Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Brasil Moderno: os movimentos musicais dos anos 20 aos anos 60 em São Paulo e Rio de Janeiro

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala Sala 03 no Depto de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Denise Hortencia Lopes Garcia

Critério de Avaliação

De acordo com as reflexões do grupo sobre os conteúdos, o trabalho final da disciplina será a pesquisa que cada aluno deverá desenvolver em torno de sua formação e experiência musical, buscando o histórico das escolas de música nas quais se formou e traçando a ligação das mesmas com o contexto sócio-cultural estudado.

Bibliografia

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Conteúdo

A disciplina deve ser direcionada para leitura e discussão de bibliografia essencial para compreender quatro momentos do movimento musical do século XX: a Semana de 22 e o modernismo paulista, o movimento Música Viva, o nacionalismo e o movimento Música Nova. Serão lidos e discutidos textos de Mario de Andrade, Sergio Miceli, Nicolau Sevcenko, José Miguel Wisnik, Elisabeth Travassos, Carlos Kater, João Marcos Coelho, Gilberto Mendes, Arnaldo Contier, José Maria Neves, Teresinha Prada Soares e mais teses de vários autores disponibilizadas nas bibliotecas digitais das universidades paulistas. Juntamente com as leituras e discussões serão abordadas obras musicais de compositores representativos desses movimentos: Villa-Lobos, Koellreuter, Claudio Santoro, Guerra-Peixe, Eunice Catunda, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira, Rogério Duprat.

Metodologia

Os principais tópicos da disciplina serão tratados separadamente, sendo que a classe será dividida em grupos que se ocuparão da bibliografia de cada período por autor. Essas diferentes leituras, que apresentam pontos de vistas divergentes e também complementares serão apresentadas, confrontadas e discutidas nas aulas. Não se trata de apresentação de seminários, mas todos os alunos terão leituras semanais de acordo com a divisão por autores. Cronograma temático prevê a divisão em 4 tópicos: Modernismo- anos 20 (março), Música Viva – anos 40 (abril) Nacionalismo – anos 50 (maio) Música Nova – anos 60 (junho)

Observação