Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A
Nome
Seminários Avançados
Subtítulo
Cognição Musical
Cód. Disciplina - Turma
MS261 - A
Sala
Sala FE01 da FEEC/UNICAMP
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS261 - Seminários Avançados
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Critério de Avaliação
O critério de avaliação será composto de 4 "P"s:
- P1: Presença (número de faltas)
- P2: Participação (interesse e dedicação no decorrer da disciplina)
- P3: Trabalho de final de semestre (escrito)
- P4: Avaliação (escrita): auto-avaliação dos alunos e avaliação sobre a qualidade do curso
Nota final = (P1 + P2 + P3 + P4) / 4
Bibliografia
ELIOTT, D. J. Music Matters: a new Philosophy of music Education. Oxford: USA Trade, 2005.
FORNARI, José (Tuti): Percepção, Cognição e Afeto Musical. Capitulo do livro da Anppom: Título do Livro: Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar. ISBN:978-85-63046-01-7. 2010.
GOROW, R. Hearing and writing music: professional training for today’s musician. Gardena: September Publishing, 2006.
GALVÃO, A. Cognição, emoção e expertise musical. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 169-174, 2006.
HAROUTOUNIAN, J. Kindling the spark: recognizing and developing musical talent. New York: Oxford University Press, 2002.
HANSLICK, Eduard. (1854/1885) Vom Musikalisch-Schönen. Translated in 1891 by Gustav Cohen as: The Beautiful in Music. Indianapolis: Bobbs-Merrill Co., 1957.
HURON, D., Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. Cambridge, MA: The MIT Press (A Bradford Book),. 476 pp, 108 illus. ISBN 026208345―0. 2006.
ILARI, B. S. Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
ILARI, B. S. Mentes em Música. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
JOURDAIN, R. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva.
JUSLIN, P. N. ; SLOBODA, J. A. Music and emotion: theory and research. New York: Oxford University Press, 2001.
LEVITIN, Daniel. "This Is Your Brain On Music: The Science of a Human Obsession". New York: Dutton/Penguin. 2006.
LEMAN, A. C. ; SLOBODA, J. A. ; WOODY, R. H. Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007.
McPHERSON, G. Child as musician: a handbook of musical development. London: Oxford University Press.
PARNCUTT, R. ; McPHERSON, G. E. The science and Psychology of Music Performance. New York: Oxford University Press, 2002.
PERETZ, I.; ZATORRE, R. The cognitive neuroscience of music. New York: Oxford University Press, 2003.
RAMOS, D. ; BUENO, J. L. O. ; BIGAND, E. Manipulating Greek musical modes and tempo results in continuous changes in perceived musical emotion along arousal and valence dimensions. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 26, p.135-141, 2010.
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SLOBODA, J. A. A mente musical: a Psicologia Cognitiva da Música. (edição e tradução: B. S. Ilari). Curitiba: Editora UFPR, 1985.
_____________. Revista Cognição e Artes Musicais: uma revista interdisciplinar. Vol. 1, 2 e 3. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.
Conteúdo
A presente disciplina tem como objetivo a realização de um estudo introdutório sobre a ciência Cognição Musical. O conteúdo programático será organizado em quatro etapas:
Etapa 1 – Apresentação do curso ; Introdução à Cognição Musical: conceitos básicos da disciplina e um breve histórico sobre o seu desenvolvimento. Também serão ilustradas as principais linhas de pesquisa e os principais autores em Cognição Musical da atualidade ;
Etapa 2 - Aprendizagem musical: relações entre o papel da ciência na explicação das habilidades musicais; a Psicologia do desenvolvimento musical; o papel da motivação e da prática na vida do músico ;
Etapa 3 – As Habilidades Musicais: o regimento dos processos psicológicos envolvidos: (a) na expressão e na interpretação; (b) na leitura, na escuta e na memorização; (c) na composição e na improvisação; (d) na ansiedade durante a performance musical ; (e) no desencadeamento das emoções durante a escuta musical ;
Etapa 4 – O papel do intérprete, do professor e do ouvinte durante o engajamento em atividades musicais; o uso e as funções da música: implicações cognitivas ; discussões sobre o conteúdo do curso ; avaliação.
Metodologia
De forma geral, as aulas serão expositivo-reflexivas, ministradas, por meio do seguinte roteiro:
- Apreciação das tarefas dadas aos alunos na aula anterior (quando for o caso) ;
- Exposição do conteúdo da aula (pelo professor responsável) ;
- Discussão sobre o conteúdo da aula, por meio de um roteiro dirigido ;
- Dinâmica de grupo envolvendo reflexões e práticas sobre a contribuição do conteúdo da aula nos projetos de pesquisa dos alunos ;
- Exposição das tarefas para serem preparadas para a aula seguinte ;
Observação