Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Aprendizagem musical e desenvolvimento infantil

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - A


Sala Sala 04 do Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos; b) apresentação de seminário e; c) trabalho final escrito em forma de artigo.

Bibliografia

ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984. BROPHY, T. Assessing the developing child musician: a guide for general music teachers. Chicago: GIA Publications, 2000. GARDNER, H. Estruturas da mente- a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes médicas, 1994. ILARI, Beatriz S. (Org.). Em busca da mente musical:ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. SLOBODA, John A. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008. SLOBODA, J.; LEHMANN, A.; WOODY, R. Psychology for musicians: Understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007. SWANWICK, K. Music, mind and education. New York: Routledge, 1988. SWANWICK, K. Musical knowledge: intuition, analysis and music education. New York: Routledge, 1994.

Conteúdo

Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos e aplicações ao ensino musical à luz de textos de Keith Swanwick e John Sloboda.

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas em forma de exposição interativa e os alunos deverão vir preparados para a discussão em sala de aula a partir de textos previamente indicados.

Observação