sonoras: Uma escuta Nômade. São Paulo: Educ. Ferraz, Silvio (1998). Música e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: Educ. Klee, Paul (1953). Pedagogical Sketchbook. Londres: Faber and Faber.

Conteúdo

Embora Lógica da Sensação seja um livro dedicado à pintura, mais especificamente à pintura de Francis Bacon, não é difícil entrever o modo como Gilles Deleuze transita de uma arte para outra, da pintura para a música, do espaço visual ao sonoro, ao tátil, à noção de espaço, Neste livro assim como em outros momentos de sua obra faz-se presente a idéia da sensação em um espaço que não está limitado a um ou outro sentido, mas atravessado por demais sentidos: o espaço de percepção háptico apontado por Riegl e desenvolvido por Wörringer ainda no século XIX.

Metodologia

O curso terá por base a leitura do livro de Deleuze, e a apresentação da música que está por trás de conceitos forjados por Deleuze bem como relê-las a partir de tais conceitos em cruzamento com outros conceitos desenvolvidos em seu pensamento. Para tanto serão apresentados alguns das principais idéias e conceitos de seu pensamento em relação às idéias originais e sua presença na música de Edgard Varèse, Igor Stravinsky, Anton Webern, Alban Berg, Arnold Schoenberg, Pierre Boulez, Luciano Berio, John Cage, entre tantos outros compositores do século XX e de séculos anteriores. Conceitos estes que revelam não um pensamento crítico musical, mas uma escuta num espaço não mais restrito ao que é sonoro.

Observação