Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma D

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Performance e Improvisação na Música Popular

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - D


Sala sala 35 do Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Antonio Rafael Carvalho dos Santos

Critério de Avaliação

Preparo individual e coletivo para as aulas (textos para debates e repertório). Realização de no mínimo um ensaio extra durante a semana. Participação nos debates e nos comentários críticos. Desempenho na prova final, que será realizada em forma de apresentação.

Bibliografia

Aebersold, Jamey. RHYTHM CHANGES IN ALL KEYS. New Albany, IN: Jamey Aebersold, 1991, Vol. 47. Andrade, Edson Queiroz de e João Gabriel Marques Fonseca. ARTISTA- ATLETA: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO CORPO NA PERFORMANCE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS Per Musi – Revista de Performance Musical, Vol 2, 2000, pgs 118 a 128. Baker, David. Jazz Improvisation. California: Alfred Publishing Co. Brito, Brasil Rocha. Bossa Nova. Balanço da Bossa e outras bossas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1968, pgs. 17 a 41. Cançado, Tânia Mara Lopes. O “fator atrasado” na música brasileira: evolução, características e interpretação. UFMG: Per Musi – Revista de Performance Musical, Vol 2, 2000, pgs 5 a 14. Coker, Jerry. How to Practice Jazz. New Albany, IN: Jamey Aebersold, 1990. Crook, Hal. How to Improvise. Advance Music, 1991. Garcia, Walter. “Bim Bom” – a contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999. Goldemberg, Ricardo. Aspectos Multiculturais da Improvisação Musical. Unicamp, IA: Cadernos da Pós-Graduação, ano4 – Volume 4 – N-1 2000, pgs 114 a 119. Gridley, Mark C.. Jazz Styles. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1988. Haerle, Dan. Jazz Improvisation for Keyboard Players. Miami, FL: CPP Belwin, Inc., 1978. Haerle, Dan. Scales for Jazz Improvisation. Miami: CPP Belwin, Inc., 1975. Haerle, Dan. The Jazz Language. Miami, FL: CPP Belwin, Inc., 1980. Kenny, Barry J. e Martin Gellrich. Improvisation. In:"The Science & Psychology of Music Performance", Richard Parncutt e Gary E. McPherson, org. New York: Oxford University Press, 2002, pp. 117 a 134. Kuzmich Jr, John e Lee Bash. Improvisation Instruction. Miami, FL: CPP/Belwin, Inc., 1992. Levine, Mark. The Jazz Piano Book. Petaluma, CA: Sher Music Co., 1989. Levine, Mark. The Jazz Theory Book. Petaluma, CA: Sher Music Co., 1995. Napolitano, Marcos. História & Música – História cultural da música popular. Belo Horizonte; Autêntica, 2002. Sandroni, Clara. 260 Dicas para o cantor popular. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1998.

Conteúdo

Discussão e aplicação de conceitos e técnicas relacionadas com a performance e a improvisação na Música Popular, com ênfase na música brasileira.

Metodologia

Formação de grupos com seção rítmica e solistas com os integrantes da turma. Estudo, memorização e execução de peças de diferentes estilos e formas. Leitura e debate de textos relacionados ao assunto. Exercícios de apreciação musical visando a crítica, falada e escrita, sobre aspectos objetivos e subjetivos relacionados a uma performance que envolva improvisação.

Observação

Para cursar esta disciplina é importante que o estudante já tenha experiência com performance e improvisação na música popular.