Turma AV011 - Tópicos Especiais: Cor - linguagem e informação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais: Cor - linguagem e informação

Subtítulo

A poética da cor

Cód. Disciplina - Turma

AV011 - A


Sala Sala AP 07 do Depto. de Artes Plásticas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV011 - Tópicos Especiais: Cor - linguagem e informação
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Anna Paula Silva Gouveia

Lúcia Eustáchio Fonseca Ribeiro

Critério de Avaliação

Participação nas dinâmicas de aula. Apresentação de seminário individual, relacionando os assuntos estudados na disciplina e o tema da pesquisa de mestrado ou doutorado. Elaboração de texto, em formato de ensaio ou artigo (3000 a 5000 palavras), detalhando a temática tratada no seminário. O texto deve seguir normas acadêmicas, com bibliografia e legendas referenciadas e numeradas.

Bibliografia

ALBERS, Josef. La interacción del color. Madrid: Alianza, 1989. BARROS, Lilian R. M.. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2006. FROVA, Andrea. Luce, colore, visione. Roma: Riuniti, 1984. GAGE, John. Colour and Culture. Practice and Meaning from Antiquity to Abstraction. Thames and Hudson, 1999. GAGE, John. Colour and Meaning. Art, Science and Symbolism. London: Thames and Hudson, 2001. GUIMARÃES, Luciano. A cor como Informação. A construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000. HELLER, Eva. Psicología del color. Cómo actúan los colores sobre los sentimeientos y la razón. Barcelona: Gustavo Gili, 2007. KÜPPERS, Harald. Fundamentos de la Teoría de los colores. México: Gustavo Gili, 2005. LIVINGSTONE, Margaret. Vision and art: the biology of seeing. New York: Harry N. Abrams, Inc., 2002. MAHNKE, Frank H. Color, Enviroment, & Human Response. New York: Van Nostrand Reinhold, 1996.

Conteúdo

Física da cor - O espectro electromagnético e o espectro ótico; Cor - luz e Cor - pigmento: Síntese Aditiva e Mistura Subtrativa. A percepção da cor: cones e bastonetes. A construção neurológica da imagem: o cérebro e as cores. Círculo cromático: Cores primárias e secundárias. Cores análogas e complementares. As 3 dimensões do Tom: matiz (M), claridade ( C) e saturação (S); Escalas cromáticas e acromáticas. Sistemas de cores ( Ostwald, Munsell, Hickethier, CIE); Aplicações em artes gráficas - escalas de cores em impressão. Colorímetro e espectrofotômetro. Curva espectrofotométrica. Linguagem e Dinâmica das cores: harmonia e contraste. Relação tonal: percepção dos matizes, limiares diferenciais na comunicação e legibilidade. A cor enquanto linguagem do projeto gráfico, plástico e arquitetônico. Cor e espaço. Cor e cultura. Simbologia da cor.

Metodologia

Teorização: aulas expositivas, leituras dirigidas e debates. Exercícios práticos - análise cromática. Palestras de professores convidados. Seminários: discussão e indagação teórica sobre as relações entre os assuntos abordados na disciplina e o objeto de estudo descrito no plano de pesquisa discente.

Observação

Esta disciplina visa discutir o objeto de estudo do plano de pesquisa discente, em andamento ou aquele a ser entregue para seleção de pós-graduação, portanto, este deve estar relacionado com a problemática da cor enquanto construção e representação de imagens materiais analógicas ou digitais, gráficas, plásticas ou ambientais. Objetiva-se precisar por meio de exercícios práticos, aulas teóricas e seminários os parâmetros de estudo, justificativas e, por conseguinte os objetivos da pesquisa relacionados à temática cor. Bibliografia complementar será indicada no decorrer do curso de acordo com a abordagem de pesquisa de cada aluno.