Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma A

Nome

Seminários Avançados

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS261 - A


Sala Sala 01 do Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS261 - Seminários Avançados
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Hermilson Garcia do Nascimento

Critério de Avaliação

Participação nas discussões; trabalho escrito (e prático, quando for o caso) definido a partir dos temas/abordagens a serem delineados.

Bibliografia

AGAWU, V. Kofi. Ambiguity in tonal music: a preliminary study. In: POPLE, Anthony. Theory, analysis, and meaning in music. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p. 86‐107. CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional e o Popular na Canção de Protesto (os anos 60). Revista Brasileira de História. 1998, vol. 18, no. 35, pp. 13-52. COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre ideias e formas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. FREITAS, Sérgio P. R. Que acorde ponho aqui? : harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular. Tese de Doutorado. Música. Instituto de Artes, UNICAMP, 2011. LIMA, Sônia Albano de. Performance, Prática e Interpretação Musical - significado e abrangências. In. Performance e Interpretação Musical: uma Prática Interdisciplinar. São Paulo: Musa, 2006. MAMMI, Lorenzo. João Gilberto e o projeto utópico da bossa nova. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, n. 34, p. 63-70, nov. 1992. NASCIMENTO, H. G. Campo polifônico: modulando sem deixar o Tom. In: SEIXAS, Jacy, CERASOLI, Josianne. UFU, ano 30 – tropeçando universos (artes, humanidades, ciências). Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 71-89. PIEDADE, A. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.103-112. TAGG, Philip. Analysing popular music: theory, method and practice. In: Popular Music, v. 2, p. 37-65, 1982. TAGG, Philip. Text and Context as co-requisites in the popular analysis of music. Conference on Musical Text and Context, Cremona, 2002. TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e cultura brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. WISNIK, José Miguel. Entre o Erudito e o Popular. In: SCHWARTZ, Jorge. Da Antropofagia a Brasília: Brasil 1920-1950. São Paulo: FAAP e Cosac Naif Edições, 2002. BIBLIOGRAFIA A SER AJUSTADA (acréscimos, supressões, negociações)

Conteúdo

A Música Popular em Sua Escuta Polifônica Temas e objetos da Pesquisa em Música Popular refletidos em suas abordagens teóricas e práticas a partir da noção do que seja uma Escuta Polifônica, que envolve os domínios do contexto, autor, texto e leitor (a escuta, propriamente), tratadas pelo amplo viés da significação. Tópicos específicos de discussão a serem selecionados em função das demandas dos alunos da turma.

Metodologia

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos de referência, reflexão acerca da pesquisa em curso.

Observação