Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Antropologia do som

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - C


Sala sala 03 do Departamento de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Critério de Avaliação

Serão considerados participação em aula, seminários e um trabalho final.

Bibliografia

ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. Rio de Janeiro: Globo, 1950. ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1928. _____________ As danças dramáticas do Brasil in Boletin Latino-Americano de Música n º VI, 1946. Appadurai, Arjun. Modernity at large: Cultural dimensions of globalization. Minneapolis and London: University of Minnesota Press, 1996. ARAÚJO, Samuel. Em busca da inocência perdida? Oralidade e Tradição e Música no Novo Milênio. In: TUGNY, Rosângela; QUEIROZ, Ruben (Org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 59-70 ASKEW, Kelly M. Performing the Nation: Swahili music and cultural politics in Tanzania. Chicago and London: University of Chicago Press, 2002. BAUMAN, Richard. Folklore. In ___ (ed.). Folklore, cultural performances, and popular entertainments: a communications-centered handbook. New York: Oxford University Press, 1992. _________, Richard. Verbal Art as Performance. Prospect Heights, III Waveland Press, 1977. BAUMAN, Z. “Uma introdução, ou bem-vindo à esquiva comunidade" e “Duas fontes de comunitarismo”. IN: Comunidade. A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003, pp. 7-11 e 56-68. BECKER, Judith, Deep Listeners: Music, Emotion and Trancing. Bloomington: Indiana University Press, 2004. BITHEL, Caroline, ed. The Past in Music. Special Issue of Ethnomusicology Forum, 15.1, 1006. BLACKING, John. Expressing Human Experience though Music. In Music, Culture and Experience. Chicago: Chicago University Press, 1995 [1969]. ___________ Movement, Dance, Music and the Venda girls’ initiation cycle. In P Spence, ed., Society and the Dance. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. ___________Reflections on effectiveness of Symbols. In Music, Culture and Experience. Chicago: Chicago University Press, 1995 [1985]. ___________,ed. The Anthropology of the Body. New York: Academic Press. 1977. ___________ Venda Children's Songs: A Study in Ethnomusicological Analysis. Johannesburg: Witwatersrand University Press, 1967. BOHLMAN, Philip Representation and Cultural Critics on Ethnomusicology In Comparative musicology and anthropology of music, edited by B Nettl and P. Bohlman. Chicago: Chicago University Press, 1991. BORGES, Célia Maia . Escravos e Libertos nas Irmandades do Rosário: devoção e solidariedade - Minas Gerais - séculos XVIII e XIX. 1. ed. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005 CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003. CAVALCANTI, M. L. V. de C. Tema e variante do mito: sobre a morte e ressurreição do Boi. Mana (Rio de Janeiro). Rio de janeiro, v. 12, número 1, 2006. Clayton, Martin, ed. Music and Meaning. Special issue of British Journal of Ethnomusicology, 10 (1), 2001. COOLEY, Timothy J. Folk festival as Modern Ritual in Polish Tatra Mountains. In Ethnomusicology: a contemporary Reader, ed. Jennifer Port. New York: Routleged, 2006. ________ Casting Shadows in the field: an introduction. In Thimoty Cooley and Gregory Barz, eds., Shadows in the fields: new perspectives for fieldwork in ethnomusicology. Oxford: Oxford University Press, 1997. CONNERTON, Paul, How Societies Remember. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. CSORDAS, Thomas J. Embodiment and Experience: The Existential Ground of Culture and Self. Cambridge : Cambridge University Press, 1994. DANIEL, Yvonne Dancing wisdom: embodied knowledge in Haitian Vodou, Cuban Yoruba, and Bahian Candomblé. University of Illinois Press, 2005. DENORA, Tia. Music in Everyday Life. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. FELD, Steven. Sound and Sentiment: birds, weeping, poetics, and song in Kaluli expression, 2nd ed. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1990/1982 HALL, Stuart A Questão da Identificação Cultural, Textos Didáticos, IFCH – UNICAMP, 1995. _________ Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. _________ed. Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage, 1997. HOBSBAWM, Eric. Introdução: A Invenção das Tradições. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Org.). A invenção das tradições. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006 HOLTON, Kimberly C. Performing Folklore: Ranchos Folclóricos from Lisbon to Newark. Indiana University Press, 2005. IKEDA, Alberto. Manifestações tradicionais: rituais, artes, ancestralidade... In: Prêmio Cultura Viva. São Paulo: CENPEC, 2007. p. 50-54. ORTIZ, Renato. Cultura popular: Românticos e folcloristas. São Paulo, PUC-SP, 1985. KAPCHAN, Deborah A. Performance. In B Feintuch ed., Eight Words for the study of Expressive Cultures. Urbana: University of Illinois Press, 2003. KEIL, Charles; Feld, Steven. Music grooves: Essays and dialogues. Chicago/London: University of Chicago, 1994. LUCAS, G. . Os Sons do Rosário: o Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002 MENEZES BASTOS, R. J. de . A Musicologica Kamayura: Para Uma Antropologia da Comunicacao No Alto-Xingu. BRASILIA - DF: FUNDACAO NACIONAL DO INDIO, 1978. NATIEZ, Jean-Jacques. Music and Discourse: Toward a Semiology of Music. Princeton: Princeton University Press,1990. NETTL, Bruno The Study of Ethnomusicology: Thirdy Issues and Concepts. Urbana: University of Illinois Press, 2005/1983. POLAK, Rainer. A musical Instrument travels the world: Jenbe playing in Bamako, West Africa, and beyond. In Ethnomusicology: a contemporary Reader, ed. Jennifer Port. New York: Routleged, 2006. REILY, Suzel. Folk Music, Art Music, Popular Music: what do this categories mean today? BFE Roundtable, Newcastle, 2006. ___________ Voices of the Magi. Chicago: University of Chicago Press, 2002. ROMERO, Raul R. Debating the Past: Music, Memory, and Identity in the Andes. Oxford: Oxford University Press, 2005. ROSEMAN, Marina. Healing Sounds from the Malaysian Rainforest: Temiar Music and Medicine. Los Angeles, Berkeley, Oxford: University of California Press, 1991. ROUGET, Gilbert Music And Trance: A theory of the Relations between Music and Possession. Chicago: University of Chicago Press, 1985. SACKS, Oliver, Musicofilia: Histórias Sobre a Música e o Cérebro, Lisboa, Relógio d' Água, 2008. SAGER, Rebecca. Creating a Musical Space for Experiencing the Other-Self Within. In S Reily ed., The Musical Human: Rethinking John Blacking’s Ethnomusicology in the Twenty-First Century. Aldershot: Ashgate, 2006. SEEGER, Anthony. Why Suya Sing. A musical Anthropology of an Amazonian People. Urbana Illinois: University of Illinois Press, 2004/1987. ___________. Ethnography of music. In Ethnomusicology: an introduction, edited by Helen Myers. London, MacMillan, 1993. SCHAFER, R. Murray The soundscape: our sonic environment and the turning of the world. Rochester, Vermont: Destiny Books, 1994/1997. SCHECHNER, Richard Performance studies : an introduction. 2nd ed. New York: Routledge, 2006. ___________ Performance Theory. Routledge: London/New York [1977] 1988. SHEPHERD, John. Music as Social Text. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. STASI, Carlos. World Music e percussão: primitivismo nos “Brasis” de sempre. ARTEunesp, São Paulo, v. 16, p. 173-184, 2003/2004 STEIN, Stanley J. (Org.) ; PACHECO, G. B. F. (Org.) ; LARA, S. H. (Org.) ; ABREU, Martha (Org.) ; SLENES, Robert Wayne Andrew (Org.) . Memória do Jongo. As gravações históricas de Stanley J. Stein. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2008. THOMAS, Helen. The Body, Dance, and Cultural Theory. New York: Palgrave Macmillan, 2003. TRAVASSOS, Elizabeth. Música folclórica e movimentos culturais, Debates.Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, 6. Rio de Janeiro: CLA/UNI-RIO, 2002a, pp.89-113. ____________ John Blacking ou uma humanidade sonora e saudavelmente organizada. Cadernos de Campo (USP), v. 16, p. 191-200, 2007. ____________ Balanço da Etnomusicologia no Brasil. Opus, Campinas, v. 9, p. 66-77, 2003. _____________ Mário de Andrade e o paradoxo do colecionador de música popular. Revista de Cultura Brasileira, Madrid, v. 1, p. 279-297, 1998. _____________ Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bartók. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. v. 1. 220 p. TURINO, Thomas. Moving away from silence. Chicago: University of Chicago Press, 1993. TURNER, Victor. The Ritual Process. Harmondswoth: Penguin Books, 1974. ULHÔA, M. T. (Org.) ; OCHOA, A. M. (Org.) . Música Popular na América Latina: pontos de escuta. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2005. WEISS, Gail. Perspectives on Embodiment: The Intersections of Nature and Culture, edited by G. Weiss and H. F. Haber. New York: Routledge. 1999. WIDDES, Richard.. Historical Ethnomusicology. In Helen Myers, ed., Ethnomusicology: An Introduction. London: MacMillan,1992. WULFF, Helena.. Experiencing the Ballet Body: Pleasure, Pain, Power. In S Reily ed., The Musical Human: Rethinking Jonh Blacking’s Ethnomusicology in the Twenty-First Century. Aldershot: Ashgate, 2006.

Conteúdo

Conteúdo Programático Ao longo deste curso deverão ser abordados semanalmente os seguintes temas: 1. ‘Ser ou não ser etnomusicólogo’ 1.1 Representações musicais: a aventura etnomusicológica 1.2 Música e pesquisa participativa 1.3 A transcrição como metonímia da escuta 2.Para além da dimensão sônica 2.1 Música e significado 2.2 Etnografias do Som 3. Música Participativa 3.1 Música, Ritual e Performance 3.2 Transe e Transcendência 3.3 Etnomusicologia ‘medicinal’ – música, cura e cultura 4. Legados Musicais 4.1 Corpo, Corporalidade, Incorporação da Música 4.2 Memórias e abordagens históricas em etnomusicologia 4.3 Música como Patrimônio Imaterial 5. Local, Nacional e Global 5.1 A Performance da Nação 5.2 Etnomusicologia do ‘Glocal’ 5.3 Etnomusicologia no Brasil 6. ‘A vida enquanto performance’ 6.1 Música no dia-a-dia 6.2 Música como comportamento social

Metodologia

A proposta deste curso é constituir um fórum de debates, no qual estão previstas discussões conceituais por meio de aulas expositivas e seminários. Pesquisas em andamento dos alunos participantes deverão ser contempladas neste sentido. O curso deverá contar, sempre que possível, com material complementar, tanto áudio-visual, quanto na forma de palestras e entrevistas com convidados externos.

Observação

A etnomusicóloga Érica Giesbrecht será responsável pelo desenvolvimento do curso.