Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma D
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
Performance e Improvisação na Música Popular
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - D
Sala
sala 35 do Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Antonio Rafael Carvalho dos Santos
Critério de Avaliação
Preparo individual e coletivo para as aulas (textos para debates e repertório).
Realização de no mínimo um ensaio extra durante a semana.
Participação nos debates e nos comentários críticos.
Desempenho na prova final, que será realizada em forma de apresentação.
Bibliografia
Aebersold, Jamey. RHYTHM CHANGES IN ALL KEYS. New Albany, IN: Jamey Aebersold, 1991, Vol. 47.
Andrade, Edson Queiroz de e João Gabriel Marques Fonseca. ARTISTA-
ATLETA: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO CORPO NA PERFORMANCE DOS INSTRUMENTOS DE CORDAS Per Musi – Revista de Performance Musical, Vol 2, 2000, pgs 118 a 128.
Baker, David. Jazz Improvisation. California: Alfred
Publishing Co.
Brito, Brasil Rocha. Bossa Nova. Balanço da Bossa e outras bossas. São
Paulo: Editora Perspectiva, 1968, pgs. 17 a 41.
Cançado, Tânia Mara Lopes. O “fator atrasado” na música brasileira: evolução, características e interpretação. UFMG: Per Musi – Revista de Performance Musical, Vol 2, 2000, pgs 5 a 14.
Coker, Jerry. How to Practice Jazz. New Albany, IN: Jamey Aebersold, 1990.
Crook, Hal. How to Improvise. Advance Music, 1991.
Garcia, Walter. “Bim Bom” – a contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
Goldemberg, Ricardo. Aspectos Multiculturais da Improvisação Musical. Unicamp, IA: Cadernos da Pós-Graduação, ano4 – Volume 4 – N-1 2000, pgs 114 a 119.
Gridley, Mark C.. Jazz Styles. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1988.
Haerle, Dan. Jazz Improvisation for Keyboard Players. Miami, FL: CPP Belwin, Inc., 1978.
Haerle, Dan. Scales for Jazz Improvisation. Miami: CPP Belwin, Inc., 1975.
Haerle, Dan. The Jazz Language. Miami, FL: CPP Belwin, Inc., 1980.
Kenny, Barry J. e Martin Gellrich. Improvisation. In:"The Science & Psychology of Music Performance", Richard Parncutt e Gary E. McPherson, org. New York: Oxford University Press, 2002, pp. 117 a 134.
Kuzmich Jr, John e Lee Bash. Improvisation Instruction. Miami, FL: CPP/Belwin, Inc., 1992.
Levine, Mark. The Jazz Piano Book. Petaluma, CA: Sher Music Co., 1989.
Levine, Mark. The Jazz Theory Book. Petaluma, CA: Sher Music Co., 1995.
Napolitano, Marcos. História & Música – História cultural da música popular. Belo Horizonte; Autêntica, 2002.
Sandroni, Clara. 260 Dicas para o cantor popular. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1998.
Conteúdo
Discussão e aplicação de conceitos e técnicas relacionadas com a performance e a improvisação na Música Popular, com ênfase na música brasileira.
Metodologia
Formação de grupos com seção rítmica e solistas com os integrantes da turma.
Estudo, memorização e execução de peças de diferentes estilos e formas. Leitura e debate de textos relacionados ao assunto. Exercícios de apreciação musical visando a crítica, falada e escrita, sobre aspectos objetivos e subjetivos relacionados a uma performance que envolva improvisação.
Observação
Para cursar esta disciplina é importante que o estudante já tenha experiência com performance e improvisação na música popular.