Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo

Cognição Musical

Cód. Disciplina - Turma

MS261 - A


Sala Sala FE01 da FEEC/UNICAMP
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

HELENA JANK

Critério de Avaliação

O critério de avaliação será composto de 4 "P"s: - P1: Presença (número de faltas) - P2: Participação (interesse e dedicação no decorrer da disciplina) - P3: Trabalho de final de semestre (escrito) - P4: Avaliação (escrita): auto-avaliação dos alunos e avaliação sobre a qualidade do curso Nota final = (P1 + P2 + P3 + P4) / 4

Bibliografia

ELIOTT, D. J. Music Matters: a new Philosophy of music Education. Oxford: USA Trade, 2005. FORNARI, José (Tuti): Percepção, Cognição e Afeto Musical. Capitulo do livro da Anppom: Título do Livro: Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar. ISBN:978-85-63046-01-7. 2010. GOROW, R. Hearing and writing music: professional training for today’s musician. Gardena: September Publishing, 2006. GALVÃO, A. Cognição, emoção e expertise musical. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 169-174, 2006. HAROUTOUNIAN, J. Kindling the spark: recognizing and developing musical talent. New York: Oxford University Press, 2002. HANSLICK, Eduard. (1854/1885) Vom Musikalisch-Schönen. Translated in 1891 by Gustav Cohen as: The Beautiful in Music. Indianapolis: Bobbs-Merrill Co., 1957. HURON, D., Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. Cambridge, MA: The MIT Press (A Bradford Book),. 476 pp, 108 illus. ISBN 026208345―0. 2006. ILARI, B. S. Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. ILARI, B. S. Mentes em Música. Curitiba: Editora da UFPR, 2010. JOURDAIN, R. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva. JUSLIN, P. N. ; SLOBODA, J. A. Music and emotion: theory and research. New York: Oxford University Press, 2001. LEVITIN, Daniel. "This Is Your Brain On Music: The Science of a Human Obsession". New York: Dutton/Penguin. 2006. LEMAN, A. C. ; SLOBODA, J. A. ; WOODY, R. H. Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007. McPHERSON, G. Child as musician: a handbook of musical development. London: Oxford University Press. PARNCUTT, R. ; McPHERSON, G. E. The science and Psychology of Music Performance. New York: Oxford University Press, 2002. PERETZ, I.; ZATORRE, R. The cognitive neuroscience of music. New York: Oxford University Press, 2003. RAMOS, D. ; BUENO, J. L. O. ; BIGAND, E. Manipulating Greek musical modes and tempo results in continuous changes in perceived musical emotion along arousal and valence dimensions. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 26, p.135-141, 2010. RUSSELL, J. A.: A Circumplex Model of Affect. Journal of Personality and Social Psychology. 39, 1161-1178. 1980. SLOBODA, J. A. A mente musical: a Psicologia Cognitiva da Música. (edição e tradução: B. S. Ilari). Curitiba: Editora UFPR, 1985. _____________. Revista Cognição e Artes Musicais: uma revista interdisciplinar. Vol. 1, 2 e 3. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.

Conteúdo

A presente disciplina tem como objetivo a realização de um estudo introdutório sobre a ciência Cognição Musical. O conteúdo programático será organizado em quatro etapas: Etapa 1 – Apresentação do curso ; Introdução à Cognição Musical: conceitos básicos da disciplina e um breve histórico sobre o seu desenvolvimento. Também serão ilustradas as principais linhas de pesquisa e os principais autores em Cognição Musical da atualidade ; Etapa 2 - Aprendizagem musical: relações entre o papel da ciência na explicação das habilidades musicais; a Psicologia do desenvolvimento musical; o papel da motivação e da prática na vida do músico ; Etapa 3 – As Habilidades Musicais: o regimento dos processos psicológicos envolvidos: (a) na expressão e na interpretação; (b) na leitura, na escuta e na memorização; (c) na composição e na improvisação; (d) na ansiedade durante a performance musical ; (e) no desencadeamento das emoções durante a escuta musical ; Etapa 4 – O papel do intérprete, do professor e do ouvinte durante o engajamento em atividades musicais; o uso e as funções da música: implicações cognitivas ; discussões sobre o conteúdo do curso ; avaliação.

Metodologia

De forma geral, as aulas serão expositivo-reflexivas, ministradas, por meio do seguinte roteiro: - Apreciação das tarefas dadas aos alunos na aula anterior (quando for o caso) ; - Exposição do conteúdo da aula (pelo professor responsável) ; - Discussão sobre o conteúdo da aula, por meio de um roteiro dirigido ; - Dinâmica de grupo envolvendo reflexões e práticas sobre a contribuição do conteúdo da aula nos projetos de pesquisa dos alunos ; - Exposição das tarefas para serem preparadas para a aula seguinte ;

Observação