Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Canção popular brasileira e comportamento vocal: história e procedimentos para análise

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - A


Sala 05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Critério de Avaliação

Preparo e atuação do aluno em aula; Realização dos trabalhos propostos; Frequência; Entrega do trabalho final;

Bibliografia

BARROS, Diana Luz P. de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: FFLCH/USP, 2002. _______. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2008. BARTHES, Roland. A escuta. In:_______. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. cap. 2, p. 217-235. _______.O grão da voz. In:_______. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. cap. 2, p.237-245. _______.A música, a voz, a língua. In:_______. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. cap. 2, p. 247-252. DINIZ, Maria Lúcia Vissotto Paiva. Práxis enunciativa no telejornal: tensividade em notícia. Estudos Semióticos, São Paulo, n. 2, 2006. Disponível em http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe2/2006-eSSe2-M.L.V.P.DINIZ.pdf. MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira: um estudo sobre a Vanguarda Paulista. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. _____________ Da intenção ao gesto interpretativo – análise semiótica do canto popular brasileiro. Tese apresentada ao Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, para obtenção do título de Doutor em Letras. São Paulo, 2012 MAMMI, Lorenzo; NESTROVSKI, Arthur; TATIT, Luiz. Três canções de Tom Jobim. São Paulo: Cosac Naify, 2004. MATOS, Claudia N.; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda T. Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras/Faperj, 2008. NESTROVSKI, Arthur (Org.). Lendo música: 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007. TATIT, Luiz. A canção:eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986. _______. Semiótica da canção:melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994. _______. O cancionista:composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 1995. ________. O século da canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. TATIT, Luiz; LOPES, Ivan C. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008. ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000. _______.Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005. ________Introdução à poesia oral. Belo Horizonte. Editora da UFMG, 2010

Conteúdo

O século XX, também chamado o Século da Canção, testemunhou a criação e consolidação do gênero canção popular brasileira. Da mesma forma, constituíram-se algumas maneiras de cantar essa canção que foram passando de geração à geração pelos processos da escuta, da imitação e também do desejo de superação e criação, por parte dos intérpretes, de uma nova marca identitária vocal. Partindo de princípios estabelecidos pela Semiótica da Canção, prática descritiva desenvolvida por Luiz Tatit, e das abordagens por mim desenvolvidas sobre os Níveis da Voz e as Qualidades Emotivas, realizaremos um estudo sistemático das vozes que constituíram, ao longo do século XX, uma tradição vocal dentro do universo da canção popular midiatizada.

Metodologia

Partindo de processos de escuta, será desenvolvida uma abordagem analítica seguindo determinados procedimentos que permitam observar as características vocais dos intérpretes mais representativos da história da canção popular brasileira no século XX.

Observação