Turma AV203 - Laboratório III - Turma A
Nome
Laboratório III
Subtítulo
Poéticas fotográficas: experiência e criação
Cód. Disciplina - Turma
AV203 - A
Sala
Sala de Reuniões do Depto. Multimeios
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV203 - Laboratório III
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
45
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 12/03/2014.
Docentes
Fernando Cury De Tacca
Critério de Avaliação
Participação
Produção artística
Bibliografia
Bibliografia Básica
BARTHES, Roland. A Camara Clara, Nova Fronteira, R.J., 1984.
BATCHEN, Geogfrey. Arder en deseos : la concepción de la fotografía. Gustavo Gilli : Barcelona, 2004.
BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens. Campinas: Papirus, 1997.
CHIARELLI, Domingos Tadeu. “A Fotografia Contaminada” e “Identidade e não identidade: a fotografia brasileira hoje”, in Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Editora Lemos Editorial, 1999.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico, Campinas:Papirus, 1993.
FERNANDES FILHO, Rubens. Processos de criação na fotografia, in Revista Facom, no. 16, 2006, disponível em:
http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_16/rubens.pdf
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta - Ensaios para uma futura filosofia da fotografia, São Paulo: Hucitec,1985.
FONTCUBERTA, Jóan. El Artista y la Fotografía, Actar: Barcelona, 1995 (catálogo da exposição).
_______ Herbarium, Gustavo Gili:Barcelona, 1984.
_______ Fauna Secreta, Museo Nacional de Ciencias Naturales: Madrid, 1989.
_______ El Beso de Judas: Fotografia y Verdad, Gustavo Gili, Barcelona, 1997.
_______ Ciencia y Fricción: Fotografia, naturaleza, artifício. Mestizo: Murcia, 1998.
_______ Estética Fotográfica, Gustavo Gili; Barcelona, 2010 (primeira edição em 2003).
_______ La Cámara de Pandora – La Fotografía después de la Fotografía, Gustavo Gili: Barcelona, 2010.
_______ El libro de las maravillas, Institut de Cultura/Ajuntament de Barcelona, 2008 (catálogo da exposição).
GOLDBERG Vicki, The Power of photography - How photographs changed our lives, New York:Abbevile Press, 1991.
GREEN, David (org.). Qué ha sido de la fotografía? Gustavo Gilli: Barcelona, 2007.
GRIMP, Douglas. A atividade fotográfica do pós-modernismo, in Revista Arte&Ensaios nº 11, 2004.
KRAUSS, Rosalind E. El inconsciente optico, Madrid: Tecnos, 1997.
_______ O fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2002.
TACCA, Fernando C. Fotografia. Intertextualidades e Hibridismos, in Discursos Fotográficos, UEL, Londrina, v.3, n.3. Disponível em:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/viewArticle/1496
______ Imagem fotográfica: aparelho, representação e significação, Revista Brasileira de Psicologia Social, Psicologia & Sociedade., set./dez. 2005, vol.17, no.3, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822005000300002&lng=pt&nrm=iso
______ Olho Mágico, in Revista Pro-Posições: Dossiê: Entre imagens e textos. Disponível em: http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/edicoes/texto323.html
PAREYSON, Luigi. Estética:Teoria da Formatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1993
Conteúdo
Ementa Específica
Debater obras e autores referenciais dentro do campo expandido do fotográfico através dos processos de hibridismos e intertextualidades com outros meios e linguagens na arte contemporânea. Perpassar obras dentro dos seguintes campos: artes visuais, cinema, literatura, HQ, narrativas, Internet e multimídia. Discussão contínua dos projetos individuais de criação e realização. Projeto de apresentação pública.
Tópicos:
- História da fotografia: marcos referenciais;
- Obras e autores (fotógrafos-artistas/artistas-fotógrafos referenciais);
- Questões conceituais: textos escolhidos para discussão;
- Curadoria e o autor;
- Processos criativos em fotografia;
Metodologia
Aulas expositivas e seminários.
Observação